Reflexões Artísticas do Rio ARTE CUltuRA.com by Alle KunstMáximas mínimas
Estudei arte
Para melhor amar-te
O que é arte?
Manipular a matéria inerte de tal forma que termine parecendo ter vida. Própria! (Ou)Viu?
arte ou morte: aquela, a gente encontra em toda parte, desta, não se escapa nem com toda sorte :-(
Atenção, leigo em artes:
Quer ser iniciado? Repita comigo - "Toda arte começa com um ponto num ponto!" Pegue lápis, pincel, seu próprio dedo ou um conta-gotas cheio de tinta e marque um ponto (viu como você já marcou dois?) no papel, na tela ou onde for. A seguir, leve-o para passear, na boa companhia do bom Klee, a quem pertence o ©. Vê aquela árvore, ali? Faça-o trepar nela, percorrer sua galhada, copa e "cozinha", acaricie suas folhas, cheire suas flores, desfrute seus frutos. Já? Desça e olhe para aquela vaca pastando. Como se formiguinha, suba nela e demarque seus contornos. Se malhada, malhe-a, se chifruda, chifre-a. Belisque-a para ela mugir - Muhhh! Viu como está viva? Há um rio adiante. Passeie, sempre com o ponto na ponta, pela margem de cá, faça uma ponte em arco, atravesse e examine a margem de lá. Agora falta escalar aquela montanha ao fundo. Mas já?! Está me saindo melhor que a encomenda. Bem no topo, respirem fundo - você e seu ponto - e exclamem: "Viva, marcamos mais um ponto!" Agora, são três, que unidos delimitam uma porção de espaço! E é aí que começam forma, conteúdo e cor.
Vale o mesmo para a gravura, escultura, arquitetura, instalação, performance ... e também para o universo abstrato das viagens interiores, dos sonhos, das fantasias, do subconsciente e até mesmo, e principalmente, do inconsciente ;-) O que você está esperando? Embarque logo e navegue! Pinte e borde deus e o diabo a 4.
Tempos depois: E aí, pronto para mostrar a sua arte e não sabe onde? Clique AQUI para fazer exposição virtual no Jornal RIO ARTE CULTURA.Com
O artista não pede licença, o artista toma liber(ali)dades! Artista: está certo, no caso de uma pintura, por exemplo, há considerações técnicas a fazer sobre a cor, o desenho, a forma, o estilo, a textura, a luz, o brilho, o volume, a perspectiva e outras, mas quando as vozes dos críticos cessarem, teremos diante de nós apenas o espectador e a obra de arte, frente a frente, olho no olho e coração no coração. No limite desse silêncio, é preciso prestar atenção: ocorrerão o intercurso e a comunhão? Penetrará o observador a obra e se deixará por ela penetrar? Estabelecer-se-á o impacto emocional e estético? Materializar-se-á a mágica? Revelar-se-á o mistério? Só isso importa!
Moldura é intervenção.
A Arte é como a Bela Adormecida. Só desperta para a vida se, e quando, ganha um "beijo" do olhar atento do sensível observador.
Alguns estudantes escrevem perguntando se a arte deve ser assim ou assada.
Assim, nunca; assada, muito menos! Pra começar, a arte nada deve, pois tudo já pagou. Quem deve somos nós, a ela.
Se, mas, porém, todavia, entretanto, ela puder nos surpreender, será bom!
Se nos causar estranhamento, será melhor!
Se nos inquietar, perfeito!
Se intrigar, mais que perfeito!
Instigar, ótimo !
Irritar, não haverá erro!
Se nos agredir, espantoso!
Se nos humilhar, será definitivo!
Arte/igo de 1íssima necessidade!
Pule pela janela!
O artista quando pinta, desenha, esculpe, ou o que for, nos quer comunicar seu universo - sua filosofia e sua moral, seus medos e suas esperanças; suas angústias, dramas e tragédias - que é o que a vida é, pois vivemos como adultos deformados e já ao nascer somos condenados à morte. Ainda assim ele quer tornar a terra habitável, a vida desejável. E para isso, qual demiurgo, ele cria um mundo novo para nós, mais ordenado e mais harmonioso, mesmo quando aparentemente ele desarranja ou desconstrói.
Tomemos uma pintura: olhe para ela repetida e demoradamente e imagine que ela seja como um espelho de Alice, ou uma janela, além da qual existe esse tal novo e maravilhoso mundo que o artista nos oferece, e, pour cause, também sedutor e fascinante. Aproxime-se dela, fique nu por fora e, principalmente, por dentro, suba em seu parapeito e, livre de preconceitos e de idéias pré-concebidas, dê um mergulho no desconhecido. É exatamente aí que começa a aventura humana. Deixe-se envolver, acariciar e penetrar pelo artista - por suas formas e suas cores, suas luzes e suas sombras, pelos sonhos e pesadelos, pelas florestas e pelos desertos, pelo espaço. Deixe-se invadir pela Arte! Não haverá arrependimento!
A arte não tem pátria, nem mátria; não tem credo nem religião; não tem partido nem governo. A arte é livre.
Vida sem arte? Descarte!
Abstrato não é concreto armado.
Nas exposições, ouve-se muitas pessoas, inclusive artistas, torcer o nariz para a arte abstrata, seja ela formal/geométrica ou informal/livre. "O que significa isso?" "Não me diz nada." "Qualquer criança ou idiota faz isso". Coitados de uns e outros. Pois que façam ao menos igual e a arte lhes será eternamente hipotecada.
E aqui me ocorre como Greenberg calou a boca do pai que dizia seu filho saber fazer melhor: "Certo. Só que o artista terá que estar ao lado dele para instruí-lo sobre o que e o como fazer.
Quanto vale uma obra de arte?
Em 1877, Ruskin esculhambava o Whistler por seus "Noturnos", dizendo não entender por que o público pagaria uma fortuna para o pintor lhe atirar ao rosto um pote de tinta. Questionado sobre o tempo da fatura dessas pinturas, Whistler respondeu não cobrar pelos dois dias, mas pela devoção da vida inteira à arte.
Simples e preciso: Assim como o poeta, servindo-se da linguagem literária, escreve uma palavra ao lado de outra para criar o sublime; e o compositor, por meio da notação musical, põe um som ao lado de outro, para criar melodias; assim também o pintor, usando o léxico cromático e a gramatica pictórica, dispõe cores, lado a lado, sobrepostas ou embaralhadas, para, por meio de seus valores, de sua temperatura, de seu matiz, de seu chroma e de seus outros atributos expressar sentimentos e emoções que ecoam em nós e nos transportam para o etéreo. As linguagens variam, mas o resultado é o mesmo - Arte. Valor? Por tratar-se de algo imaterial, não há dinheiro que pague.
Artista vai fundo nas entranhas do mundo!
Arte boa e arte ruim...
... isso existe? Nós, do Jornal RIO ARTE CULTURA, aceditamos que isso é non-sense, que toda arte, por definição, é boa; na pior das hipóteses, melhor, ótima, cum laude e com acento.
A expressão "arte ruim" é paradoxo e contradição - porque se é arte não pode ser ruim; e se é ruim não é arte, tem outra designação.
Artista seja arteiro do tipo matreiro.
Artista, não basta ir até os limites e satisfazer-se em namorá-los. Isso é o que todos fazem. Dilate-os, rompa-os, derrube-os, destrua-os, estupre-os, se necessário, mas vá além. Todo nascimento e toda criação é uma violência e uma imensa dor! Não se poupe! Penetre fundo nos territórios do desconhecido e do oculto e explore-os. Bagunce-os, vire-os de ponta-cabeça.
Artista, seja exibicionista! Mostre a sua obra!
Artista, você precisa se internar! É, é isso mesmo que você acaba de ler. Interne-se em si mesmo e fale-nos do paraíso e do inferno, dos sonhos e dos pesadelos, das esperanças e das angústias que vir, sentir e sofrer. Faça sua, e a nossa, catharsis! Contagie e contamine-nos!
Copiar os clássicos faz mal à saúde?
Quer copiar? Copie os clássicos, os neoclássicos, os impressionistas, os cubistas, os modernos, os pós-modernos! Copie deus e o diabo, no que cada um tem de melhor. É um ótimo exercício! Mas tem um porém: se a cópia ficar aquém do original, rasgue-a e jogue-a no lixo (ou, guarde-a como estudo; um dia, quando você ficar famoso, vai valer uma fortuna). Se ficar igual ao original, idem. Agora, se ficar melhor, aí, meu amigo, você terá provado que ninguém é perfeito; que tudo, sempre, pode ser melhorado e aperfeiçoado. E sem essa de mitos intocáveis. Os mitos pertencem ao terreno da mitologia.
De que adiante viver sem arte?
Para que serve a arte? Para ser servida! O artista, quando cria sua cria, é desejável que esteja despido
- de todo espírito maldito,
- de todo proconceito,
- de toda inibição,
- de toda censura,
- de toda restrição moral, sexual, religiosa, social, política.
Que aja como demiurgo absolutamente soberano - um amoroso tirano!Tornar-se visível significa entrar para dentro do outro ... pelos olhos, por exemplo. Ou por outra: Está bem, já dissemos que a arte nada deve. Ocorre, entretanto, que, na alta matemática, quem nada deve, deve tudo :-) E nesse sentido a arte pode:
- deixar a gente estatelada e de boca aberta;
- deixar a gente de 4 (e os 4drúpedes de pé!);
- provocar gemidos de intenso prazer e de dilacerante dor - concomitantes;
- dar um susto na gente e nos atirar lá pra trás, caídos de bunda e atordoados, para depois, com toda humildade, nos arrastarmos em direção a ela; engatinharmos; e finalmente nos levantarmos para beijá-la e pedir que sacie nossa sede e nossa fome, nossas carências;
- a arte pode nos curar!Artista, você ainda lembra de quando você era leigo marcando um ponto num ponto e assim marcando + 1 ponto?! :-) Bem, a essa altura, vocês - você e seu ponto - já desenharam, pintaram e bordaram muito, quero dizer, representaram as figuras - a mãe, a vaca, a amante (nua!), as crianças, os mendigos, os aleijados, os loucos; as paisagens - as árvores, os rios, as montanhas, os mares, as nuvens ... Acontece que tudo isso foi solar, natural e naturalista, o mundo visível.
Viver porém não é só isso: há também o lado invisível, oculto, abstrato - os sentimentos, as emoções, os terrores noturnos, os pesadelos, o escuro, o húmido, o tenebroso. Sem falar que, volta e meia, a gente enjoa da própria vida, sofre crises de identidade e de criatividade, depressões pós-parto, pânicos ... E sem falar também dos meandros obscuros do nosso inconsciente, onde em cada canto há um cérbero, uma medusa, uma quimera, um pavoroso megatério, a nos espreitar, ameaçar, amedrontar. A gente vivencia essas "coisas" todas, mas não as vê, elas não possuem corpo físico nem formas definidas. Nesse caso, como representá-las, como pintá-las, por exemplo? Através da chamada arte abstrata que, na verdade, opera do mesmo jeito - através da linha e da cor. Só que antes você se prendia às formas e às cores existentes no mundo objetivo e reconhecíveis por todos. Agora, você vai se servir, e com toda liberdade, do traço e da cor, livres e soltos, libertos da escravidão, e transmitir e comunicar ao "outro", que somos nós, as "coisas" que estão em seu interior, em sua alma, mente ou como queira chamar, e exigem sair, se expressar, ganhar vida. Vá fundo e traga à tona.Volta e meia pessoas escrevem dizendo serem artistas e querem ter seus trabalhos publicados no jornal. Ocorre, porém, que para sair no jornal é necessário que haja algo incomum, algo que realmente configure notícia relevante. Não basta apenas se declarar artista, que isso todo mundo é ou diz ser :-) Ou por outra: se um cachorro morde uma pessoa, isso não constitui notícia por ser algo que está dentro das nossas espectativas - desde sempre cães mordem pessoas. Agora, se uma pessoa ataca e morde um cachorro, aí sim, estamos diante de um autêntico fato e furo jornalístico. No caso, o artista não precisa ir a tanto. Basta que ele arme uma exposição real, numa galeria, ou uma virtual, aqui, que aí teremos motivação suficiente para noticiar que X expõe dia Y no lugar Z e a arte dele é assim-assada. Vá lá conferir! Vale a pena! Sempre! E por uma razão óbvia - a arte só se realiza e resolve plenamente no 'outro'. Vamos tramar, tecer, costurar. Em nome da mãe (ex-Espírito Santo), do pai, da filha e do filho. Todo artista é revoltado, rebelde, revolucionário. Irmão de Lúcifer, não aceita a mítica figura de deus como detentor absoluto do poder da criação. Ele também sabe e pode, quer criar. De fato, como se por um passe de mágica, agita sua varinha/pincel/cinzel, ou o que for, e faz surgirem encantadoras paisagens lá onde antes nada havia; faz clones naturalistas ou transfigurados de homens, animais e vegetais e, visionário, nos oferece sua visão do mundo. Chega mesmo a desenhar, pintar, esculpir, instalar e performar coisas abstratas, tais como emoções e sentimentos, o amor, a amizade, o ódio, o horror e a compaixão. E vai mais longe - quer contaminar e contagiar a tudo e a todos com esse espírito democrático do "você também pode e tem direito a uma parcela inteira da criação".
Todo artista é portanto epígono de Prometeu - o Fornecedor. Subtraiu aos deuses o poder absolutista e ofertou-o aos homens. Distribuiu o fogo que é luz e, no que a luz se fez, apareceu a forma, o conteúdo, a cor, a essência mesma da existência. A águia do Ditador comia-lhe o fígado, mas ele ensinou-lhe a se regenerar, a eternamente ressuscitar - a pedra de Sísifo até perto do topo da montanha rolar e subitamente despencar. Menos feliz foi Tântalo - faminto e sedento, o alimento lhe escapando por um X, aquela incógnita que o contaminou com a idéia do desconhecido que, na verdade, em matéria de arte e de vida, é só o que interessa - o verdadeiro conhecimento que só a arte nos proporciona.Artista: não basta ser verdadeiro, tem que ser convincente! Mutatis mutandis, e sem em absoluto desejar ferir de morte as suscetibilidades dos doutos, podemos ensaiar que a prosa é mais denotativa e menos conotativa; a poesia, inversamente, é mais conotativa do que denotativa; já a arte é toda ela conotação pura, razão porque não se esgota num simples olhar nem tampouco em muitos. É preciso toda uma vida para apreender-lhe alguns dos labirínticos significados, mensagens, propriedades, atributos... O caráter! É preciso que se diga, entretanto, que não se trata de armação, truque ou recurso técnico, ilusionismo barato; não, a conotação na arte é traço substantivo da sua própria natureza e ela nada pode fazer para dele se desfazer, e nem deseja isso, sob pena de auto-dissolução. A arte é afinal um tremendo de um pandemônio e aí nem mil vezes mil vidas seriam suficientes para dela dizer. E para concluir, basta o seguinte indicador - a arte tem a mesma idade que o homem, não é curioso? O sonho sublime de todo artista é um dia não mais precisar assinar seus trabalhos. Que eles sejam reconhecidos por seu traço, sua cor, ou o que for, a marca inconfundível de sua personalidade, como se impressão digital ou iridiana fosse. Artistas levam tudo à boca!
Artista, ponha isso na cabeça e não esqueça - você não é superior aos outros seres, aí incluídos, vegetais e minerais, já que o "noús", de alguma forma, a todos anima. O que o diferencia é que você, tal qual os filósofos, por uma razão ou outra, genética ou adquirida, aborda o mundo de modo absolutamente sensual (e logo veremos o porquê disso), próprio e apropriado, você vai fundo e além.
Imagine um objeto original, nunca antes, a Kaaba inicial, por exemplo: os outros a vêem, eventualmente olham e passam; você, não; você vê, pára, olha e a examina demorada e detidamente; não contente, contorna-a para tomar ciência de seus lados e da dimensão terceira; intrigado, examina-a de cima, a ergue, move ou rola, para desvendar-lhe a base; já registrou cor, forma, volume, peso. Ainda não está satisfeito (nem nunca estará!) - estende a mão e a toca para sentir a materialidade, a tactilidade, textura, a eventual vibração e, se afirmativo, a conseqüente transmissão; na seqüência, encosta o ouvido nela pra ver se emite algum som; aproxima o nariz e funga e fareja em busca de odores; e, então, você, não se contém e, ao modo dos bebês, a leva à boca, a lambe - quer saber do sabor. Pronto, agora você a conhece! Não, você não a conhece e tem plena consciência disso e é isso que o torna artista. Fata morgana, ilusão.
Agora, você quer penetrar a intimidade dela para conhecê-la também por dentro, - e então você, dependendo do estágio, pega uma pedra ou um martelo ou um raio qualquer e bate na Kaaba para parti-la em pedaços, e cada vez menores, e ver, olhar, examinar para detectar o suposto segredo (esse mesmo que está em toda parte e a olhos vistos); e aí pelas tantas você esbarra na incerteza - aquela em que o obervador afeta o observado e vice-versa e nunca sabe ao certo o lugar e a hora. Impasse? Deixe isso para os simuladores e passe a considerar que durante todo o trajeto você usou o concurso concomitante de todos os sentidos e de acordo com a teoria do "Conjunto partes de um conjunto". É exatamente aí e então, e em função dessa concorrência, que nasce o sexto sentido!
Há certamente outros ambientes onde todos os sentidos entram em ação simultânea e produzem o sexto. Um, entretanto, é singular - o da relação sexual: envolvemos com o olhar o ser amado e/ou desejado; tocamos, acarinhamos, apertamos e esprememos sua matéria viva e plástica; inalamos seus cheiros gerais e específicos; ouvimos sua respiração, seus sussurros, gemidos e gritos; degustamos com a língua seus diversos e inebriantes sabores; e então ejaculamos - uns e outros - na esperança de criar algo novo e único.É sempre bom lembrar que a obra de arte só se realiza plenamente no "Outro" ... mostre-a, portanto, nos espaços próprios para isso - nas galerias comerciais, nos centros e espaços culturais e aqui na Galeria Virtual do Jornal e, por que não?, na praça, na rua, no mercado, na feira, onde for ... Monumentalidade impacta, mas é também bom não esquecer que as dimensões da obra de arte estão na razão direta da distância a que você quer manter o observador. E mais: de perto, nos oprimem e humilham; de longe, nos dão o geral mas subtraem os detalhes. Arte cura ar te cura. Não culpe o artista por não lhe entender as obras. E tampouco sinta-se culpado. O que ocorre é que estão vivendo momentos e sintonias diferentes. Um dia, quem sabe ... Não é conveniente nem apropriado o crítico de arte se arvorar em fiscal de obras, em censor, em exegeta ou hermeneuta. Melhor - revelar-se um apaixonado e excitante instigador, um vigoroso estimulante, sem prejuízo do indutor de dúvidas e de questionamentos. Leigo em arte, não se preocupe histericamente em descobrir o que o artista quis dizer com esta ou aquela obra. Faça a sua própria leitura e comunique-a a ele - é quase certo que ele ache graça e, quem sabe, até diga: "Nem pensei nisso, mas faz sentido. Valeu!" Pense nisso: Todo artista é também forçosamente um curador e um crítico de arte. Aliás, crítico é o artista, nós somos, críticos, somos moderadores. A arte, como de resto toda a vida é sanguinária - a toda hora pede, mais, exige, sangue novo - (vermelho)! Não se engane - na arte, como na física, nada é o que parece ser A desconstrução em arte é a mesma da psicanálise - vc desconstrói os monstros que lhe causam terror, joga o entulho no lixo e pronto, está livre. Artista, se um espectador disser que sua obra não lhe diz nada, diga-lhe que é perfeitamente lícito supor que ele esteja sofrendo de deficiência... auditiva. Mais do que desconstruir é preciso desestruturar e destruir os dogmas e os paradigmas. O artista não responde, o artista questiona. Quem responde é o espectador - questionando :-/ O sentido da arte dificilmente está onde o observador o procura. Às Kassandras que não se cansam de predizer a morte da pintura, diremos que de fato ela está morta, mas só enquanto nenhum olhar sobre ela recai. Porque no instante em que isso acontece, incontinenti ela torna a respirar e a ganhar vida - plena. Persiste ainda muita confusão acerca do conceito da "desconstrução" derridiana que por um lapso exegético e daí também hermenêutico encampou as heideggerianas idéias de "Destruktion" e "Abbau". A primeira sinaliza para algo intempestivo e tempestuoso, depropositado mesmo, exceção feita à katharsis resultante. A "Abbau" implica em método, plano, propósito, objetivo claro, um sistema. Quando a criança chuta o castelo de areia que acabou de construir na praia, ela se serve da Destruktion, mesmo porque a Abbau é inviável, no caso. Mas quando ela desmonta peça por peça uma construção feita com peças de Lego, até que não reste mais nada orgânico, salvo as próprias peças, ela pratica a Abbau, cabal e plena. Poderia ela ir mais longe e aplicar a Abbau nas próprias pecinhas? Prejudicado! por também inviável - nesse caso recairíamos novamente na Destruktion. Em qualquer das hipóteses, terminaríamos no território das subatômicas partículas elementares com a incerteza a espreitar, à nossa espera. Um horror! isso de não saber concomitantemente quando e de onde vem o perigo ... da luz! Imagine-se no submundo das subpartículas! Se é sempre bom lembrar que não existem copos vazios, já que cheios de ar, é também oportuno insistir que a cor não é propriedade nem atributo dos objetos - é função da luz. Beleza? Beleza não é certeza. Artista, ponha seu nome na boca do povo - não morde. Ir para frente ou ir para trás - que diferença isso faz, se tudo termina em aqui jaz? Desconstruir não é ir para trás - é ir fundo. Desconstruir é costruir in/verso. Não sou profissional, mas também não sou amador - sou amante (amado - assim espero) da Arte. Artista, na ausência de deus, aja vc como deus. Na presença de deus, não se deixa intimidar - aja como mais que deus. Não haverá hybris. Repetindo e ampliando: não há arte boa e arte ruim - há arte boa, arte melhor, arte ótima, arte perfeita, arte mais que perfeita, arte cum laude, arte com acento, arte com assento no Olimpo, arte que vai para o trono, arte canonizada, arte divina, arte pura e simples... Volta e meia encontro quem diz: "Não sei desenhar". "Sabe escrever?", pergunto irônico e, diante da afirmativa, fulmino: "Então sabe desenhar!" E para o analfaberto: Sabe rabiscar? Sabe desenhar. Arte é o que não é (deste mundo) Arte é acidente provocado. artista não crie um mundo bom - isso nós já temos - crie um mundo superlativo Todo artista sonha com o dia em que ele não precise mais assinar as suas criações, o dia em que bastará um olhar para reconhecer a autoria. Nem tudo é arte, mas indubitavelmente arte é tudo. Melhor: Tudo é arte = teorema : Arte é tudo = axioma. Artista: Mostre seu trabalho ao Outro, mas controle sua ansiedade por elogios - Nunca pergunte "O que acha?" - invariavelmente, eles mentirão. Melhor: se o Outro nada disser, tudo já disse. Se disser algo, observe-lhe a os olhos, a expressão, o gesto e a gestal toda, para ver se mente e em que medida - invariavelmente ele mentirá. Artista, no ato de criar, seja absolutamente soberano, mas recuse a coroa. Ddecreto por decreto a eternidade do concreto sem direito a veto o artita quando dá pista despista Não confundir arte mínima com asrte minimalista - aquela é pobre (e dee mínima, já basta a renda, a saúde, a educação, o salário mínimo!); esta, essencial. Em qqr das hipóteses arte é celebração de algo existente ou até então oculto ou inexistente. Mais: Toda arte é representativa do artista e representacional do cosmo - expressão de paisagens, figuras, emoções, sentimentos, idéias, sonhos, do X e do YpsilonFiChiPsiOmega. Venha, vamos nos abraçar e dançar em frenesí e delírio, abominar as modelos e os modelos e os parâmetros e os paradigmas, as leis e as regras e as convenções, a moral e os bons costumes, a polícia, os juízes e os promotores e nos entregar (totus tuus!) à expressão da emoção! Ouça! Em cada um estão todos. Venha, vamos ser artistas gauchistas na vida ;-/ Quando em 1915 Malevich apresentou o quadrado negro sobre fundo branco, o mundo se desesperou - os críticos se revoltaram e o público chorou com amargor: "Ele nos substraiu tudo que tínhamos e amávamos. Agora estamos sós e tudo que nos sobrou é um buraco negro". Não perceberam eles que a grande aventura da vida, da humanidade e da arte começava ali, naquele buraco negro que, qual portal do infinito, nos franqueava o acesso aos mistérios do porvir. Estaria Malevich se retratando e oferecendo um consolo, ao apresentar em 1918 o branco sobre branco, apenas perceptível pela transição do fosco para o brilhante, como a dizer que o buraco não era escuro, mas claro e brilhante e luminoso?! Arte? Exceção à regra. Arte? Ora excesso ora recesso. Ur, Nínive e Babel, Tebas e Menfis, Atenas e Alexandria, Roma e Firenze, Paris e Berlin, Londres e Nova Iorque ... não seria sem hora, Senhora, a vez do Rio de janeiro a janeiro?! Arte stricto sensu e arte lato sensu. Neste último, cabe a arteciência - existe arte maior do que dar um click e ter o mundo a seus pés, quero dizer, diante de seus olhos, sobre o écran?! Resmungam muitos críticos que ninguém mais desenha. Esqucecem eles que do barraco mais precário à quinquilharia mais inútil, passando pela bombas nucleares, tudo tem o traço de algum desenhista anônimo. Vácuo entre a arte tradicional e arte contemporânea - o que esta diz, aquele não ouve :( Que tal leitura labial?! Bom lembrar que a luz se propaga no vácuo mas não escreve curvas; já o som não se propaga no vácuo, mas contorno esquinas. A arte tradiconal só o vê o visível, id est, à luz da luz; a contemporânea enxerga mesmo no escuro mais escuro. Ou por outra: tal qual as virgens comportadas, que vão ao paraíso, e as insubmissas, a qqr lugar, a arte tracicional só vai até o sol; já a contemporânea, ao infinito, passando pelo inferno. É preciso ser ateu para crer no mistério; sim porqu para o crente Deus tudo explica. A escultura não é apenas mais uma figura - é um fenômeno da natureza, como um raio ou uma rocha. Arte, o último território livre, onde um homem pode realmente ser homem. De graça a Graça morreu sem graça não achando nenhuma graça. Somar, subtrair e dividir resultam em multiplicar. Tal qual o cientista, o artista contemporâneo tb não mais pertence a este mundo - entranhado na imensidão do invisível átomo, sentado como maria-chiquinha no arco do orbital, vigilante vigia e espera pela certa incerteza da aparição. Arte boa, a princípio, e por definição, toda arte é. Mas superlativa, cum laude e com acento, só é aquela que se impõe, nos submete, subjuga, domina e exige nossa interação. E o pior, melhor, o melhor - nós gostamos! A arte contemporânea resignifica os significados, re/significando assim a própria vida. É facílimo entender a arte contemporânea - basta ler as entrelinhas ;-/// A arte contemporânea não é sensorial - é uma experiência endôcrina profunda. No princípio era o desenho. Depois, a palavra. Quando esta é incapaz de nos expressar, recorremos ao desenho... ... que por sua vez precisa de notas explicativas. Namoro a geometria - portanto moro na geometria. Desejável que o crítico descesse do trono da promotoria e ocupasse, no banco dos réus, o lugar destinado à defesa, coladinho ao artista. A crítica começa, por exemplo!, no ato de nos vestirmos: ao perguntarmos ao espelho, à imagem refletida, ou a quem ao nosso lado, se tal cueca, calcinha, camisa, blusa, calça, saia, vestido, fica bem, combina, descombina, etc., na verdade, estamos elevando o "Outro" á categoria de árbitro e juiz, conferindo e atribuindo-lhe assim (nossos) poderes. Artista de altos teores. Há a fauna, há a flora e também artistas (?) há que, quando em baixa, denunciam a riqueza e o poder, com o único e inconfessável (mas também indisfarçável) propósito de deles se aproximarem e nem que seja à sua sombra viverem e as migalhas atiradas colherem. As estatísticas internéticas comprovam: Pornografia não há - o que há é hipocrisia. Desconstruir não é ir para trás - é ir fundo. empresto atelier portátil Ou por outra: no princípio, tudo era risco; que virou rabisco; que virou desenho; que precisou de mil palavras para se fazer entender; que precisaram de desenhos ilustradores; que precisaram de cor; et sic ... Sabe dançar? sabe desenhar Está gesticulando? está desenhando Falar em imortalidade da obra-de-arte ou do que quer que seja, é desconhecer ou negar as iplacáveis leis da natureza da natureza cósmica. É apropriada a propriedade de, com propriedade, desapropriar a propriedade. A arter agora é trans arte? Também quero transarte! Artista: Ouça as vozes interiores, que clamam, e deixe que dialoguem com as exteriores, que reclamam. É sempre oportuno lembrar: Você está no ponto zero das ordenadas, que passam por você e se perdem no infinito. Deixe que elas te trespassem e fluam livremente. um único ponto divide o espaço em três politizar a arte sim partidarizar nunca não confundir arte experimental com arte excremental pista para a polícia norueguesa que não consegue localizar o Grito de Munch - ele está preso na garganta. no exato mesmo instante em que um artista inventivo abre caminhos, ipso facto também os fecha - outros por eles não poderão transitar sob pena de mimesis ... ou por outra poética: à medida que ele abre caminhos, virado de costas, varre as pegadas para que outros (para seu próprio bem) não as sigam O que mudou na Arte Educação? Antes, as crianças tinham que colorir desenhos, mas sem "sair da linha!" - gritavam os professores. Agora, espera-se não só que saiam da linha, mas que invadam e coloram o mundo. para performar os formados precisam se reformar o conhecimento, tal qual o pensamento, é uma corrida de revezamento ainda assim o conhecimento é uma construção pessoal e intransferível - não se adquire conhecimento, adquire-se informação. crítico? crítico én o artista; nós somos moderadores. Tornar acessível a beleza visível, e, visível, a invisível. Artista: na arte, o que importa é o quantum de emoção que ela exporta e para onde nos transporta. a fotografias não recorta e amplia um fragmento, ela amplia é nosso olhar e daí nossa percepção sobre ele.
na arte, quanto menos se diz, mais se diz e vice-versa.
Não é nada não é nada, a Newsletter do site já completou uma viagem ao redor do Sol e 52 pra mailing de galeristas, marchands, colecionadores e afins. 'Simbora, embarque nessa de ArtistasParceiros++ - a passagem é só um cafezinho - por semana ;-/
A arte é um . pacífico :) arte te quero Arte
Conclamamos todas as obras de arte, que não dependam de climatização, que abandonem os museus, as galerias e as casas dos colecionadores e vão aonde o povo está - nas ruas, nas praças, no campo.
ópio sim óbvio não ...
... mas também não convém tentar a todo custo ser ambíguo - pode vez por outra perfeitamente ser óbvio - é o q exata mente a gran maioria ñ enxerga, razão pq dá a mão à verga :)
Dizia Lautréamont da beleza da sorte de se encontrar uma máquina-de-costura e um guarda-chuva sobre uma mesa-de-operações e da vontade de reduzir o leitor ao estado de extrema idiotice - algo, enfim que não fizesse sentido algum. Entretanto, considere-se que talvez a idéia não seja de todo destituída de lógica e coerência: Para que serve uma mesa-de-operações? Para suturar cortes. Para que serve uma máquina de costura? Pra costurar as partes de tecido que resultarão em guarda-chuva (que ainda oferece proteção e remete ao potente dispositivo que ilumina a operação :-// Caso a pensar ...
Artista não basta se sentir artista é preciso se tornar artista
Aprenda de cor - pintura é luz e cor
só há cultura onde não há censura
Arte abstrata é forma na forma de cor.
Sina - artista em cena ensina
a reta é viril - a curva é feminina
o macho é uma flecha - a fêmea é um arco
O macho é uma reta - a fêmea é dos arcos exêntricos
o macho é branco - a fêmea é preto
involução > revolução > evolução > ?
A arte é signicante à espera de que o observador lhe desvende os múltilos significados
A arte não está aqui para facilitar para ninguém - exige esforço e participação do observador, que, uma vez superadas as dificuldades inciciais pela ação direta da intuição intelectual, sensível e emocional, terá acesso irrestrito aos territórios da liberdade e prazer.
O penetrável e o parangolé de Oiticica, mais do que como objetos em si, podem ser entendidos como metárforas da abordagem da obra de arte por parte do observador - sugerem que ele entre na obra com tudo e, mais, a vista.
Já o envolvível de Enéas Valle, na mesma direção e sentido, complementando a idéia de HO, sugere que o observador não apenas penetre a obra e com ela se vista, mas que com ela também se envolva em todos os sentidos e com todos os sentidos.
Forma é ritmo, ou seja, fixação de um gesto rítmico, como quem, regendo uma orquestra em compasso ternário, desenhasse sobre tela translúcida e móvel, triângulos sucessivos, ou, dançando, registrasse os "passos", revelando assim o estado de espírito, que por sua vez se traduz, em essência e sereno movimento da realidade. O corpo desse ritmo é a linha, não descritiva, mas construtiva, por sugestão ou símbolo da expressão da alma. A execução deve ser precisa, apurada e delicada.
O artista apenas sugere, omite mais que diz, deixa a obra inacabada para o espectador (ter o inaudito prazer e orgulho de exclamar "Olha, o que descobri aqui!" e) concluir. Sua arte é como um hipertexto - pleno de palavras chave e links que remetem a algo profundo e invisível. É um momento (ou sucessão deles) de êxtase, como o súbito golpe do guerreiro (que não pode errar, nem consertar, sob pena de ter que cometer haraquiri).
A crítica morreu. Viva a crítica.
Mas o crítico não morreu: ele está lá no alto do morro de onde enxerga o que acontece no vale lá na frente, onde estão os artistas, e também no vale lá atrás, onde está o público. Sua função, pela situação, é dizer aos de trás o que fazem os da frente. E só. É pouco?!
O vermelho, e azul e o amarelo brigam para ver quem é o mais belo.
De que cor seria o mundo incolor?!
Ou por outra - supondo não existirem o vermelho, o azul e o amarelo, qual seria a aparência do mundo?
Upgrade in order to update :) - A arte contemporânea, q mtos ainda tem dificuldade d ab/sorver, ñ tem filiação, histórico, técnica, sistema, meios ou materiais - infanta, opera, como os filósofos pré-socráticos, com pureza e ingenuidade, com o olhar de um cego que subitamente passasse a enxergar. Ou, por outra: é quântica - como elétron que estimulado salta para orbital mais energético e ao retornar traz fotônica luz. rasgando assim o negro manto da escuridão.
O q o impressionismo tentou foi capturar um lugar em um instante, coisa de magia, conseguida só pela fotografia, assim mesmo relativamente, pq um infinitésimo de segundo é muuuuuuuito tempo - é infinito, já diziam Parmenídis e Zénon. Qto à pinceladas curtas, se explicam pela desejo de sincronizar o tempo do toque com o tempo de duração de uma cintilação na água. Ou para indviduar cada cépala e cada pétela das flores.
Começo com Gris que começou com Klee e do cilindro faço garrafa; da garrafa, violão; do violão, mulher; da mulher, árvore; da árvore, +; do +, -; do -, .; do ., nada ;-/
Mal não me queira por não ter nem eira nem beira.
O que é poesia? Asa.
E o q +? Casa.
Ou será que prosa e casa e poesia é asa?
P q será que pés não andam juntos?
Ou a segunda com a primeira no flanco.
Te amo minha língua percorrendo tua fenda.
Como uma criança com ou sem trança faço lambança encho a pança.
Adeus Deus - tu c'os teus e eu c'os meus.
Olha a Honda, olha a onda que peguei c'a minha Honda.
Quero seu presente de presente.
Máxi midi mini micro-saia saia saia saia sainha e vc tb calcinha
sonho entrar em sua câmera escura para me iluminar.
Limpe os pés de barro, entre no carro, tiremos um sarro, fumemos um cigarro, façamos o pigarro, cuspamos o escarrrro.
Lu lá usa e abusa? Não foi para isso q comprou o governo?
Não se contra as palavras com as palavras se deita e se rola se enrola se embola se mete a rola
Leigo, quer fazer arte contemporânea? Pegue um raio de luz, segure-o entre os indicador e o polegar, faça-o passar por um prisma de secção triangular e direcione-o para uma tela qualquer. Verá o invisível (a olho nu :-)
A arte e a gramática não são estanques nem exanques - convém usar na primeira toda sorte de (invisíveis a olho nu) sinais de pontuação e acentuação da segunda.
>>>público>>>crpítico>>>artista>>> - este, fora do campo de visão do primeiro, mas não do segundo que, a meio caminho, enxerga ambos e, captando os sinais de prospecção deste, os retransmite àquele.
alguma luz revela o mundo, toda luz o dilui
todo artista é um dédalo que para criar asas e voar, primeiro o labirinto precisa atravessar...
adivinha com que sonha o oito quando dorme...
academia (Esparta) = cama de procusto [q deita os estudantes (de Atenas) na cama e, se grandes demais, os poda; se pequenos demais, os estica]
+ do q paradigma visual, arte será enigma mental (Esfinge)
artista, ñ se deixe divinizar - toda apoteose é uma catástrofe...
Dizer q tudo é arte, é dizer q nada é arte
todo manifesto é uma tirania - ñ abra mão da sua liberdade
se a arate moderna é instintiva e emocional, a contemporânea é consciente, pensada e elaborada como se ciência.
ganhei o dia - quero à noite
vaso sanitário dizendo - "são de dois tipos, mas o que fazem é igual"
+ arte - religião
A abstração será formal ou informal - tertium non datur: formal, terá arquitetura clara e distinta; informal, será lírica ou histérica - um derrame, significante à procura de significado; como soltar um grito sem sinalizar se é de amor, de dor, de pavor.
A arte surge, não durante a aula, mas durante o intervalo.
A Grécia preconizou e iconizou um mundo perfeito e racional - A Renascença o aprofundou - A modernidade o afundou.
Grosso modo, a arte representacional revela o mundo - A abstrata, o artista.
Assim como o artista, no ato de criar, se despe, despoja e desfaz de todo passado e memória, assim também o espectador deve proceder para alcançar plena fruição - emocional e intelectual.
No ato de se apropriar de algo de alguém, é bom ter em mente a corrida de revezamento - a idéia é levar a chama adiante.
Superfície e fundo: Para apreciar a arte, não bastar olhar como quem olha o mar - verá apenas superfície -, mas mergulhar e ir até o fundo - é lá aue encontará o mundo.
Ser espontâneo não significa abrir mão, abdicar do controle e da soberania sobre a criação confiando no feliz acidente - acaso por acaso, a Natureza faz mais e melhor. Minha xamãnica avó Anatolí oferecia café aos consulentes e, ao final, após girar a chicrinha, com a borra no fundo, emborcá-la sobre o pires e esperar secar, "lia" o destino nos desenhos formados nas laterais intenas. Cega pela fé, não tinha consciência do que fazia, mas não passava de uma charlatã!
Mais do que outro humano, o artista é um processo e daí uma promessa.
Tal qual o artiteto, o rtista tem que ter artitude.
Sobre a repetição: O conhecido nos dá segurança (tautologia) - o desconhecido nos fascina (apocálipsis).
Toda represesntação é auto-alto-falante.
A arte só será arte quando se tornar indispensàvel à sobrevivência do Outro.
Quando todos se calam, o artista fala. Quando todos falam, o artista fala + altao.
Na arte não há erros - há mudança de rumos
Uma flor pode não ser apenas uma flor, mas um grito de rebeldia, um crítica atroz e feroz.
Toda arte é funcional e (bem) aplicada.
A arte é sujetiva na gênese, mas universal no alcance.
O perigo de estilo é perder o tesão.
Oiticica e Clark - aquele vestiu a arte; esta lhe deu asas.
É inócuo se perguntar "Quem sou eu?". O eu não pode conhecer o eu. Faça essa pergunta aos outros, junte as respostas e monte um quadro cubista.
Todo ismo, produz, em maior ou menor escala, um sismo.
Figura e fundo: foi-se a figura, sobrou o fundo (em q mtos vão fundo e afundam; outros emergem p/ nos dizer o q há no fundo do fundo).
Críticos criticam crítica ser operada por escritores/poetas - ñ percebem ter isso sido necessário p/ humanizar a crítica.
Está certo que o ponto de fuga foi posto em... fuga, mas o ponto de vista, esse ninguém tira.
é sempre bom lembrar que não vemos coisas - vemos cores e formas
Para os que vaticinam ou decretam a morte da pintura: O mundo sem cor é um mundo de horror - tire a cor e baterá com a cara em não sei o quê, tropeçará em ñ sei o q, não me verá e nem verá o abismo em que cairá... sentirá um baque contra não sei o q e... morrerá.
contido NÃO contido: filosofia > estética > arte
Falar em originalidade é desconhecer a história em geral e a história da arte em particular
Paradoxo: O artista, qdo abre caminhos, ipso acto, fecha caminhos.
Lato sensu: crítico, todo mundo o é, o tempo todo, em todo lugar (na frente do espelho, então! - as mulheres entendem disso como ninguém:)
Stricto sensu: p/ os nazistas saudosistas da crítica judicativa (Anátemá-ten!!): ignoram eles ter ela morrido e enterrada sido c/ sua alma ardendo em flamantes barris de piche e enxofre?! Foi-se a função, ficou a palavra, q usamos, sim, e prazerosamente! reanimada por humanismo e (doce) Piaget. Melhor q tribunais ad hic et ad hoc ou de exceção.
Gravar sons de tiroteio intenso e passar escondido durante a missa na igreja
qdo, em 1917, Duchamp apresentou seu urinol assinando-o como R. Mutt, matou 3 coelhos de uma tacada só: R. Mutt, pronunciado junto - Armut -, em alemão, significa Pobreza; já Mutt sozinho significa Coragem; e o ready made, que o artista não precisa como artesão ou técnico construir, ganhou o mundo contemporâneo. Mais inteligência na arte.
alle Kunst ernährt sich mit Dunst
Arte = a arte do destaque = pinçar cirurgicamente detalhes (de outro modo imperceptíveis) do drama humano, da tragédia animal, da physsis em geral, destacar, ampliar até os limites do infinito (sic), aproximar, revelar ao mundo para elevá-lo.
Liberte-me - pediu a cor à forma. não atendida, vazou e se esparramou e assim novas formas criou
Olho para a janela ou ela olha para mim?! Entro porta adentro ou ela "entra" sobre mim?!
Se é, e é, verdade que a parte está no todo, também é verdade que o todo está na parte.
A geometria nos une - A abstração nos caracteriza.
Kitsch is cute.
Memento mori = faz, desfaz, refaz, até que subitamente "Aqui jaz" :-(
nossa sina = mensina qeu tensino
Teorizamos, discorremos, definimos, conceituamos, tergiversamos sobre arte, já que mais do que um paradigma arte será sempre um enigma
É preciso ter em mente que, enquanto a História for escrita pelos vencedores ou pelos vencidos, não haverá História - só haverá História, se, e somente se, e ainda assim de temerariamente, ela for escrita de modo idêntico por ambos.
E por que não?! É esta a pergunta mais demolidora a ser feita aos que nos vêm com imperativos negativos - não faça isso, não diga aquilo. Subitamente, o tempo fica em suspenso e somos remetidos ao início, começar do zero, argumentar passo a passo.
'peraí, não precisa exagerar - em suas investigações seja lá do que for, convém ir só até o limite da insanidade :-)
criações há que quedam em silêncio; outras, monologam; mais outras, dialogam; e há as que... vai daí, leitor.
eu olho pra janela e a janela olha pra mim - até aí, nada espetacular. o espetáculo começa quando vejo de que lado da janela estou - de dentro, olhando para o público ou de fora olhando para o íntimo
Diz:
O q é o q? O q é o q.
Ñ tem ateliê? A cabeça é o q?
Ñ tem suporte? A Terra é o q?
O q é o q? O q é o q vc quiser.
Quem ñ tem cão, caça com gato. Quem, sem gato, caça na raça.
Espere, ñ precisa exagerar - em suas pesquisas, vá só até o limite da insanidade.
Eu olho pra janela, a janela olha pra mim. Simples. Complica, qdo em dúvida se estou do lado de dentro da janela, olhando pro público, ou, do lado de fora dela, olhando pro privado.
A pedido, repetido : Sempre que algum gaiato me pergunta : Pra que serve a arte? respondo : Pra ser servida - no café-da-manhã, no almoço, no jantar, na hora de amar e de odiar, de dormir e de acordar :-)
Tautologia: pintor não pensa coisas, pensa cor.
minimalismo > micromalismo > nanomalismo > piconanismo > angströmnanismo > infinitisemalnanismo > onanismo :-)
civilização> prática do caoshomo faber > home cyber
|/ = homo erectus não dispensa o intelectus :)
Desnecessário dizer - Imperioso re/lembrar: crítico só, e somente só, será crítico se autocrítico.
Crítico? Só se for autocrítico
A problemática da arte se resolve artisticamente - a problemática da razão, razoavelmente.
Para os acomodados: o ser e o nada não podem ser tomados como dados - tem que ser estudados.
Mudança e movimento > pleonasmo?!
escreveu-se de montão sobre cor e disse-se a fundo perdido, MAS ninguém disse o que é cor e por que ela torna o mundo visível.
convém não se deixar impressionar ou perturbar pelos preços milionários que alguns artistas, mortos ou vivos, alcançam - isso são mafiosas jogadas financeiras ou lavagem de dinheiro ganho de modo fácil ou... na "vida fácil". Faça seu trabalho e pronto! E ponto. Final.
é também sempre bom lembrar que também não convém idealizar ou divinizar a arte - relaxe, é uma atividade como outra qualquer, nem mais nem menos digna. tampouco foi algum hipotético deus que lhe deu alguma missão - vc escolheu ou por tua natureza foi escolhido a ser artista, como outro qualqer ser... golpista. sobretudo não entre numa de querer salvar o mundo, mesmo porque o mundo não precisa ser salvo, precisa é ser vivido. O mais plenamente possível. E pronto. E ponto. Final.
quando estão por baixo, muitos artistas gritam histericamente pela democratização da arte; quando chegam em cima, pelo elitismo.
de fato carloshavia uma pedra no meio do caminhohá um banco no calçadão de copacabana vc sentado nele sento tb te abraço te beijo autografo o meu claudinha
para Carlos se divertir nas insones noites deixo-o em teu colo me escondo atrás do coqueiro passantes param olham admirados passam subitamente casal de meia idade vai até vc pega o livro folheia lança olhares furtivos ao redor segue caminho levando o teu claudinha afogueado parto pra cima deles os intercepto ofegante esse livro é de vocês? silêncio amarelado incendeio-os com meu olhar não o pegamos ali o pegaram ali?! mas vcs o folhearam viram ele pertencer a carlos não? novo silêncio agora avermelhado sim mas vc tem razão não devíamos ter feito isso vamos recolocá-lo no colo dele recolocaram a claudinha em teu colo vc me censurando por minha imensa estupidezfoto flavio carvalho
Incautos ironizam conceptualistas e similares por terem que fornecer junto com a obra bula explicativa. nada errado nisso: imagine foto de pessoa/s sem legenda e entenderá o porquê da bula. é preciso tb que fique claro que o artista da bula não se dirige a seus pares, que, supõe-se e é de se esperar que entenderá de cara o trabalho, mas ao público maior, mais ou menos leigo, não versado e não educado para num olhar captar a mensagem... assim, a intenção é ampliar os epiciclos e atingir e conquistar para a arte maior número de pessoas. de fato, o leigo, frqüentemente não entende nem mesmo um "simples retrato" - quantas vezes já não ouvi alguém desfazer de da Vinci ou Vermeer ou Velázquez dizendo tratar-se de simples... retrato da giocô, da menina perolada ou do papa. e por aí.
Leitor, surgindo dúvida, no crítico instante da aquisição da obra de arte, não hesite em questioná-la:
a) Satisfará ela seus anseios estéticos?
b) Conferirá sentido ao semsentido da vida?
c) Tornará o mundo + inteligível?
Se, inequívoca, ela responder Sim, Sim, Sim, não hesite em incorporá-la ao seu cotidiano. Não haverá arrependimento.| Oscar Niemeyer - 100 de vida e obra |
.Dir zu Füssen, Oscar! .Há uns dois anos, na galeria da filha Anna Maria, cansado de fazer sala aos convidados, Oscar se dirigia à sala contígua, quando, ao vê-lo andar, certamente por algum desconforto momentâneo, com alguma dificuldade, interceptei-o e falei baixinho:
- Deixa eu te levar no colo, Oscar.
Estranhamente, ele não estranhou o estranho oferecimento de um estranho.
- E você me agüenta?! - desafiou achando graça.
- Claro - respondi feliz e, já abraçando e suspendendo-o por instantes, arrematei - Você é leve como a pluma com que desenha. E eu vim de muito longe só para te dizer isso".
- De onde? - curioso, piscou.
- Láááááá da Grécia antiga.
- Ahhh Grécia... - Oscar murmurou nostálgico e, com olhar cintilante, devaneou, mais falando para si do que para mim - a Grécia nos deu tudo!
- Tudo não - o corrigi. - A Grécia nos deu a flecha e você nos deu o arco!
Nisso, alcançada a sala, Oscar sentado, sintomaticamente, numa cadeira alta, brindamos à aesthessis, e ele seguiu escalando o topo do Olimpo. Eu, a seus pés -
Dir zu Füssen, Oscar!
Um oscar, NÃO! 100 oscars p/ O Oscar - Essa é p/ vc, Oscar = Vida mansa cansa; trabalho descansa:)
: Arte não é álibi.
adestrando, amestrando, exercitando a liberdade - a minha e sobretudo e principalmente a sua!é sempre bom lembrar que todo objeto artístico OU tem momentum retiniano OU tem momentum mental - alguns têm ambos (o que não necessariamente, e nem sempre, os privilegia)
é enganoso pensar que a vida imita a arte; melhor, a vida pode até imitar a arte, MAS a natureza, nunca! tudo é sempre mimetismo.
Você gosta de arte? = Pergunta idiota
bom saber saber ser bom
Alle Kunst
exercitandoadestrandoamestrandoliberdade
ciente d q ela me pode ser subtraída, MAS o conhecimento, NÃO!Toda superfície (horizontal, vertical ou inclinada), exemploclássico=parede, é um deserto e como tal pede oásis = pinturas, esculturas, objetos (gags+gadgets, indlusive, widgets) contemporâneos. Assim, qdo eu me tornar Imperador do Mundo (Ave, alle Kunst!) dois pontos "obrigarei" todos os governos e todos os funcionários públicos e privados, e todos os cidadãos em geral a enfeitarem todas as superfícies de repartições, salas, quartos, cozinhas, banheiros, fábricas, galpões, lojas, bares, inclusive todas as habitações de todos os animais domésticos etc e tal (nada mal) com obras de arte. Quem desobedecer, perderá a cabeça e enlouquecerá:)> ou vai ou racha > se bem q primeiro racha e depois vai (não foi?!) pt depois eu volt
... não disse que voltava? voltei pra dizer não esquecer mandar tb obras de arte pra marte, vênus, merc, lua e cia (ilimitada!) pt dps volA reta não tem jogo de cintura
A arte tradicional fornecia o produto pronto e acabado (este vocábulo é significativo por sintomático) - já a arte contemporãnea o fornece semi-acabado como se convidasse o espectador a decifrar, interagir e completá-lo sentindo-se assim co-autor, mais e melhor, cúmplice. Ou por outra: a arte tradicional tratou o público como um completo idiota; a contemporânea como um parceiro de igual para igual, um... sócio igualitário.
"Agora todo mundo dá uma de artista" - reclamam uns com ironia da popular e democratização da arte, MAS esquecem que foi exatamente isso que a própria arte sempre quis e incentivou - valorizar as pessoas dizendo-lhe que também elas podem e sabem fazer, criar beleza e reflexão. O mundo só será perfeito no dia em que todos, indistintamente todos, forem artistas.
Arte consumada = arte consumida
Artista, grosso modo, não mente, MAS tb nunca diz a verdade :-)
A arte contemporânea não veio para substituir, MAS para somar.
O artista não precisa ser gênio > basta ser artista
Geometria sem a histeria da termometria > SocraPlato diz serem naturalmente belas as formas daquela, q aqui afetivo: círculo=aliança / triângulo=amoroso / quadrado=casa (quem casa, quer caso)Mudança e movimento > uma e outro nos aterrorizam
Arte nativa rejeita o português > se desenrola em brasilês: gíria agramática assintática livre.
Obviedade necessárias: Luz e/é cor
Artista: quando cria entregue-se plenamente à cria > não se preocupe com o sucesso > o sucesso é convidado - se vier, melhor para todos; se não, pior para ele - vai perder a festa.
Academia? Só se for a do Platão... e olhe lá! Aristote chamando para um perípato. Epicuro ali na esquina. Zenon afina o discurso conforme.
Ponto final?! Não existe ponto final. E a prova disso está nos próprios livros > veja quantos pontos finais eles contêm.
Artista: Esqueça os velhos mestres > comece agora mesmo a construção dos novos mestres > que tal você ser o primeiros dos que você conhece?!
Para os que se ressentem da Arte Contemporânea > - é sempre bom lembrar que ela não veio para subtrair e muito menos para substituir > ela veio para somar > amplificando a abrangência e o alcance das artes, conquistando espaços (e materiais) antes interditos à arte tradicional, tais como política, sexualidade, corpo, religião etc e +. Já imaginou que chative se a humanidade só representasse mitos seculares ou religiosos, retratos, paisagens, genéricos...?! E o exemplo que cito é: assim como o cinema não veio para matar o teatro e a tv não veio para enterrar o cinema, assim também a Arte Contemporânea não veio para rezar a missa do sétimo dia da arte tradicional
Calma, gente, não precisam empurrar > há lugar para todos.Não há como entender a dicotomia "matéria e mente" > esta é função daquela, assim como função do olho é ver; do ouvido, ouvir; do cérebro, pensar etc e +, dentro de um todo orgânico. A atividade "ver" não existe sem um olho, e o olho não é mais olho. Idem, o ouvido e o cérebro, que extraido o cérebro, cessa a atividade "pensar" e o órgão fora da cabeça não mais órgão.
Penso num combo banquinho-luminária (com tratamento antitérmico) > a pessoa encominza espaço, tem luz baixa (recomendável) e ainda brinca com os amigos "Sente-se, sinta-se iluminado em tuas partes íntimas" etc e +.
Religioso, pinto alvos na boca, nos seios e no venéreo triângulo da Maria > nua em pé e me encarando com monalíseo sorriso.
Está certo q qdo um artista abre caminhos, ipso acto, também fecha caminhos. MAS também está certo que o conhecimento é sempre adqurido "a partir de" > ou seja, dá para achar atalhos e construir em cima das fundações alheias, sem que cometa apropriações indébitas.
No desenho arquitetônico e no industrial, qqr traço em falso constitui erro (por vezes fatal). Já na arte não > e até pelo contrário: o traço não desejado se torna expoente do inscosciente e daí mais autêntico e expressivo.
.O risco da vida | e o risco da morte —
.Créu p/ os incréus q ñ crêem em compra de arte à distância - por foto > mas se até há pouco até casar casava-se por mera correspondência e depois c/ troca de fotos e agora via webcam?!
Arte = anseios intrínsecos ansiando por relações extrínsecas = comunicação
Ubi societas, ibi ars = onde há sociedade, há arte
Ineditismo - p/ se livrar do pigarro/escarro ñ acender cigarro c/ fósforo, acender fósforo c/ cigarro
Credenciais: pintar o 7 = razão suficiente, MAS ñ eficiente, p/ ser artista > +prautista
Re: Vida sem arte?! Descarte!
É sempre bom lembrar q na vida há 2 atividades essenciais - a ciência operando com a razão e a arte, com a emoção. Assim, por + técnicas e eruditas sejam tuas criações, se ñ irrigadas com teu sangue e inseminadas com teu sêmen/óvulo, serão carentes de conteúdo, vazias de propósito, estéreis formalismos. Serão arte, movente e comovente, se dotadas de eficácia e produtoras de efeito. Aquela, efêmero gênero; este, eterna espécie. Criar, portanto, almejando entrar p/ a humana História e nela ficar! O q só será possível, ñ confirmando fatos, MAS contestando teses - sublevar-se e subverter, derrubar, transformar tudo quanto segura, retarda, impede a evolução, a marcha, melhor, a procissão cósmica de humanos e d+ viventes. E com maior razão neste país tropical de escandalosa, pior, criminosa distância entre ufanística ficção e desnaturada realidade. É preciso, enfim, reformar as neofóbicas, obscurantistas forças conservadoras.
Também é sempre bom lembrar àqueles que vêm com o papo "Não, porque eu sou muito espiritualista" etc e +, como se ser espiritualista fosse superior a ser materialista e até se contrapusesse a ele: Lembrar, então, que o espírito não habita o vácuo, habita a matéria e se funde e confunde com ela. Ou por outra, mens sana in corpore sano.
Levou a tal extremo o lema de que artista bom é o que pinta com o coração, dando seu sangue, que ao final fazia um furinho na ponta do dedo e pintava com o próprio sangue
É preciso libertar a cor que há em você, abrir as comportas, mais, romper os diques que a represam. Deixar que ela flua, escorra em tempestuosa enxurrada e invada e inunde a você a todos os humanos territórios, transforme o mundo em um mar de cor.
Representar, em qualquer das artes, não importando se figurativa, simbolica, surrealistica ou abstratamente, é sempre algo propiciatório, um ato de exorcismo.
Artista todo mundo é > o problema é que a maioria não sabe disso;-/
Vou à rua e o que vejo? Cor, cor, cor. E não apenas na epiderme das coisas, mas também no âmago, como se o que chamamos de objetos nada mais fossem que cor compactada. Assim, seria + q justo dizer que vejo, não flores, mas cores em você!
Vi Jesus pairando no céu, nu, segurando a genitália, por sobre a panagem, no rosto a expressão de quem diz: Aqui, pra vcs, seus incréus!!!
Arquitetei casa cuja sala, em vez de cadeiras, tinha vasos sanitários e vasos pra flores - as pessoas cagam ou florescem?
Dizer "O essencial é invisível" é falácia que não leva a lugar algum, pois sendo o invisível micro e o visível macro, vem a ser que são a mesma coisa, questão de escala, e portanto ambos são igualmente essenciais.
Já sei - vc não gosta de arte ou não entende de arte: a primeira opção está prejudicada - só não gosta de arte quem vivo não é; já qto à segunda, idem, pois todo mundo entende de arte - tanto isso é verdade que no ato de comprar casa, carro, móveis, vestuário etc. ou procurar namorado, a primeira coisa que avaliamos é a arquitetura, o design, a arte que há nessas coisas. E isso, mesmo qdo a gente é pobre, caso em que somos obrigados a optar pelo... mais barato. E mais: qdo na frente do espelho, experimentamos esta ou aquela camisa, calça, saia, vestido etc. e decidimos intimamente o que combina com quê, estamos fazendo mais do que entender de arte - estamos fazendo arte!
O artista guarda semelhanças com o artista > eles não passam pelas coisas nem as coisas passam por eles > eles param o tempo e prestam atenção e examinam : o cientista pergunta às coisas: por que isso? por que aquilo? o artista não pergunta: ele vê e lê a beleza, o mistério, a magia e recria, transfigura, transmuta, sublima.
Ou por outra: artista é aquele que presta atenção a tudo que acontece no mundo exterior, no mundo interior, e na zona limítrofe e depois vem nos dizer deles em sua linguagem própria da arte.
Agora que fui oficialmente condecorado com a mais alta insígnia da Academia de Artes da França e extra-oficialmente nomeado "olheiro" ou caçador de talentos para exporem no Louvre, penso inundar e rejuvenecer este museu com o fescor e a adolescência da arte nativa com sua dionisíaca exuberância. Deixar claro, que dionisíaco não quer dizer orgia e sacanagem e sim ritos de propiciação e aversão para a fertilidade e a procriação, a celebração da vida, seu êxtase. Resquício popular disso vemos nas festas de santo antônio, no nordeste, quando os homens carrgam um pau e as melhor o tocam, pegam nele, para conseguir casar e procriar. Claro também que só pegar nele, tocar, segura, alisar não procria, MAS já é preliminar decisiva, pois uma vez o homem tendo seu pau tocado, alisado, ele fica louco de vontade de procriar e faz o resto - o põe, enfia no lugar apropriado, esguicha a semente e o incriado criado será.
Ou melhor ilsutrado: artista é quem não passa pela vida bem permite que a vida passe por ele - ele se detém e a detém para examiná-la e ver o que cada pedacinho tem de significativo e essencial, digno de ser comunicado ao Outro.
Judeu vai à Jerusa; cristão, à Roma; Muçul, à Meka; artista, ao Louvre.
a/b=a+b/c > amo a simetria, MAS sou amante da assimetria > aquela me dá segurança; esta, inquietação.
Memória descritiva de esboços, desenhos, pinturas, esculturas, instalações, performances, happenings e + - by Alle Kunst Os integrantes do G7+Rússia fodendo o globo terrestre por todos os lados.
São Jorge enfiando, ao invés da lança, o piru no cu do Dragão
Ceia de Natal com ricos de smokins sentados à mesa e mendidos ao redor catando os restos - O que os diferencia?
Mulheres comendo pirus de homens assados no espeto
Edifício residencial de muitos andares sem porta de entrada/saída.
Teste do dedinho: Galeria com cartolinas brancas penduradas nas paredes > eu espeto o dedinho do público e ele atira a gotinha sobre o papel.
Venha pintar com meu pinto: Galeria cheia de pintinhos. Público circula entre eles, apanha um, molha suas patinhas em travessas de tintas variadas e os põe sobre papéis brancos estendidos no chão.
Cristo na cruz com marcas de beijos de batom - uma nas mãos, boca, mamilos, pés e vários no piru.
Sapatos masculinos e femininos com pregos no interior > pontas, claro, virads pra cima.
Torres das torres do Congresso rachados por um raio e se inclinando perigosamente para fora.
Mulher exageradamente maquilada em cuja testa está escrito "Cu i dado! Tinta Fresca".
Não pise em ovos: Galeria com chão cheio de ovos > público circula cuidando para não pisar neles > quem pisar leva ovadas dos demais.
Calcinha com inscrição "Triângulo das Bermudas"
Pessoa calçando sapatos em que um aponta pra frente e outro pra trás ou ambos para os lados.
Homem nu de brucos levitando a poucos centímetros > parece apoiado sobre a ponta do piru.
Não sou homem de marca de batom na gola da camisa e sim na braguilha da calça
Costurar com linha grossa todos os orifícios de uma boneca feminina titulada "Eu te amo!"
Desenho de homens que nos lugar dos olhos tem bucetas
Ponte na entrada da Galeria suspira profindamente à passagem dos convidados
Kites de garrafas de Coca e de Cola à venda
Capacho com pregos ponta para cima à entrada da galeria dá as boas-vindas aos convidados e lá dentro cadeiras, bancos, mesas, pratos, copos, etc tudo com pregos
À entrada da galeria distribuir faixas de gaze ensanguentadas para amarrar na cabeça inscritas Gaza
Pintura da estrela do PT primeiro orientada pra esquerda e depois dá meia volta e voa pra direita.
Camisola ensanguentada estendida no chão e pau fincado nela - ao lado um martelo.
Espetáculo do crescimento: De todas as paredes da galeria surgem camisinhas murchas e aos poucos vão se enchendo de ar e de porra.
Cuecas com inscrição "Mami, mame aqui"
Na galeria: Galinhas com cartazes amarrados na costas e inscrição virada para trás dizendo "Vendo ovos fescos de hora em hora - Mete o dedo do meio no meio e escolha se mole ou duro"
Coisas há, para as quais qto + olhamos, + delas gostamos; e outras q, qto + olhamos, + desgostamos, melhor, delas enjoamos. Não me pergunte a quais a arte convém pertencer para arte ser.
Performance: tal qual caixinha de engraxate de rua, bolei para maquiladores de rua canga adaptada contendo material de maquilagem e ajustáveis/fixável à nuca das (melhores) mulheres - dái é onde houver acúmulo de mulheres oferecer o serviço de maquilagem total ou apenas retoque.
Um recipiente em forma de livro supenso do quela 'pingam' palavras e frases
Compro pele de homens e mulheres para revestir estátuas de silicone para que tenham a densidade, consistência, temperatura, cor e textura dos vivos e, prontos, sejam dispostos em pé e pose de abraço, na sala de visitas ou no dormitório.
Performance: Ir a eventos com um ovo em cada mão e fazer malabarismo com eles > à pergunta "Que ovos são esses?" responder "Como assim? São meus ovos, assim esses - apalpar o saco do interlocutor - são teus" ou, se for mulher, encostar os dedos nos dois lados da barriga dela e dizer "...assim como esses óvulos são teus".
Tradução de L.H.O.O.Q > Mona lisa, nua, com brasa entre as coxas.
Caixão sobrescrito: Verme prestes a virar ração para vermes
Escada cujos degraus são feitos de livros
Homem com escada apoiada sobre a cabeça e no topo dela escrito: Descida para o inferno.
If I had a hammer - Baterisa com martelos e diante dele ao invés de drums crânios para ele martelar.
Mulher gigante de grande buceta com hímem virgem feito de papel-manteiga > cada convidado, ao tentar passar pelo buraco para entrar nela acaba rasgando-o (intermitente - hímem de plástico que estica mas não se rompe para hímem complacente).
Anjo Gabriel anuncia à Maria, nua, só que no ouvido dela como se segredo ou safadeza: "O velho Javé tá louco pra te comer".
Pedofilia: Menina ou menino sobre mesa de jantar com toalha branca imaculada e ao redor velhos babando
Mulher nua com "Alugo vaga" escrito na barriga sem deixar claro se é na buceta ou no útero (barriga de aluguel, onde já um ou mais fetos)
Mapa do Rio em que os rios e a baía onde desembocam são de sangue
Catadores de lixo, em dia frio, diante de grande lixão, se aquecem com fogueira alimentada com livros achados lá mesmo, no lixãode.
Mundo em que as mulheres tem o peito igual ao dos homens e ele só cresce à medida que cresce a barriga quando engravidam e deimui após terminar a lactação.
Gaiola das Pombas: Mulheres com gaiolas sibre o sexo.
Quadratura do círculo: Homens/Mulheres nus de mãos dadas em círculos e sendo empurrados por 4 bulldogers com barra de ferro quente e na frente - um de cada lado da rosa dos ventos. Variante: cabeça no meio de prensa de quatro faces em movimento
(.) > aqui, aquilo
Cartas na mesa: cartas de ardente amor e sexo abertas sobre a mesa para serem lidas pelos visitantes.
Queimadas amazônicas: mulher nua no chão e fogo no cabelo, sovacos e pentelhos
Esculturas de homens/mulheres de ouro, bronze, ferro, papelão, papel, plástico... etc...
Outdoor diz: "Governo constrói habitações populares", mas o que se vê são pontes e viadutos com pessoas cozinhando, dormindo, fazendo sexo etc.
Mulher romântica sonhando com homem nu de cujo piru brotam flores
Olimpíadas do sexo: Homem acende a tocha/piru na buceta de mulher cuja buceta é pira.
Cadeiras sentadas sobre outras cadeiras e mesas sobre outras mesas...
Jovens carregando nas costas sacos cheio de horas e velhos carregando nas costas sacos com poucas horas
Mercado de meias mulheres e meios homens: uns partidos na vertical e outros na horizontal - entre sexo e umbigo.
Outdoor: Brasil Exporta_dor de commodities: vê-se sacos de grãos e mulheres/travestis
Carmelitas descalças - mulheres sem calcinhas.
O aro da tampa do vaso sanitário com pregos ponta pra cima
Vaso sanitário para quem sofre de intestino preso: ao sentar ouve-se ruído assustador que o faz (se) cagar na hora.
Intestino preso: Pessoas em cujas barrigas se vê celas e grades e intestino algemados
Homem com barba em forma de pregos ponto pra fora e mulher com os pentelhos idem.
Cristo crucificado - só que de costas pra cruz e com a bunda exposta
>Remoendo o remoído: Prazer e reflexão - binômio sine qua non dos produtos artísticos serem artísticos. Em brasileiro obscuro: o produto será artístico se nos instigar o senso estético e desafiar o entendimento. Sem, claro, decair na charada e virar piada. Desnecessário tmb dizer da inconveniência do artista parasitar mestres icônicos ou neles se escudar p/ justificar. MAS se o fizer, q seja p/ contestar, ñ homologar. Final: ñ rechear a obra com referências e citações artistóricas resvalando p/ retórica erudição.
>Trace um segmento de reta no chão - ela sempre será um arco (como o barco q sempre navega montanha d água acima)Grande dicionário no chão como se mar fosse > Eu com vara pescando palavras
Nossa Sra dos Prazeres Cruéis: Mulher nua caindo sobre a ponta da Torre Eifel
Guerreiro com armadura sobre mulher nua: le repos e le repas du guerrier
Trocar pés pelas mãos: Pessoas com pés no lugar das mãos e mãos no dos pés
Caixões coloridos com temas psicodélicos
Costurar com barbante mapa dos eua com iraque, síria, iran, corréia do norte, afganistão
Tanque de guerra em forma de lavanderia
Óculos com retrovisores no alto
Cavalete com pano em que está escrito: Não levante este pano. O curioso que levantar lerá sobre o espelho: Idiota!
Fonte da vida: Poço em cujo fundo está a foto de buceta
Vaso sanitário com flores e merda no vaso de flores
Sapatos com parte superior espelhada para ver calcinhas de mulheres
Edifício sem porta, MAS com inscrição Entrada livre
Figuras humanas divididas ao meio na vertical e horizontal
Intervenção site specific - homem metendo na buceta ou cu ou etre peitos ou boca
Cadeiras presas no alto de parede e escada ao lado para subir e sentar
Plantar árvorezinhas com copa pra baixo e raiz pro alto
Faixa de gaze ensanguentada e inscrição Faixa de Gaza
Um prego "Pregão" na Bolsa de Valores e Dolores
Logo acima da buceta tatuagem: Entre sem bater
Homem em cadeira de rodas com cadeirinha instalada em frente ao rosto dele para mulher sentar de pernas abertas e ser chupada por ele
Cobrimos qualquer oferta: homem cobrindo com coberto as ofetas dos concorrentes
Dedicado a Lewis Caroll: Através do Espelho (furado ou rachado no meio)
The looking galss > Espelho com olhos abertos
I responsável
Cristo na cruz segurando pão e vinho
Bandeira inscita: Ordem - Progresso - Cadê a Justiça Social que tinha que estar aqui?!
Enviar convite de casamento da minha mão direita com minha mão esquerda
Edifício em forma humana cheio de janelas onde se vê gente morando nele
Tabuleiro de Xadez na vertical - peças magnetizadas para não caírem
Edifício é difícil
Mas fashion e cartaz: As malas dos malas
Performance: "Quero os humanos como os humanos são" - nus > humanos em atividades cotidianas : comer, beber, fumar, mijar, cagar, foder, ler, trabalhar, bricar entre si e com filhos e +.
Uma linha = solidão / linhas paralelas = amizade / linhas concorrentes = sexo / triângulo = amoroso / quadrado = racional (casa, casar, ter casal de filhos)
Há um sentido específico em que a arte convém seja óbvia - pq justamente é o óbvio que para a maioria passa despcebido.
Enganoso pensar que tela toda azul é abstrata - ela pode estar "repesentando" pedacinho do céu, do mar etc e tal
Razão = poder paralelao (ao sentimento) com função moderadora?!
Mulher nua de costa e miniaturas de árvores plantadas nos pentelhos.
Díptico: mulher tirando leite da vaca e bezerra mamando em mulher.
- = homem // () = mulher
Porta que abrindo não leva a lugar algum
Ilusão óptica: pintar as colunas do MASP na cor do... ar para ele parecer flutuar.
Lata de lixo contendo religião, horóscopo, tarôt, quiromantes, adivinhos etc e todos os charlatães.
Bu->
Homens em jaulas e gaiolas sendo alimentados por aves e animais.
Buceta com véu de noiva e piru de gravata borboleta casando
Árvore sentada sobre cadeira de madeira (sua bisavó)
Cristo na cruz todo ele feito de pregos
Tá tudo dominado: Cristo do Corcovado segurando metralhadora e atirando para todos os lados.
Cristo maquilado como mulher dizendo: venham todos, tenho amor para dar e vender
Cristo ao invés de pregado parafusado.
Cristo em camisa de força gritando: Me soltem seus loucos
Natal sem fome: velho de piru murcho e mulher-pirua gostosa sobre a mesma
Procissão: homens carregando homem nu e mulheres carregando mulher nua vindos de sentidos opostos se encontram e promovem a entrada do piru na buceta
Homem segura bilhete e grita "Ganhei na raspadinha". Outro, nu e piru mole pingando, grita: Ganhei a respadinha!.
Eros: -><- | Éris: <- ->
Eros (une pelo amor) é o inverso de Áres (separa pela guerra)
O espetáculo do crescimento: boneco com piru endurecendo e murchando sucessivamente...
Ninho feito de espinho
Abaixo o Pentágono
Cartolinha feita de luz com alfinetes de ponta pra fora e borboletas são atraídas e se espetam neles
Mulher nua, pernas afastadas, tesoura depontando da buceta > Garantia antiestupro.
Mapa do Brasil com fronteiras em forma de cabeças de feras abocanhando vizinhos - Bolívia, Paraguai, etc.
Edifício coberto de ladinho com estampa de páginas de livros. Idem: livros com estampas de páginas de livros.
Performance: Enterro de livros.
Meu pé de laranja-lima: Pé em forma de laranja.
Lençóis brancos com poucas gotinhas de sangue = A primeira vez. Com mais gotinhas = Jus prima noctis. Com mto mais = estupro. Quase totalmente ensaguentada = assassinato.
Performance: sala escura, foco no centro: mulheres vestidas com vestidos, saias, calças, shorts etc, olham pros lados, se agacham e fazem xixi.
Sala escura, foco no centro, alguém anuncia performance, mas ninguém aparece: após minutos aparece cartaz: performance sobre ausência.
Repintar ou foto de Las Meninas de Velsazquez com todo mundo nu (igual ao cão).
Sabendo usar, não vai faltar: Puta fodendo e grande fila de homens esperando.
Não existe preto no branco nem o inverso - existe um ao lado do outro.
Mulheres raspando pentelhos. Cartaz: estão acabando com a mata virgem
Caveira inscrita: Intel outside.
Lata de lixo com bandeiras
Performance: Fogueira alimentada com os últimos Adeus Grécia.
Mesa posta com talher e prato de plástico e dentro parafusos, chips de pc etc e copos de plástico com petróleo. Comam e bebam, minha carne e meu sangue.
Peixes na areia pescando com anzol homens no mar e dando pros tubarões assar e comer na areia.
Cartaz: Entrega de encomendas em tempo ultarrápida: Casal na cama em frente ao um guichê "encomenda bebê" e já recebe bebê no guichê seguinte.
Vendo caixões com pintura que escolher. E também caixões em vidro ou outros materiais transparentes.
Casal na cama: Amor, vamos encomendar um bebê? No dia seguinte, vem o Sedex com embrulho: Foi daqui que encomendaram um bebê?
Está certo q os artistas tem q acrescentar beleza à beleza existente do mundo, mas momentos há em q + do q embelezá-lo, tem é q alegrá-lo.
Bicicletas, carros, aviões, trens, navios etc... trepando com outros por trás, tipo, cachorrinho.
Pintor que não cria suas próprias cores, pinta com as cores do fabricante e portanto deve dividir o crédito com ele.
O artista é soberano e portanto não deve ligar pro juízo do "outro", nem mesmo por Juízo Final. Mesmo pq o outro são muitos e cada um pensa diferente - assim, como não há satisfazer a todos, satisfaça só a vc mesmo e pronto. Sempre haverá quem gosta e quem desgosta.
Obra é prima quando quando nos deixa com a sensação de que não o que pôr nem o que tirar.
Não há artitas adiante nem atrás do seu tempo - cada um está em seu próprio tempo
Não esquecer que a luz não faz curva, mas o som faz.
O objeto artístico, para de pleno direito artístico ser, não pode revelar tudo (para estimular a descoberta e a reflexão) e nem ocultar tudo (q graça, levar o segredo ao túmulo?!).
O que morreu não foi a pintura mas a ditadura de ter que pintar assim e assado e isso e aquilo deste e daquele modo com estes e aqueles materiais e suportes e apd.
Não confundir espiritualidade na arte com religiosidade e misticismo e miticismo e idealização...
Acabo também de abolir a distinção convencional entre pinutra e escultura - são a mesma coisa - produtos artísticos, pintado ou não.
Pintura horizontal, tipo, paisagem é repouso. Vertical é tensão.
Se deseja saber se as pessoas gostam das suas obras ou não, nunca pergunte, apenas observe e espere que elas digam algo espontaneamente. Se perguntar, elas podem ser levadas a mentir a tal mentira nobre.
No cartório, após o casamento a noiva ou o noivo tira o ferro de passar da bolsa e passa sobre o papel: Por que faz isso? Para provar que agora somos casados de papel passado.
Gravar som de intenso tiroteio e rodar na igreja ou no templo no meio da missa
Procuro crack em corrupção para imediata contratação > Exijo referências e longa experiência > Pago 20% sobre o produto.
Parafuso do tamanho de piru duro no chão com a ponta pra cima: Escrito: senta e sinta - basta ir girando até entrar em parafuso
Grande Bíblia cavada a partir da capa e cheia de minhocas
Ambas as cúpulas do Congresso em forma de peitos e os senadores e deputados mamando neles
Bom lembrar que toda obra de arte é um ser vivo e daí também pergunta e responde.
Por mais que se planeje, a partir do momento em que a obra começa a adquirir vida, ela desobede, se impõe e acontece do jeito que ela quer.
A técnica é o meio e termina onde a arte começa.
A rigor, a arte não é necessária, MAS se ela não existisse faria irreparável falta.
A arte abstrata não se preocupa com as aparências, mas com as essências: é como se nos dissesse: não se conhece o mar pela sua superfície e seim mergulhando nele.
Críticos que criticam a crítica feita por escritores não entenderam que esta veio para humanizar a crítica
Maçã vermelha enfiada em piru duro = sexo adulto. Maçã verde em piru duro = pedofilia.
Plaqueta com palavra "Tempestade" mergulhada em copo com água.
A geometria nos une - a abstração iformal nos caracteriza, individualiza.
Cristo redentor de piru duro: Putaria? Também quero.
Faz desfaz refaz subitamente aqui jaz
Banco de dados: desenhar banco de $ cheio de dados. Ou banco de praça feito de dados ou com dados sobre ele.
Pedra no meio do caminho com inscrição: Não chute! (vai machucar seu pé)
Dragão come seu rabo, dorme, acorda, e como ele crescesse come-o de novo, doreme e apd
Anúncio: Vendo a Terra por uma pechincha - no estado.
Por que não?
Terra superpopulada. Mas já imaginou se todo o esperma desperdiçado nas mastrurbações e todos os óvulos não fecundados virassem gente quantos seríamos hoje?
Não há happy end > porque não se sabe se no dia seguinte o casal não tenha se matado.
Artista, não precisa ir longe demais em suas pesquisas - basta ir até o limite da insanidade.
Não existe essa de "homem feito" - estamos nos fazendo todo dia um pouco
Na arte abstrata é cada um por si e deus contra todos. Na figurativa sempre dá para seguir um script.
Em 2000 da era antiga, Deus destruiu a Torre de Babel. Em 2000 da era moderna, Bin Laden destruiu as Torres dessa outra Babel, NYC.
No lugar de pendurar papel higiênico, penderar livros para arrancar folas e se limpar.
O artista pode nomear autorretrato qualquer obra, não precisa ser retrato
Grupo de homens segurando as cabeças nas mãos como capacetes de motoqueiros
Escada do sonho do Jacó leva ao invés de ao céu, ao inferno.
Nota de 100 do real com buceta no meio
Ex-votos: piru e buceta de cera em forma de vela e frase "Eu estava com problema - não conseguia gozar; rezei, fiz promessa e fui curado. Agora ardo de paixão!"
Pintar pessoas com a cabeça nas... nuvens ou ... no mundo da lua.
: Diz Ésopo da raposa ter dito estarem uvas q ñ alcançava verdes. E tb ñ é pq dizemos ser a arte emoção q ela deva ser destituída de razão. Isso, p/ os q tentam desqualificar a Bienal como Bianal e descredenciar Ivo inventivo criativo. Ñ entendem eles q ñ é propósito d Bienal abarrotar espaços e sim prospectar dialéticas: Vazio e Cheio. Cor e Ñ-cor. Presença e Ausência. Infecção e Imunidade. Contaminação e Assepsia. Tumulto e Quietude. Ruído e Silêncio. Confusão e Reflexão. Sufoco e Respiração. Guerra e Paz. E mesmo se assim ñ fosse: Bienal ñ está aí p/ solver problemas d vida e arte e morte. Bienal é circo e como tal a cada 2 anos arma lona e diverte respeitável público. Q mal há nisso?!
O vice-versa da quadratura do círculo: posicione-se na intserseção das diagonais do quadrado e sopre no sentido dos catetos
> Ei vc aí coloqe-se na minha posição seja oposição
> 28ª Bianal EssePé : eu vivo com Tato (em íntimo contato)
> Derrubem as paredes dos cubos brancos - eles q se sustentem no ar
> Na real, o drama visceral questiona Quem sou eu quem você?! Se eu sou eu vc é não-eu (=sedutorameaça)Fazer chaves com burquinho em forma de fechadura e pontas torcidas e enfiadas em suas próprias fechaduras
Criar ouvido de silicone em que vc encosta sua orelha e ouve palavras eróticas de sedução
Faço pesquisa em que se dispõe a se abrir
Vernissage: distribuir sacos pra vômitos e minivasos sanitários para diarréia.
Uma bandeira estendida no chão e sobre ela merda e ao lado balde, detergente e vassoura.
Homem nu se masturbando e esporrando bouquês de flores
Conhecer gramática é 1/2 caminho andado em direção à crítica - observar se a obra de arte dispõe d elementos substantivos, adjetivos, sindéticos, verbos, interrogações, exclamações, .s, ,s, sintagma e +
Arte, passe, passe, escape do impasse. Não conseguindo, 1/2 volta volver e revolver.
Vernissage com 1/2 hora de chuva de palavras
Banheiro cheio de livros com as folhas como as de papel higiênico para o "cagador" escolher de qual vai arrancar páginas para se limpar.
Eco-turismo: Idealizei o teleférico do Pão de Açúcar sem pessoas viajando nos bondinhos e sim andado sobre os fios, como se corda-bamba.
Obra de arte é "Sem título" quando vier sem legenda alguma de nada. Legendar obra de arte com "Sem titulo" é titulá-la. Sendo que o título pode sinalizar, indicar, explicar, ser descritivo, hipograma ou caco de poesia. Eu gosto de títulos conexos, desconexos ou semnexos.
Eu, por ex., quando crescer pretendo ser 1 pouco poeta (e não vai chiste algum - nem antes nem dpois)
Só é belo o tema nobre?! Não será belo o horror, a crueldade, o aburdo, o semsentido?!
É sempre bom insisitir na distinção entre destruição e desconstrução: naquela, para erigir, vc terá que obrigatoriamente ser original; nesta, não dispondo mais que das peças desconstruídas, vc terá poucas opções para transgredir.
Assim como churrascarias exibem boi desenhado com os tipos de carne, desenhar em tronco de árvores mesa, cadeira, cama, armário etc. Em outro tronco, lápis, bengala, tampa de vaso sanitário etc.
Estampar lençóis com mulher, homem e casais nus. Para crianças, brinquedos.
Pintar o Rio como capital sexual: Pão de Açúcar, Dois Irmãos e Corcovado em forma de piru.
Porta com fechadura: vc olha por esta e o que vê é olho te olhando interrogativo
Ars gratia artis?! Art for art's sake?! L'art pour l'art?! Indubitavelmente SIM MAS NÃO somente só! E nem cabe idealizar a arte + do q ela já é o ideal (do real)
Gaiolas sem portas, os pássaros morando no teto delas.
Calcinhas e cucas com inscrições: frente, BAR; atrás, RESTAURANTE
A autarquia da arte não a exime d autocrítica.
Nas Matemáticas, qqr errinho leva a resultados errados. Na Literatura, como na Arte, tal não ocorre. Pelo contrário, você pode fazer a inversão copernicana e revertê-lo em seu favor.
Os artistas artistas não serão a menos que sejam subversivos rebeldes insubmissos insurretos insurgentes amotinados revoltosos revoltados transgressores desobedientes agitadores ovelhas negras bodes pretos inconformados... (diga daí, compãonheira e combanheira)
Expo com símiles de animais mortos, em estado de putrefação, pendurados nas paredes
Encher o Mapa do Brasil com lama
TODA arte é uma narrativa, um fluxograma, um gráfico como os dos leitos hospitalares que registram a evolução da febre e do estado geral do paciente.
Patentear cadeiras que no lugar o assento têm globos terrestes (ou outros corpos celestes) giratórios.
É arte transliterar imagens e transfigurar palavras
Pintura: esquadrilha de aviões bombardeia o Rio de Janeiro - só ao invés de ogivas, lança pirus teleguiados com asas que vão direto a todos os alvos - as bucetas.
O artista, pintor ou escultor, pode ser tudo, inclusive iconoclasta
Artista: nós, público e críticos, podemos dizer o que quisermos sobre suas criações, MAS SÓ VOCÊ sabe se conseguiu pôr na obra exatamente o que pensou, sentiu, imaginou - explicita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente.
Moro num barraco de favela ou numa kombi velha e aos poucos vou emparedando e construo casa ou edifício com eles integrados no centro como entrada
Importa na arte o espaço que o artista cria e conquista, não o espaço "natural", pois, na real, embora falemos deste como algo dado e até concreto, ele não existe - nossa mente o põe para nele pôr os fenêmenos do mundo. vale o mesmo para o tempo.
Toda subtração é uma abstração
.Espalharei pela galeria balas perdidas
Still life is still life
Art nouveau = imaginação. Art decó = razão.
Escrevo críticas com pincel e com cinzel
O artista é como um prisioneiro que luta diuturnamente para se libertar
O produto artístico - pintura, escultura etc.- embora matérico - tela, tinta, pedra, metal etc -, na verdade é imaterial porque o que nele importa não é a matéria e sim a estética, a beleza que exporta. E esta não é, não possui existência real, MAS vale, possui valor.
Ser curioso o artista - às vezes anda com o mundo pra saber como o mundo anda; e outras, anda contra o mundo para conhecer o por onde o mundo não anda.
Se a natuereza real nos fornece o instrumental necessário para a construção de uma natureza ideal, no âmbito da imaginação, cabe ao artista ser o artífice do resgate.
Convém não atribuir qualidades místicas, gnósticas, à idéia de "tornar visível o invisível", pois que ela é prosa. E prosa por prosa, ficamos com o (invisível, mas diagnósticado) perfume da rosa e os microscópios e os telescópios, que fazem isso com bastante habilidade, alcance, abrangência e resultado.
Construir anfiteatro, tipo arena, com gavetas em todos os degraus.
O artista contém o crítico e também contido está nele
Grosso modo, há artistas inteligentes e artistas diligentes - sua obra nos dirá a qual dos grupos vc pertence.
Escada colocada no alto fora do alcance das pessoas - para alcançá-las há que se ter outra escada
Desenhar homem nu com o cérebro na área genital
Pithecanthropus erectus > macho de piru duro
Homem nu transparente mostrando o cérebro localizado na genitália
Fabricar camisas com fechadura no lugar do corração e chave pendurada ao lado; e também saias e calças e shorts e calcinhas idem.
O paraíso fica no inferno. Tanto que quando ela me pediu o endereço daquele, dei-lhe o endereço deste.
Pintar açougue com carnes humanas de idade variadas penduradas nos ganchos
Desenhar instrumentos musicais de corda com mãos saindo deles mesmos e se... tocando (i.e., tocando música)
Natureza
mortaviva!Obviedade sempre bem lembrada: A arte tradicional valorizava a emoção. A contemporânea, valoriza a razão.
Não esquecer também que operamos com imagens - as palavras apenas as... traduzem.
A arte não é mais um bicho de 7 cabeças - é de 70, 700, 7000...n... cabeças
Remoendo o remoído: Sem transgressão ñ há criação
O que o artista mostra na obra é a ponta do eisberg que ele deseja mostrar
As aparências não enganam - apenas pedem que aprodunde o olar e decifre o enigma
Deliram os que pensam ser possível ser feliz sozinho - a felicidade vem sempre do "outro", daí porque passamos a vida a procurá-lo.
> A emoção tem a curta duração de um orgasmo. O sentimento pode dura toda uma vida. Mas a obra-de-arte, ohhh yesss, ela sobrevive ao seu Criador e ao próprio Tempo
:
. A Arte quando vem, não vem sozinha - vem com tudo. E não chega cedo nem chega tarde - chega na hora exata. E quando vem, vestida de noiva, não há como a ela não se entregar, por ela se deixar possuir, sob pena de perder o fio da meada (aquele! da Ariadne) e se perder e viver na infinda escuridão, se abandonar às sevícias do Minotauro.
. A Arte quando vem, pode vir avassaladoramente, temperadamente ou imperceptivelmente, como essas partículas espaciais, que o tempo todo, vindas de todas as direções, nos atravessam (sim, a matéria é descontínua), mas não sem deixar as marcas de sua passagem.O visível é a ponta do iceberg do invisível.
Cantam Vinícius e Toquinho que com um arco e um reta fazem um guardachuva. Eu faço um rosto com um T e 3 manchas nas 3 pontas.
Tudo está feito = Tudo está por fazer = Tudo está por refazer = re...re... = re...re...re = e assim ad infinitum.
Alle Kunst liebt/lebt alle Kunst. Ou: All Art loves/lives all art.
Como representar o nada na arte? Na pintura, escrevendo com o pincel a palavra "Nada"?! Na escultura, modelando-a? Mas aí o nada será algo, o que contradiz a lógica. Sendo que haverá quem o entenda como imperativo do... nadar. Etc e tal, nada mal, com o tempo aprende.
Desenhar crânio e inscrever nele "Mente"
Luz e/é cor
Matéria e/é movimento = absurdo
Pintor abstrato procura modelo vivo
Tensão: escrevi sobre o lado maior do bloco de pedra: Este lado pra cima.
Pintar piru circuncidado e buceta como noivo e noiva.
Milagre: sou pintor > transei com uma aranha e engravidei-a: nascidos e crescidos, nossos filhotinhos só tecem teias coloridas.
Certo que o artista determina a obra de arte. Mas também a recíproca é verdadeira. Momentos há em que o artista estanca diante de impasses sem saber para onde ir como prosseguir. E então subitamente a obra emite sinais e, como criança que segura a mão do pai e pede "Pai me leva ali", ela diz "Siga por aqui, faça isso em mim" etc. e tal nada mal) depois aprende)
Crítico, tal qual um analista, não critica - analisa.
Performance na Flip em Paraty: homem sanduíche com livros em bolsos de cima abaixo, frente e trás.
Calcinhas e cuecas com "Testada/o e aprovada/o"
Mulher em posição anatómica parindo... buquês de flores
In versão: ao sair, fecho a porta e levo a fechadura comigo - a fica fica fixa na porta.
Queridos, mesmo qdo ñ por todos, todos são. Qdo a mim, prometi fazer como as águas - dar a volta por cima - e assim fiz. E (transplantado) aqui estou - um recem-nascido, sem pelos, cabelos e pentelhos, mas já falando e dizendo "Ñ quero nem saber - só sambar". Isso pq a arte geométrica está para a lírica assim como a ginástica está para a dança. Afinal, Carnaval = sensualidade = liberdade.
na aula d pintura sugeri q fizessem trilha sonora todos menos um se eximiram alegando não entender d música como não?! querer ser pintor sem conhecer música (e dança é claro) é mau muito mau! - o da exceção pintou mato c/ trilha e aves cantando grilos grilando cigarras cigarrando pré-temporâneo contemporâneo pós-temporâneo = pantemporâneo
O romance "Claudinha", de Alexandros Evremidis, proporciona alegrias etéreas, prazeres líquidos e reflexões sólidas: acesse Claudinha, leia comentários dos artistas e junte-se a eles - encomende exemplar autografado:) Conheça outros romances de Alexandros