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"Tempos Heróicos" de Jakzam Kaiser / Ed. Letras Brasileiras
Quando, insone, li/devorei "Tempos Heróicos", prima-obra do autor, fui tomado pelo compulsivo impulso de tecer um incensado encômio. Mais, na verdade, menos - recorrendo à inversão copernicana, epitomar pura e simplesmente tratar-se de obra-prima, por não ter o que nele pôr ou dele tirar, que é como defino tais obras (perto dele, eu, aprendiz de escritor, me vi em enxurrada juvenil rabiscando diários).
Posto, porém, ser Kaiser, além de escritor, também editor da Letras Brasileiras, e estarmos na ocasião em "adiantado estado de entendimentos" com vistas à republicação de meus romances - "Adeus Grécia!", "Melissa" e "Claudinha no Ano da Loucura" (esgotados, mas não reeditados) -, pudores e pruridos me fizeram sentir moralmente impedido para assim proceder - pareceria deplorável jogo de cartas marcadas e abominável puxa-saquismo.
Entretanto...
...nada impedia, contornando, eu dar publicidade a justos comentários de terceiros, ainda mais quando mais e melhor qualificados e credenciados. Foi assim, então, que recentemente reproduzi aqui a... "orelha" do indiscutível Eliziário Goulart Rocha, autor do delicado e daí delicioso "Silêncio no Bordel da Tia Chininha", e faço agora o mesmo com a crônica(+entrevista) de Marcelo Spalding, colunista do Digestivo Cultural, com chamada de "capa" e tudo o mais a que Kaiser faz jus, visto ser ele, mais que editor, escritor consumado, e de fato e de direito, desses que, não se tolhendo nem se poupando, fazem pleno uso da liberdade de criação, com infante pureza, sinceridade e singeleza. Mas vamos aos textos de Spalding e, na seqüência, de Eliziário:Sexo, drogas e rock'n'roll
Marcelo Spalding*Você certamente já ouviu essa expressão, e se viveu a juventude pelos anos sessenta, setenta, com despreendimento o bastante e dinheiro o suficiente, é bem capaz de ter vivido na pele a fase do sexo, drogas e rock'n'roll. Confesso que passei ao largo dessa geração e nunca achei que essa filosofia de vida tivesse sido seguida à risca por muita gente, atribuindo o rótulo a mais uma simplificação midiática ou hollywoodiana. Isso até ler Tempos Heróicos (Letras Brasileiras, 2006, 168 págs.)
Jakzam Kaiser narra em primeira pessoa a história de Beto, um adolescente que aos onze anos vê sua família ruir – com o pai saindo de casa para morar com outra –, cedo conhece o álcool, as drogas, o prazer do sexo livre e um pouco mais tarde a política num tempo de ditadura militar e reconstrução da UNE, a União Nacional dos Estudantes. Num momento histórico conturbado e perigoso, de muita repressão e maior ainda ânsia por liberdade, uma parcela da juventude forja sua identidade partindo para a luta, a luta física contra os grupos de bairros – e depois contra a polícia opressora – e a luta contra os costumes, jogando-se de alma nas drogas e de corpo no sexo.
O narrador baseia sua história numa espécie de inventário de suas transas, com as mais belas e variadas garotas, todas sempre disponíveis, ninfomaníacas e gostosas, além de quase todas chapadas, o que permite ao leitor mergulhar de cabeça na velha e boa expressão sexo, drogas e rock'n'roll em uma leitura leve e alucinante. No terceiro capítulo, onde a personalidade do protagonista está formada e a vida mais estabilizada, a narrativa se transforma numa sucessão de cenas tal qual videoclipe da MTV, representando talvez o ritmo de vida do protagonista ou a repetição cansativa dos fatos cotidianos.
"Domingo, sete e meia da manhã, convenção do PT na Assembléia Legislativa. Ao lado de casa. Saio com Luana, sem dormir. Olheiras fundas. Assino a lista, vejo que a manhã será chata, o pau vai comer de tarde. Volto em casa para um cochilo. Os pensamentos erram pelos escaninhos cerebrais. Penso na militância, nos nosos dogmas, em como não sabemos nada, não somos donos de porra de verdade nenhuma. Temos que buscá-la dentro de nós. Não há consciência sem convicção, e não sinto mais a mesma intensidade em relação ao PT, à militância. Acordo assustado. Luana é grupo de risco, tenho merda na cabeça, devia ter usado camisinha, mas nem tenho em casa. Almoço na mãe, a preocupação não sai da cabeça. Encontro Úrsula na convenção, só cumprimento, ela vem falar comigo, vamos para a Duque, fumamos um, transamos e paz e amor de novo. O domingão acaba em sua casa, jantando uma massa deliciosa e vendo Disque M para Matar, Hitchcock sempre bom. Mas o grilo não sai da minha cabeça."
Alguns poderão ver a obra como uma reconstrução corajosa de uma época e geração, e aí a colocariam ao lado de outras como A idade da paixão, Caminhando na chuva, Ana Sem Terra ou É tarde para saber, obras que aos poucos vão compondo de forma muito rica a história recente do Rio Grande do Sul. Mas basta terminarmos a leitura e conhecermos um pouquinho da história de Jakzam para descobrir que há muito de memórias naquelas páginas, muito mais do que de invenção.
Não que isso seja um defeito, ao contrário. Da forma como os episódios se desencadeiam, com o protagonista cada vez mais viciado em drogas e sexo e sempre se safando praticamente intacto, além de prosperar profissionalmente de forma invejável, a obra, enquanto ficção pura, soaria inverossímil. Não estamos dizendo irresponsável tampouco politicamente incorreta, os livros não estão aí para ensinar ninguém a usar camisinha ou ficar longe das drogas, mas ao leitor desavisado parece impossível que depois de tanta curtição e subversão o protagonista não fosse preso, não ficasse doente, dependente, louco, desempregado, enfim, que sobre ele não caísse nenhuma daquelas maldições que os pais e a mídia sempre reforçam.
Como não caiu, a impressão que fica para o leitor é de um saldo extremamente positivo: esquecemos que Beto é um sobrevivente que teve a sorte que faltou para um Cazuza e um Renato Russo, por exemplo. E se Beto é mesmo Jakzam, talvez um livro de memórias atraísse mais leitores e aproximasse mais o leitor, ainda que nesse caso o autor pudesse ser acusado daquelas balelas de irresponsabilidade por incentivar isso ou aquilo.
Hoje Jakzam Kaiser é editor de uma das promessas no mercado editorial brasileiro, a Letras Brasileiras, com edições cada vez mais belas, coloridas e bem acabadas (como o próprio Tempos heróicos). E do alto de seus quarenta e poucos anos, vinte de casado, conversou conosco sobre a obra e os temas que ela suscita num rápido pingue-pongue que merece ser reproduzido:
Apesar de ser sua primeira obra de ficção, há muito de sua autobiografia na história. Por que contar sua história?
Não há uma explicação, aconteceu meio por acaso. A idéia do livro era recuperar a atmosfera da época, registrar o modo de vida daquela geração. Na hora de escrever, acabei inspirado pelos autores que me fizeram a cabeça na época, Kerouac, Bukowsky, Henry Miller, Alexis Evremides (que, aliás, a Editora vai publicar)... Gente que escrevia na primeira pessoa, um jeito de escrever que sempre me pareceu mais eficiente para atingir a emoção e o ritmo que eu desejava dar ao texto. A escolha por episódios vividos ou experimentados pessoalmente, ou por amigos próximos, ou nem tão amigos assim, mas presenciados, deu-se porque o material era suficientemente rico para sustentar o projeto de criar a atmosfera da época. Também tinha o viés de mostrar o ingresso do adolescente da época no mundo adulto, como era a formação/construção das personalidades, e a opção pelo texto em primeira pessoa facilitava a tarefa.
Você acha que a história do Beto é a síntese dessa geração que cresceu na ditadura militar ou é apenas uma parte dessa geração?
Acho que é significativo da geração, sim, mas apenas parte dela teve protagonismo, quero dizer, se arriscava a realmente experimentar. Acho que a maior parte tinha vontade, mas por motivos diversos era mais espectadora.
Você acha que a juventude de hoje está muito diferente da sua, mais careta? Por quê?
Diferente, sim. Mais careta, não sei... Naquela época não tinha internet, nosso universo era a rua, o mundo real, com cheiro, toque, gosto. Tinha sangue, dor, suor e cansaço físico. Me parece que a diferença maior entre a geração atual e a minha é que a atual vive mais o mundo virtual que o real. Havia, também, uma maior consciência (ou interesse por) política, movimento estudantil... Isso perdeu-se no tempo.
Você não teme que uma história como a sua incentive os jovens a buscar nas drogas ou no sexo o sentido para uma vida sem sentido em tempos de enorme violência urbana e AIDS?
Ah... não mesmo! Tenho dois filhos, um de doze e um de oito, que irão ler o livro um dia. Pensei nisso, que eles podiam usar o livro como pretexto pra "liberar" geral, entender que estavam sendo incentivados... Mas eu acredito, sinceramente, no exercício do livre arbítrio baseado na liberdade individual. Se o cara quiser usar drogas ou ter sexo promíscuo, não tenho nada a ver como isso. Vou rezar para meus filhos sobreviverem à curiosidade natural da adolescência/juventude e à explosão dos seus hormônios. E confiar que os eduquei e preparei bem para enfrentarem o mundo lá fora. É só o que um pai pode fazer. Ademais, um cara que tem acesso ao livro tem recursos e informações pra usar camisinha – se trepar sem plastificar o pau porque acha que tem o corpo fechado é problema dele. E quanto aos tempos de enorme violência urbana... tudo que acontece hoje já acontecia naquela época. Pode estar mais generalizado, pode ter maior cobertura na mídia. Mas seqüestro, crime organizado, traficante, turma barra pesada, a não-confiança na polícia, tudo isso já existia. A diferença é que a omissão do Estado aumentou.
*Marcelo Spalding é colunista do Digestivo Cultural, onde a matéria foi publicada originalmente, com chamada na página de abertura do Site
E aqui, a "orelha" do escritor Eliziário Goulart Rocha
Dotado da sensualidade rude de Bukowski, direto e rascante como o Pedro Juan Gutiérrez de A Trilogia Suja de Havana, alucinado como um thriller de Tarantino, desesperado e verdadeiro como o biográfico Noites Felinas, cujo autor, ator e diretor Cyril Collard morreu de AIDS quatro dias antes de receber o César (o Oscar do cinema francês), Tempos Heróicos, de Jakzam Kaiser, segue a linha da realidade quase ficção, ou vice-versa, uma vez que o importante aqui não é a precisão dos fatos, mas o quanto eles representam como o retrato de uma geração.
Ambientado na Porto Alegre dos Anos 70, princípio dos 80, Tempos Heróicos relata as aventuras de um jovem mulherengo, brigão, engajado politicamente, sempre disposto a caminhar sob o fio da navalha, mas que ao mesmo tempo é um garoto perdido em meio às contradições de seu tempo, carente de norte num país em fase de transição, no qual velhas bandeiras ganhavam frescor juvenil contra o mofo de uma renitente ditadura.
O autor passa com invulgar competência a atmosfera de uma geração que se entregou sem limites e sem pudores a colocar em prática o bordão sexo, drogas e rock'n'roll, com pitadas de ideologia. Porto Alegre é o cenário predominante, mas as experiências vividas pelos personagens poderiam ter ocorrido em outras paragens e com outras tribos da época. Já os desnorteados sentimentos adolescentes, esses não têm tempo ou lugar. Tecnologias como o celular e a Internet podem ter mudado o modo de os jovens se relacionarem, mas a angústia e o medo, tanto quanto a prepotência e o destemor da idade não se alteraram.
A leitura de Tempos Heróicos é rápida, mas não rasa. Sob uma camada de cinismo e crueza há um subtexto sobre o amor e outros demônios, usando-se a expressão de García Márquez. O garoto que briga de porrete e pedras na praça central da cidade, é preso por porte de drogas e atentado ao pudor em praias paradisíacas ou desafia a polícia em atos contra o sistema, é o mesmo que busca desesperadamente o amor, segue os conselhos do pai como a um verdadeiro guru ou fraqueja diante de bilhetes românticos.
O estilo simples, a narrativa fragmentada, os cortes abruptos, a ausência de uma cronologia rígida, dão à obra ritmo de videoclipe, próprio de uma geração consciente de que nunca se tem tempo a perder. Que agitava e amava, como na canção de Renato Russo, como se não houvesse amanhã. Ao mesmo tempo, tentava entender o amanhã, e acabou deixando reflexos em quem veio depois. O paradoxo é irrelevante. A jornada nunca foi pela coerência, e sim pelas cruas verdades da vida. O personagem central do livro buscava o infinito. Acabou encontrando a si mesmo.
Alexandros Papadopoulos Evremidis = > escritor crítico > Email
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