| Wagner Bottaro | As aquarelas de Wagner Bottaro retratam e interpretam motivos, lugares e a arquitetura de Belo Horizonte e Minas Gerais.
A importância da preservação das belezas naturais está todo o tempo assinalada na seleção criteriosa dos lugares, e na maneira particular de dispor os elementos naturais e humanos na paisagem.
A presença física do artista no local em quase todos os momentos permite-lhe captar o movimento, a luz, a cor, enfim, a própria reinterpretação da natureza. Quando isso é possível, utiliza o recurso do esboço rápido ou da fotografia, retocando no ateliê imagens que já eram belas.
Como não se sensibilizar-se, por exemplo, com a pintura realizada in loco de uma paisagem belíssima no município de São Sebastião das Águas Claras pouco antes do acidente ecológico que devastou o local?
Disso tudo vislumbra-se que é possível, e necessário, ir mais além no conhecimento das representações de uma época, valendo-se da pintura como expressão própria do ser em relação ao mundo, como forma de escrever a história, os costumes de seu estado e pais, deixando fluir toda a sensibilidade das imagens construídas. Daí a intenção do artista de alçar vôos maiores, de estender esta pesquisa a lugares de profunda representatividade paisagística de nossa região, tão rica em tradições culturais e beleza natural.
A pesquisa histórica vem utilizando-se de diferentes fontes para compor seu quadro de informações, e nesse cenário a pintura revela-se de grande importância, por abarcar construções coletivas com uma linguagem própria, que demanda um diálogo com o seu tempo, uma leitura intertextual, o que implica a sua inserção, sem perda de identidade, na trama histórica.
Wagner Bottaro começou a pintar com seus tios, Euclides Bottaro e Paulo Bottaro. Freqüentava o ateliê dos dois artistas quando criança, passava férias, rabiscava. Depois ganhou suas primeiras telas e começou a pintar por volta dos 14 anos. Fez Desenho Industrial na Fuma, hoje Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), é também bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e pós-graduado em Arte-Educação pela UEMG. Também realizou vários cursos de extensão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como Teoria das Cores, com o professor e artista Eduardo de Paula e Aquarela, com o professor e aquarelista Jeferson Lodi.
Wagner Bottaro realizou diversas exposições individuais e coletivas, sempre com destaque. Expôs também na Itália, na cidade de Castellanza. "Na Itália mostrei paisagens e temas de Minas Gerais e, no retorno, realizei uma mostra de aquarelas, no Espaço Cultural Ópera do Espaço, em Belo Horizonte, com o apóio da Rede Minas de Televisão, mostrando temas da região de Veneto, especialmente Veneza e Padova, região de onde descende minha família e também Milão, capital da região da Lombardia.” Seus trabalhos também foram vistos em salões de arte e exposições, como Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e em várias cidades brasileiras e mineiras.Rio de Janeiro 2011
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal