| Rafael Zavagli |
“Breves Terrenos para uma Pintura” apresenta uma série de trabalhos resultantes da reflexão sobre as relações entre o espaço, o lugar*, a paisagem e suas constantes transformações funcionais e estéticas, questionando os papéis pré-estabelecidos por seus habitantes para os mesmos.
Em tais relações, pretende-se que os ambientes, no momento em que são abordados, sejam entendidos como “espaços transitórios”, adquirindo ou se destituindo de um caráter de “lugar funcional e familiar” e, nos limites do espaço pictórico, passem a obter instantaneamente outras leituras e significados. Em “It’s a dog house”, por exemplo, o espaço genérico verde (grama) depois de gradeado (casa do cachorro), se torna um “lugar”, um ambiente reorganizado estética e funcionalmente.
Ocupação, transformação e delimitação de espaços dessa ordem incorporam outros significados quando transportados para a tela. As imagens em grandes dimensões, presentes enquanto pintura, se tornam mais do que registros visuais - aqueles que detêm a memória de um tempo específico - para se tornar também um meio de refletir, em suas muitas especificidades e com uma abordagem contemporânea, sobre o gênero “pintura de paisagem”.
*A escritora e curadora Katia Canton cita no texto “O lugar da arte” os conceitos de espaço e lugar segundo o pensamento do sociólogo britânico Anthony Giddens: a palavra espaço é utilizada genericamente enquanto o lugar se refere a uma noção específica e familiar de espaço.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal