| Rodrigo Torres |


Desmemória
Para essa exposição defini como fio condutor a antecipação da experiência visual de estar em um lugar, o registro fotográfico dessa experiência e a posterior insersão na rede de memória coletiva, a qual antecipa a experiência do próximo.
Sensor também é o título da instalação apresentada na exposição de mesmo nome, formada a partir de uma única fotografia fragmentada e reposicionada no espaço, tendo como critério a sensação de profundidade. O projeto foi inspirado no aparelho Kinnect que é usado em conjunto com o video-game xbox 360. Esse aparelho possui, dentre outras funcionalidades, um sensor que escaneia o espaço a sua frente e percebe a profundidade, possibilitando o mapeamento tridimensional. No meu jogo, uso o meu sistema sensorial para manipular a sensação de profundiade da fotografia.
A sensação de profundidade também é manipulada na série que desenvolvo desde 2009, entitulada fotopografia, baseada nas imagens de satélite do Google Earth. O mesmo programa de mapeamento também me forneceu as fotografias do aplicativo “street view”, sobre as quais fiz pinturas inspiradas nas aquarelas da Viagem Pitoresca de Debret e no carnaval.
Informação, sensação e memória.
Desmemória, as pinturas apresentadas sobrepõem fragmentos da memória visual coletiva para determinadas palavras. Na tela “Widescreen” a memória é apagada ou nem mesmo acontece, é uma tela preta em “stand by”. Em modo de espera também está a “tela insensível”, uma telinha, sem recursos, só uma telinha sedutora.
Rodrigo Torres

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal