| Paulo von Poser | Paulo von Poser inaugura a exposição individual Trajetória no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE. A mostra, com curadoria de Vic Meirelles, ilustra a ‘linha da vida’ do artista plástico e abrange um ciclo de três décadas de trabalhos, iniciado em 1982. Trajetória conta com 30 obras, sendo que essa será a primeira vez que grande parte delas será exibida ao público. A exposição apresenta a diversidade de técnicas, suportes e materiais com os quais o artista costuma trabalhar, tendo o desenho como componente principal – linguagem básica de sua formação. Seu processo criativo de desenvolvimento e pesquisa será mostrado em dez painéis numa grande colagem de referências e épocas.
Trajetória não é apenas uma retrospectiva, por isso a ordem cronológica não foi prioridade nem na seleção das obras, nem na montagem da mostra. O intuito maior é revelar o processo de criação de Paulo von Poser, cujos temas mais reconhecidos são as rosas e a cidade de São Paulo. O artista revela, contudo, que outros elementos também estão presentes em seus trabalhos. “Ao rever minha obra para este projeto, foi surpreendente notar o quanto a figura humana sempre esteve muito presente no que faço. Gostaria de mostrar esse aspecto, pois, embora as rosas e a cidade tenham sido meus temas principais, a presença humana sempre permeou minha criação”, explica o artista. Das muitas opções selecionadas destaca-se o desenho, de 2008, para o teto da platéia do Theatro Guarany, em Santos, SP, com três metros de altura por dois de largura, recortado em quatro imagens de grandes dimensões.
Sempre próximo às pessoas e interagindo com elas, Paulo von Poser aproveita a sua exposição para convidá-las a estar e criar com ele. No dia 25 de janeiro, o artista celebra o aniversário de São Paulo, sua cidade-musa, com a segunda edição do Desenhando São Paulo. Dessa vez, o percurso sai do MuBE em direção à ciclovia da Marginal Pinheiros, com o intuito de registrar a paisagem local na forma artística escolhida por cada um. Sem preconceitos, Desenhando São Paulo também agrega fotografia, vídeo e todas as formas de arte que quiserem participar.
O artista também homenageia Santos, SP, onde leciona arquitetura e onde realizou seu maior desenho, no teto do já citado teatro. No dia 28 de janeiro, celebrando o aniversário da cidade que é no dia 26, convida para uma visita ao Theatro Guarany para uma jornada de arte – desenho, fotografia, vídeo, etc. – percorrendo o centro histórico e seu entorno.
No último dia de Trajetória, quando a exposição se despede do público, Paulo organiza um bate-papo com convidados sobre seus trabalhos e o lançamento de seu site www.paulovonposer.com.br. Desenvolvido por Victor Tronconi e Luciana Molisani, é um complemento do livro “A Cidade e a Rosa”, indicado ao Prêmio Jabuti 2011. Publicado em 2010 pela Luste Editores, “A Cidade e a Rosa” é uma amostragem da obra do artista e foi o evento inicial das celebrações dos 30 anos de carreira que atingem seu ponto máximo com a exposição no MuBE.
Paulo von Poser nasceu em São Paulo e formou-se arquiteto pela FAU/USP em 1982. Primeiro paulistano de uma família de gaúchos iniciou sua relação com o desenho em 1978, ao ingressar na faculdade. A partir daí, se descobriu como artista plástico, fazendo em 1982 sua primeira exposição. Exposições, projetos gráficos, instalações, manifestações de arte pública, vídeos, cenários ilustrações, estampas, fotografias, cerâmicas, painéis de azulejos e aulas acadêmicas tem sido diferentes meios para sua arte pop e gráfica. Paulo expôs obras em diversas cidades brasileiras e em países como Alemanha, Peru, Bolívia e França. Os elementos que indicaram novos rumos para seu trabalho foram as grandes pedras do Rio de Janeiro – marcos da paisagem da cidade – e o Rio Pinheiros, em São Paulo, com suas pontes, margens e construções, ambiente em constante e intensa transformação urbana. Recentemente lançou seu primeiro livro, “A Cidade e a Rosa”, pela Editora Luste, onde, mais uma vez, homenageia suas duas paixões.Rio de Janeiro 2011
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal