| Ricardo Newton - Rio 24 horas | Poucas coisas superam uma prazerosa visita a alguns dos lugares mais charmosos da Cidade Maravilhosa, como o Cristo Redentor, a Lagoa, a Lapa, entre outros, ainda mais quando alguns de nossos recantos mais conhecidos são focalizados com sofisticação no enquadramento, cor e iluminação em ritmo de cinema.
Afinal, eles evocam momentos, climas e lembranças, entre muitas outras coisas.
Pois é a sedutora cena urbana vivida no Rio de Janeiro o tema central da exposição Rio 24 h.
Em inusitada concepção, o artista retrata a sua visão de um dia inteiro na nossa cidade, num circuito que pode ser percorrido pelo expectador que iniciar sua trajetória a partir da esquerda da Galeria, com o quadro inicial retratando uma cena de amanhecer, e daí seguindo com cenas diurnas e ensolaradas até a visualização de um por do sol no final.
Outra possibilidade oferecida pela mostra Rio 24 h, sugere Ricardo Newton, está na parede em frente, onde pode-se fazer a trajetória oposta, começando do fundo até a entrada, com as cenas noturnas se sucedendo até o último quadro, retratando um novo amanhecer do dia e completando o ciclo de vinte e quatro horas no Rio
A riqueza visual presente nas 11 obras de Rio 24 h, todas em óleo sobre tela e de grande formato, revelam além da beleza do traço, a preocupação do artista com o lado psicológico das relações humanas num grande centro urbano. Vidrado em cinema, teatro e história em quadrinhos, Ricardo foi buscar sua técnica no tempos de pintores que remontam o período que vai do Barroco até a Pop Art.
Analisando a obra de Ricardo Newton, a diretora da Escola de Belas Artes/UFRJ, Angela Ancora da Luz, afirma que o artista “...pertence à estirpe dos figurativistas, expressando-se num realismo próprio, limítrofe entre a realidade e a imaginação. Os lugares existem, podem ser percorridos por nós, mas a vida é imaginada...”.
Artista Plástico, professor da Escola de Belas Artes/UFRJ, o carioca Ricardo Newton integrou diversas mostras individuais e coletivas. As obras de Ricardo Newton completam coleções no Brasil e no exterior.
Foto: Pedro Victor Brandão
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal