| Vitor Rolim |
Relas, gravuras e esculturas, criadas exclusivamente cujas técnicas incluem colagens, acrílico e caneta sobre telas, gravuras em páginas antigas de livros e esculturas em diversos materiais.
Vitor Rolim, aos 6 anos de idade, decidiu fazer um desenho por dia - para sempre. Muitos dias e muitos desenhos depois, sua carreira como artista plástico se solidificou e suas técnicas, sempre surpreendentes, conduzem nossos olhos para o agora.
Em sua mostra Meditações Críticas sobre a Língua Portuguesa, história e comunicação são abordadas de forma intensa, inovadora e esteticamente coerente. A informação é dissociada de seu conteúdo e palavras buscam um novo significado. Associar imagens em suas obras é um método de produção que se funde com a linguagem específica do artista e nos provoca a decifrar aos poucos o que vemos. Suas obras possuem influências do pop art de Keith Haring, enquanto que a maneira pela qual o artista se apropria de elementos do cotidiano e formas primitivas nos remetem ao neo-expressionismo de Basquiat.
Na procura de conteúdo temático para seu trabalho, o artista sobrepõe diferentes planos do espaço ilusório criado por formas, cores e efeitos para dimensionar sua composição. Sua técnica se pronuncia especialmente através de colagens de desenhos originais, matérias de jornais, páginas de livros antigos e pequenos objetos diretamente na tela. A colagem não apenas unifica imagem e texto: ela integra o mundo exterior a um mundo percebido por Vitor, que cria uma arena onde ícones respiram e interagem.
O artista propõe uma releitura do (in)consciente coletivo e, ao examinar seu trabalho, fazemos uma meditação sobre o comportamento humano. Somos convidados a viajar por seu mundo de cores, entusiasmo, desejos e musicalidade. Vitor Rolim se diverte desenhando e, seduzidos durante todo o percurso, nos divertimos observando.
Vitor já fez trabalhos para Marc Jacobs, Google, HSBC, Etna, Vivo e outros. Sua mostra contará com pinturas, gravuras e esculturas inéditas produzidas exclusivamente para a Galeria Vila Nova.

Rio de Janeiro 2013


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal