| Marco Terranova |
Retratos de pessoas e detalhes arquitetônicos da comunidade do morro Santa Marta são o foco da exposição Santa Marta dos Anjos, do fotógrafo Marco Terranova.
A maior parte das 35 fotos selecionadas para a exposição Santa Marta dos Anjos são retratos de pessoas em preto e branco. As fotos de fragmentos arquitetônicos, coloridas, foram incorporadas ao conjunto da obra posteriormente. Todas as ampliações – tanto as p x b como as coloridas – foram feitas em papel alemão, com tamanhos que variam de 40 x 40cm, 60 x 60cm e 1m x 1m (apenas duas). Bem diferente dos registros jornalísticos, nenhuma foto da exposição tem título, legenda ou data em que foi feita.
O trabalho teve início há 14 anos, a partir de uma matéria sobre mortalidade infantil por bala perdida e ganhou forma com a parceira do fotógrafo com o produtor, rapper e poeta Kadão Costa, nascido e criado no Santa Marta, responsável por escrever os poemas urbanos que acompanham as fotografias.
A produção fotográfica de Terranova pode ser desenvolvida ao longo de todos estes anos devido ao comprometimento de Marco Terranova em retratar os moradores da comunidade e suas emoções. Independente de quem passou pelo comando do morro, o fotógrafo continuou entrando e saindo da comunidade com seu equipamento e registrando suas emoções.
- Este é um trabalho vivo, sem fim. As fotos que comporão a exposição serão definidas no prazo limite para sua produção. Há sempre novos ângulos e diferente luminosidade que precisam ser registrados, explica o fotógrafo.
A primeira vez que este trabalho foi exposto foi em 2003, na igreja Santa Marta, localizada no alto do morro, como parte do Foto Rio 2003, muito antes da UPP. A comunidade compareceu em peso na abertura do evento e prestigiou a exposição ao longo do mês em que ficou em cartaz.
Expor pela primeira vez no Baukurs Cultural faz um elo entre a comunidade e o centro de cultura, ambos localizados no mesmo bairro. Isso se torna opção de programa cultural para ser conhecida pelos moradores do Santa Marta que, poderão conhecer outras atividades culturais do lugar e também serem vistos nas fotos da exposição de Marco Terranova.
Marco Terranova Em sua trajetória de seis anos como repórter fotográfico do Jornal do Brasil, ganhou em 1999 o primeiro Prêmio Esso de sua carreira. Em 2003, lançou o livro “Montanhas do Rio”, no qual registrou imagens de alpinistas, tendo como pano de fundo a paisagem sinuosa da cidade. Há 20 anos, participa do projeto “Subúrbios”, com exposições temáticas em alguns bairros da cidade. Em 2006, foi professor de fotografia do ator Caco Ciocler para composição de seu personagem na novela “Páginas da Vida”, Atualmente, tem seu estúdio fotográfico próprio e trabalha como freelancer.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal