| Pagricia Thompson |
“City Lights” traz 19 obras inéditas, pensadas especialmente para sua primeira exposição individual.
A ideia para esta exposição surgiu na última viagem da artista à Nova York, cidade onde viveu por seis anos e que continua sendo uma fonte de inspiração para seu projeto autoral de arquitetura abstrata, que ela nomeou como “Abstracted Urbanism”. Nesta série, fotografa construções urbanas com composições elaboradas, através de detalhes geométricos e arranjos visuais. Na Huma Art Projects, a artista apresentará um desdobramento dessa pesquisa e mostrará, pela primeira vez, fotografias feitas também durante a noite. Todos os efeitos são obtidos no momento em que faz a foto, sem uso posterior de photoshop ou qualquer outro programa de edição. Para isso, ela trabalha com o tempo e a luz ambiente, até ter as condições que deseja para o registro.
No primeiro andar estarão 12 fotografias impressas em papel de algodão, onde a artista dá continuidade ao seu de processo de pesquisa da arquitetura novaiorquina, com fotos feitas durante o dia. A artista faz arranjos visuais gráficos de objetos reconhecíveis, como uma vitrine, uma escada ou uma parede de um prédio, por exemplo, mas com intenção não representativa, ou seja, uma transformação do real. A fotógrafa vai em busca da transfiguração: o tema fotografado é simples, mas o resultado é uma complexidade visual.
No segundo andar, estará um desdobramento dessa pesquisa, com fotos feitas durante a noite. Serão apresentadas nove fotografias sobre construções urbanas e iluminação noturna, produzidas em backlight, com tamanhos que variam entre 50cm x 75cm e 160cm x 106cm. Este espaço terá suas luzes apagadas para criar um ambiente escuro, e a iluminação será feita somente através das caixas de luz onde estarão as fotos, envolvendo o espectador no universo em que a artista estava imersa ao realizar as obras. Ao recriar esse ambiente para o público, ela fortalece a identidade estética fotografada através da obra final exposta.
Nascida no Rio de Janeiro, em 1985, Patrícia Thompson é fotógrafa de interiores e arquitetura. Morou um ano em Londres e seis anos em Nova York, onde se formou na Parsons School of Design com um BFA Photography. Foi nesta cidade que ela descobriu sua identidade artística e a preferência por construções urbanas. O projeto desenvolvido durante esses anos se chama “Abstracted Urbanism” e rendeu uma bolsa no penúltimo ano de faculdade e uma exposição individual patrocinada pela MaxMara para o evento mundial “Fashion’s Night Out 2010” na loja do Upper East Side. Participou das exposições coletivas: “As Quatro Pontes”, na Huma Art Projects, em 2011 e da mostra coletiva na Parsons School of Design, em 2009 e 2010. Suas obras estarão, a partir da Huma Art Projects, nas feiras internacionais de arte Pinta, em Nova York, e Scope, em Miami, ambas em 2012.
Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal