| Sandra Santos | "Por todos os poros" - Fotografias |
"Por Todos os Poros" é o primeiro livro lançado por Sandra Santos. E reúne trabalhos realizados de 1988, ano em que a artista iniciou a sua pesquisa com texturas, até 2002. Das centenas de fotos que acumulou durante este período, Sandra teve a difícil tarefa de selecionar apenas cinqüenta para a publicação: algumas já mostradas em exposições; a maior parte, inédita.
De lá para cá, ela vem aperfeiçoando a sua arte. Ao captar, com olhar atento, rochas, areia, falésias, água, troncos de árvores, desintegrando-os em imagens abstratas, de múltiplos sentidos, absolutamente autorais, Sandra transforma a sua fotografia em quase-pintura, quase-Monet. E extrai, sem a utilização de filtros e outros recursos afins, texturas, cores, formas, luz e sombras da Natureza que, segundo ela, a inspira "o tempo todo, todo o tempo".
Com o objetivo de aprofundar a sua pesquisa, Sandra Santos viajou Brasil adentro. Em busca de novas e intrigantes texturas, focou a lente 28-80 de sua câmera (Pentax) para elementos naturais de diferentes paisagens. As fotografias que compõem este livro foram feitas em Fernando de Noronha (PE), Maracajaú (RN), Pipa (RN), Jericoacoara (CE), Chapada Diamantina (BA), Florianópolis (SC) e Penedo (RJ), e revelam, no conjunto, imagens de um mundo que o olhar humano, deveras distraído e, por vezes, cego, é incapaz de notar sem a intervenção da arte "intuitiva e à flor da pele" da artista.
Sandra Santos ganhou a primeira máquina Kodak aos cinco anos, mas o interesse pela fotografia só veio aos 14. Estudou fotografia na Escola Panamericana de Arte e na Focus, ambas em São Paulo. Produziu cartões postais artesanais, distribuídos em livrarias. E já mostrou seu trabalho em algumas exposições: "VER", em 1991, na Galeria Alhambra; "TESSITURAS", em 1992, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, ambas em Santos; "RETRO-VERSO", em 2001, na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos e, no Salão Caramelo, na USP, em São Paulo.
Além disso, fez ensaios fotográficos sobre a ilha de Maui (Hawaí), em 1999 e sobre Itatiaia (Rio de Janeiro), em 2000. Participou, ainda, da 9ª Bienal de Artes Visuais de Santos com as obras "Solstícios I, II e III", em 2004.
Nascida em Santos, litoral paulista, Sandra, aos 40 anos, revela-se "totalmente livre para criar". Ao flagrar o instante, mais do que capturá-lo para a eternidade, transforma-o. E, clicada por Sandra, uma rocha deixa de ser apenas rocha. E torna-se arte.
Siglas dos Estados Brasileiros: BA: Bahia - CE: Ceará - ES: Espírito Santo - PE: Pernambuco - RJ: Rio de Janeiro - RN: Rio Grande do Norte - SC: Santa Catarina.
Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225