| Robinson Oliveira |
Robinson Oliveira abre exposição de pinturas, na qual retrata personagens com excessos provenientes da vida urbana Robinson Oliveira apresenta “BARROCO URBANO”, com cerca de 10 pinturas realizadas entre 2009 e 2011 - baseadas em imagens publicadas em livros, jornais e revistas, reproduzidas em superfície de tela - entre elas algumas já selecionadas e premiadas em Salões.
Robinson é influenciado pelo fascínio despertado por imagens de personagens que se destacam na mídia e pelo grande interesse que possui na Pop Art Americana, em especial nas personalidades executadas por Andy Warhol. Na exposição, há uma síntese entre dinamismos divergentes, incorporados à tradição do retrato e aliados aos excessos da vida urbana. O artista pinta celebridades, utilizando-se de elementos do kitsch, de uma forma psicodélica e carnavalesca. E, assim, “veste” as pessoas públicas que escolhe. Os traços são toscos, de maneira proposital, o que de certa forma fica claro com o emprego dos adereços coloridos.
O processo de trabalho é constituído por ele de duas formas distintas: na primeira etapa, faz as personagens e o fundo utilizando as técnicas de desenho e de pintura acrílica, que são aplicadas diretamente sobre a superfície da tela. Depois de retratar seus personagens, “confecciona” roupas e acessórios com acrílica sobre um material rígido e o aplica sobre a tela (como um decalque).
Graduado no curso de Educação Artística (Licenciatura – com habilitação em Artes Plásticas), pela Universidade Salgado de Oliveira - Niterói em 2005, Robinson Oliveira prosseguiu seus estudos livres, tendo como orientadores pintores como: Edmilson Nunes (2009/2010 - Pintura, no Museu do Ingá – Niterói) e João Magalhães (2011/2012 - Pintura II na Escola de Artes Visuais Parque Lage – Rio de Janeiro).
Sobre seus trabalhos, o artista comenta: “Introduzo, com uma dose de ironia, figurinos criados por mim para fazer uma crítica à sociedade contemporânea com seus excessos”.
Professor e apreciador das obras de Robinson, João Magalhães vai mais além: “Robinson possui um fascínio pelo mundo das celebridades, mas com um olhar crítico e não ingênuo. Outro fator que contribui na composição de seus trabalhos é o humor”, diz.
O crítico e curador Marcus de Lontra Costa escreve no texto “Festa para o Olhar” (© Editora Nosso Caminho): “A figura elegante e discreta, de gestos comedidos e comunicação educada e natural parece contrastar com as pinturas arrojadas, barrocas, repletas de referências, adereços e informações que transformam cada tela numa festa para o olhar. Assim é Robinson Antônio de Oliveira, sargento da Marinha Brasileira, morador de Duque de Caxias, apaixonado pelo mundo da moda, da beleza e do requinte que ele com sensibilidade, talento e inteligência transporta para o universo da arte contemporânea. Essa pretensa estranheza entre o Criador e a Criatura, essa informação que supera o estereótipo, essa quantidade de mensagens que um encontro emite e transporta é uma das mais valiosas e encantadoras características desse admirável mundo novo, contemporâneo, regido pela velocidade da comunicação. E é exatamente essa realidade atual, que incorpora a diversidade como instrumento de riqueza artística e cultural, que garante validade à produção de Robinson e suas musas da Pop Music, da indústria do entretenimento, do fascínio à personalidade e à idolatria da imagem popular.” (...)
O público vai poder perceber, nesta mostra, um mundo recriado por meio da ótica barroca, através de pinturas que buscam encantar e envolver o observador, e que convivem harmonicamente em uma mesma série. Em “BARROCO URBANO”, Arthur Bispo do Rosário e Frida Kahlo ficam em paz com Amy Winehouse, Madonna e Alek Wek –, neste universo da Pop Art.Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal