| Maria Madeira |
Completando 25 anos como titereteira, Maria Madeira da inicio a exposição “Teatro de Bonecos de Madeira”. Na mostra poderão ser vistos cenas, cenários das histórias criadas pela artista. O público também poderá conhecer personagens de pequenas cenas de ruas, como a espanhola Maristela e personagens que são criados em oficinas e ateliês com materiais variados como sucatas, jornais, garrafas e cordas. Curadoria Teca Nicolau.
Dizem que quem é bonequeiro mesmo não escolhe profissão, é escolhido por um boneco. Maria Madeira já nasceu com nome de boneco, o nome de marionete é um diminutivo popular para Maria – Marion em francês – mãe de Jesus, cuja figura se encontra no presépio natalino, desde sua criação, em 1223, por São Francisco de Assis. E a madeira é o material que por muitos anos foi o mais utilizado para se criar bonecos de animação, títeres. Aqui no Brasil os mamulengos, os mais rústicos e populares, são feitos com a macia madeira do Mulungu.
Mas, Maria Madeira, não sabia disso até os 19 anos e talvez por isso tenha tentado escapar da sina oculta em seu batismo e pensou em ser atriz, professora de artes, política e antropóloga. Porém o boneco chegou primeiro e ela se apaixonou e é apaixonada até hoje, 25 anos depois do primeiro encontro.
O que é ser titeriteira? É dar vida a seres inanimados, bonecos e objetos começam a pulsar com um simples, toque de um artista e assim como mágica um pedaço de pano pode virar uma bailarina e um esfregão de chão um palhaço canecas são dançarinas e bules cantores. Foi com este espírito lúdico e mágico que Maria criou em a Companhia de Títeres Bonecos de Madeira. Nesta época ela morava na cidade de Barcelona e fazia sua tese de mestrado sobre uma festa de Titeriteiros que acontecia a cada equinócio no ateliê do marionetista Pepe Otal.
A Companhia de Títeres Bonecos de Madeira começou tendo como manipuladores os alunos da Escola de teatro de onde Maria Madeira dava aula de Títeres Brasileiros - mamulengos. Os primeiros integrantes da Bonecos de Madeira foram Ananaí Kandler, Jordi vilata Mery Camblor Anna Abad e Noelia Isquerdo também Luciana Oliveira Laura, Huguet Tomas Raul Alcaraz.
O espetáculo de estreia foi “El crimen en El teatro” (adolescente e adulto), depois tiveram muitos outros, "Separación” (adulto), "Phellippo” (infantil), “Contos do Brasil” (familiar), ”Palhaços” (familiar), “Rosalva, a vida como um filme” (adulto), “Joana e a fúria de João Chinelão” (familiar) e “O encontro da Quaresma com o Carnaval” (familiar).
Hoje a Companhia existe no Brasil e em Madrid com manipuladores em Barcelona, Madrid, Rio de Janeiro e Niterói.
Os Bonecos de Madeira são assim uma paixão sem fim!Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal