Sonia Madruga
Autorretrato"Sonia Madruga e o triunfo de suas aquarelas" by Roberto Menna Barreto escritor, colecionador de arte
Sonia nem precisa se dizer carioca, pois toda sua personalidade e trajetória profissional está identificada com a cidade do Rio de Janeiro. Após atuar como designer de sucesso e marcar época com suas inovações na vida elegante da cidade, Sonia viajou pelo mundo, totalmente comprometida com a aventura do autoconhecimento, se encontrou e encontrou na desafiadora técnica da aquarela seu meio máximo de expressão com trabalhos realmente orgânicos e completos. Não por acaso, participou de mais de uma dezena de exposições, sendo premiada em todas. A artista desenvolve, em cores e formas sempre surpreendentes, uma linguagem contemporânea e, como toda arte autêntica, intransferível. Trata-se de pintura feita visivelmente com prazer. Sem dúvida, o que salta aos olhos à primeira vista é a exuberância de suas variações policromáticas e sua contagiante alegria, mas um olhar mais atento reconhece logo também a competência de uma técnica apurada.
Aquarela - Clair de Lune - 2003 - 30x21cm - Prêmio máximo no Salão de Artes Plásticas do Clube Comary CBF, Nov/2007
Série disponível como coleção completa."Gibran Khalil Gibran, uma mensagem universal" by Roberto Khatlab, escritor. Bécharre, Líbano, Fev 2008
A Arte é inspiração e trabalho e Sonia Madruga, sentindo-se tocada pelo universo gibraniano, decidiu colocar em suas aquarelas, traços e cores que homenageiam Gibran, persuadida de que a arte só pode justificar a sua razão de ser, na medida em que expressa e transmite mensagens, emoções e sentimentos.
Peregrinando pelo Vale de Kadisha (Vale Santo), berço de Gibran, Sonia Madruga recolheu água de uma fonte, que usou na pintura das suas aquarelas pintadas no Líbano e dedicadas ao universo de Gibran. A utilização dessa água nascente, acentuou o sentimento de pertencer àquele lugar, dando vida e luz às aquarelas de Sonia onde, em silêncio, as cores formam tonalidades nos desenhos que suscitam sensações de movimento, beleza, calor, pureza e infinito.
Nas aquarelas de Sonia podemos descobrir Gibran, o "Mensageiro", o pensador humanista, o poeta, o pintor e mesmo o místico em sua universalidade.
Sonia Madruga, é uma carioca, pintora e amorosa da vida. Teve o primeiro contato com a obra de Gibran através de "O Profeta", quando ainda era adolescente. E viajando pelo Brasil e pelo mundo descobriu o fascínio da arte e foi também tocada pela cultura indiana; sua espiritualidade desenvolveu-se, particularmente, através dos ensinamentos de Maharaji, seu mestre da vida.
Aquarela - O Profeta - Prêmio máximo no Salão de Artes Plásticas do Clube Comary CBF, Nov/2007, 30x21cm, papel Montval 300gr.
Série disponível como coleção completa."O Líbano como Metáfora" by Marco Lucchesi, escritor. Brasil, Fev 2004
Quero celebrar com Sonia Madruga o que vejo claramente em seu universo, em que ressoam Gibran Khalil Gibran e Walt Whitman: um mundo aberto, generoso, e sem fronteiras, dos grandes valores culturais e de suas notáveis (e por vezes dramáticas) resistências. O Líbano de Sonia surge a seus olhos líricos na condição dessa metáfora. A de um mundo renascido das cinzas, tantas e terríveis, de uma guerra estranha e fratricida, sobre a qual se estende a bandeira da paz, sobre as diferenças, antes negadas.
Compartilho com Sonia essa nostalgia dos povos, a partir dessa metáfora que é o Líbano, país multicultural, multireligioso, que vai redefinindo bravamente a sua síntese, a partir de Beirute, e da cultura das montanhas, de suas aldeias dispersas, e de uma bela natureza, que é preciso preservar com absoluta coragem e despreendimento.
Estou certo de que a atitude de Sonia e de seus quadros sensíveis apontam para o vasto mosaico de palavras e de sentimentos de paz verdadeira entre povos e nações, como tanto queriam Gibran e de modo especial Walt Whitman, num poema em que um velho professor de filosofia diz:
“Yet underneath Socrates clearly see, and underneath Christ the divine I see, The dear love of man for his comrade, the attraction of friend to friend, Of the well-married husband and wife, of children and parents, Of city for city and land for land.”
Conheça melhor a arte de Sonia Madruga