| Rubens Espírito Santo - Alaska |
"Pretendo apresentar algumas questões importantes na minha obra hoje, a partir de 3 conceitos desenvolvidos por mim. O primeiro, Genealogia Plástica, é referente a uma investigação da situação histórica do trabalho; o segundo, Geografia Plástica, é a análise da situação atual em que o trabalho se insere, e por último, Consistência, que seria a descrição das ambições plásticas que o trabalho apresenta.
A) Genealogia Plástica :
O caráter pictórico orienta o trabalho, tornando possível constatar minha filiação pela organicidade das formas e da cor. Ainda que me aproprie da escultura, não me sinto escultor. De modo amplo o trabalho vincula-se ao cubismo de Picasso (1881-1973) e ao construtivismo do russo Vladimir Tatlin (1885-1953). Idendifico-me de modo metafísico, com suas instigações poéticas, escopo, sobriedade e disciplina, com o pintor americano de marinhas, Winslow Homer (1836-1910), e com o pintor paisagista alemão, Caspar David Friedrich (1774-1840). Já, de modo específico :
• Com artista alemão da assemblage Kurt Schwitters(1887-1948), pela sua capacidade de articular a visualidade com outras formas do saber, como por exemplo a literatura e a filosofia;
• Com os americanos Rauschenberg(1925), Jéssica Stochkolder(1959), Tom Sachs(1966) e com o holandês Mark Manders (1968) pelo rigor e riqueza plástica, isto é, desenvoltura em articular o não-artístico, de enfrentar a resistência dos materiais, e lograr plasticizá-los;
• Com o artista português Pedro Cabrita Reis, pela profundidade filosófica. Ele não usa o material apenas de maneira plástica, mas também ética. Pretende realmente expressar algo, entender a natureza do que está realizando e do material utilizado ...“ Ele não estava apenas tentando lidar com o problema da arte, mas com o problema da vida ”. Esta citação do pintor irlandês, radicado na Inglaterra, Sean Scully a respeito das esculturas de Joseph Beuys, esclarece os interesses de Pedro Cabrita;
B) Geografia Plástica :
Especificamente em Pintura, desejo rever seus processos, meios, suportes, modos de aplicação de tintas, redescobrir referências no Brasil e no exterior. Ampliar as fronteiras desta topologia plástica. Dar continuidade ao trabalho dos artistas citados acima. Algumas das minhas pinturas poderiam ser vistas como paisagens construtivas, no sentido dos planos de cor, formas e texturas. Principalmente as últimas pinturas apresentam uma preocupação com o espaço vazio e silêncioso. Nos objetos predominam o acúmulo de materiais. Gostaria que as pinturas fossem vistas, no futuro, como uma obra panorâmica .
C) Consistência:
Estudo sólido que o artista empreende da técnica e da teoria, formando um corpo de trabalho coeso , onde uma obra conduz a outra. Desejo-o não confessional, limpo de sujeira, onde o outro esteja presente; “que não relute em se entregar à superfície” *. Assim, mostrar-se-á organizado e preciso na superfície. Plywood e Inlumber são palavras que me ajudam a pensar os trabalhos. " Rubens E. Santo
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