Maria Tomas
“Repartindo-se entre a pintura e a gravura, Maria Tomás tem conferido a uma e a outra destas artes, e com as técnicas próprias, uma relação íntima. As pesquisas precisam-se nesta artista trata-se, de facto de pesquisa – nas duas linguagens, mas aceitam-se como que numa direcção comum: uma espécie de oscilação entre o uno e a repetição, entre a parte e o todo em relação mural, espacial, portanto.
Cada parte vem enriquecer-se na sua integração repartida na composição final e, à medida que se integra, vai-se modificando, não modularmente, mas por relação, podendo, porém, continuar a ser vista, retomada só por si e pelo que vale como unidade. Daí o carácter de instalação que vem conferindo às suas exposições, onde o espaço é tão importante como marcha modular do trabalho.
De certo modo, Maria Tomás – e é nisso que a sua experiência se torna tão interessante e especial – retoma o retábulo, a persistente tradição modular e expressional da pintura, ao mesmo tempo que se inscreve num ponto de partida minimal que se estende a um seu contrário, à exaltação exteriorizada do barroco. Assim, poderíamos pensar ,creio que é o caso, num lado português, bem nosso, desses entendimentos. O que é, creio eu, bem estimulante de ver feito pintura, com dimensões e aprofundamento, como o deseja e se propõe fazer e tem vindo a provar ser capaz, a artista.”
Fernando de Azevedo, Lisboa, 1990Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal