| "Cores da Água" – Sonia Ota |
É preciso mais do que olhos para enxergar

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

A dramaticidade dos recortes geotopográficos cariocas e guanabarinos é concreta e real, tanto quanto a entorpecente beleza que daí emana e pervade e insensa o meio.

É preciso, entretanto, algo mais do que ser um exímio pintor para, reinventando-a, consubstanciar e traduzi-la e, transfigurando-a, elevá-la a níveis etéreos e oníricos, personalizados e proprietários, teama poucas vezes visto nas obras dos tantos que, antes e depois de Estácio, a amaram e a cantaram, em prosa, verso e, sobretudo, em forma e cor - seus atributos constitutivos essenciais. Sem descuidar, é claro, e aí está o mérito de Ota, dos próprios arcos e das reentrâncias e das alheias ogivas, naturalmente complementares.

Sim, é preciso, tal qual essa jeunne e belle femme, a artista consumada Sônia Ota, estar dotada de sensibilidade superlativamente aguda e de delicadeza orientada para o refinamento, que é o que configura a arte como entidade categórica intangível e no entanto real, a ponto de doer em nós - tamanha a aesthesis.

Sim, vendo as criações de Ota, somos suave e imperceptivelmente assaltados pela ciência do por que vale a pena respirar e viver e se perder em devaneios nos territórios da quietude e da existência plena.

Sim, finalmente, agora entendemos, e aceitamos, a criação emendando o criador e generosamente acrescentando beleza à beleza existente.

Sim à Sônia Ota e as suas cores da água - não haverá erro em navegar por estas, banhado naquelas.

Rio de Janeiro 2004

Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico do Portal RioArteCultura.Com > E-mail


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal