| Livro "Banda de cá, banda de lá – Umbanda para crianças" by Mariana Ramos de Morais e Sandra Bianchi |
O livro Banda de cá, banda de lá – Umbanda para crianças, de autoria de Mariana Ramos de Morais e ilustrações de Sandra Bianchi, será lançado no dia 16 de junho, sábado, às 10 horas, na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. De forma poética, o livro apresenta a Umbanda, uma religião afro-brasileira, ao público infantil. O texto em versos e os detalhes das ilustrações convidam o leitor a conhecer o universo mágico dessa religião.
Banda de cá, banda de lá é composto de cinco pequenas histórias. A primeira, que leva o nome que dá título ao livro, retrata a própria religião. As outras quatro são dedicadas às principais entidades do panteão umbandista. Assim, em Caindo fulô, os Pretos-velhos são os protagonistas; em Rei da Encruzilhada, os Exus; em Alegria da criançada, os Meninos de Angola; e, por último, em Juremê, Juremá, os Caboclos. O livro ainda conta com um texto informativo sobre a Umbanda e um glossário com os principais termos citados relacionados à religião.
A ideia do livro surgiu do contato de Mariana Ramos de Morais, pesquisadora das religiões afro-brasileiras, com o cotidiano religioso da Umbanda. A artista plástica Sandra Bianchi traduziu esse cotidiano nas ilustrações, feitas com tinta guache. Ela criou os cenários das histórias, seus personagens e os diferentes elementos que compõem cada cena, como árvores, flores e animais. Os personagens e os elementos de cena foram desenhados e, posteriormente, recortados delicadamente, um a um.
A equipe que faz parte do projeto – a autora Mariana Ramos de Morais, a produtora Flávia Botelho, o designer gráfico José Augusto Barros, e o fotógrafo Alexandre Lopes –, juntamente com a ilustradora, se reuniu para montar cada cena, fotografada na sequência. Os cenários, personagens e elementos foram fixados em vidros, com uma pequena distância um do outro, Assim, a montagem das cenas teve mais de um plano, dando uma noção de tridimensionalidade à fotografia. O livro é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Umbanda
A Umbanda é uma religião afro-brasileira que surgiu no Sudeste do Brasil, no início do século XX. Atualmente, pode ser encontrada em todo o país, adotando características diferenciadas conforme a localidade. Em seus rituais estão presentes elementos das culturas africana e indígena, do catolicismo e do espiritismo kardecista. O panteão da Umbanda representa a diversidade brasileira. Os Pretos-velhos, por exemplo, simbolizam os africanos escravizados e, os Caboclos, os índios. O panteão também é composto pelas seguintes entidades: Exus, Pomba-giras, Boiadeiros, Marinheiros, Meninos de Angola, Caboclas d’Água e Baianos. No entanto, como cada terreiro se organiza de forma autônoma, esse panteão pode ter variações, assim como os rituais.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal