"WALTER CARVALHO, fotógrafo", de Walter Carvalho
O segredo da câmara escura - o homem, o boi, a morte.

A mostra Walter Carvalho, fotógrafo reúne 77 imagens, realizadas ao longo dos últimos 30 anos. No catálogo da exposição, o documentarista João Moreira Salles escreve que as fotografias de Walter são uma espécie de crônica visual dos lugares e pessoas que ele já observou, seja no Brasil ou em países como Estados Unidos, México e Polônia. Assim, registros urbanos e paisagens que revelam a sensibilidade do fotógrafo aparecem ao lado das fortes cenas do abate de bois, em uma série de imagens realizada em matadouros de todo o país. Walter passou a se interessar especialmente por este tema no início dos anos 70, durante as filmagens de um documentário dirigido por seu irmão mais velho, o documentarista Vladimir Carvalho.

João Moreira Salles compara a série Matadouro público às imagens dos Desastres da guerra, da obra gráfica de Goya. "O que recolhi nesta exposição é apenas parte de um documentário fotográfico que pretendo continuar buscando, mas os personagens serão sempre os mesmos: o homem, o boi e a morte", afirma Walter Carvalho em depoimento que também integra o catálogo da exposição.

No cinema, o fotógrafo começou trabalhando com o irmão, Vladimir Carvalho – já contabiliza mais de 50 trabalhos entre curtas e longas-metragens. Em 2001, o próprio Walter estreou na direção de documentários com Janela da alma, co-dirigido por João Jardim, um sucesso de público vencedor do prêmio de melhor documentário na Mostra de Cinema de São Paulo daquele ano. Walter foi premiado três vezes no Festival de Brasília como melhor fotógrafo de cinema, inclusive nas duas últimas edições do evento, e ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior com Lavoura arcaica, entre outros filmes. Por seu trabalho em Central do Brasil, recebeu o mais importante prêmio da classe fotográfica mundial, o Golden Frog, no festival polonês CamerImage de 1998.
Walter Carvalho também já trabalhou para televisão – na minissérie Agosto e nas novelas Renascer e O rei do gado. Carandiru e Amarelo manga, as mais recentes produções em que atuou como diretor de fotografia, têm estréia prevista para este ano nos cinemas do país.

Rio de Janeiro 2003.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal