| Mauricio Parra |
“Velho Lugar, Novas Paisagens” - A série de trabalhos, realizados em óleo sobre linho, é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido no último um ano e meio, onde o artista paulistano destaca cenas e objetos do seu ateliê.
Anteriormente trabalhando com anotações em cadernos, que se transformavam em pintura, Parra mudou um pouco o foco para a realização desta série, “passeando” com o cavalete pelo espaço em busca de cenas, objetos e variações de luz nos mesmos que os tornassem interessantes ao seu olhar, passando a pintar a partir de observação direta. Sua pintura tem como base elementar a ação, o exercício das cores, a composição tonal, formal e linear.
“A minha pintura parte da observação da realidade, mas não tem nela nada além do ponto de partida”, reflete Parra, que realiza sua segunda individual no Mezanino, além de ter participado de mostras no Brasil, Argentina, Portugal e Romênia. Em julho próximo, participa de uma residência e workshop na Dinamarca.
Nasceu em 1976, em São Paulo, SP, onde vive e trabalha. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (Unitau). Utiliza-se das técnicas da pintura a óleo, da gravura em metal e da xilogravura para representar o universo de interesse de seu olhar. Seu trabalho predominantemente figurativo, busca de forma progressiva a consciência de que o ato de pintar ou gravar seja mais importante que o assunto em si.
Participou de exposições e salões dentro e fora do Brasil, em 2007 recebeu Premio especial na 3ºBienal de Nacional Gravura de Atibaia, em 2009 menção Honrosa na Internacional Small Engraving Salon, na Romênia e no mesmo ano o premio de Jovens Artistas realizado pelo Espaço Cultural Citi Bank. Freqüentou os ateliês de artistas como Rubens Matuck, com quem aprendeu sobre suportes, pintura a óleo e aquarela, o ateliê de gravura do museu Lasar Segall, onde se aprofundou no aprendizado das técnicas de gravura em metal, e o ateliê do mestre impressor Roberto Grassmann.
Em 2012 participou como artista convidado da Bienal Internacional de Gravura de Alijo, em Portugal, no mesmo ano realiza sua primeira individual de pinturas “Paisagens de Mesa” na Galeria Mezanino, onde passa a fazer parte do grupo de artistas do espaço.

Rio de Janeiro 2013


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSOCIE-SE ao RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal