Jornal RioArteCultura.com
Coluna Marco Rodrigues
Memorabilia - Amador Perez - 40 anos A exposição “Memorabilia - Amador Perez - 40 Anos”, no Centro Cultural Correios/Rio de Janeiro, comemora a significativa trajetória de 40 anos do artista carioca Amador Perez na arte contemporânea brasileira. Apresentando mais de 100 obras realizadas entre 1976 e 2014, organizadas em três núcleos, Amador Perez propõe uma reflexão sobre a materialidade e singularidade da obra de arte e sua reprodução, e a imaterialidade e multiplicidade da imagem. O artista utiliza técnicas manuais e digitais em uma fusão de linguagens, criando um jogo interativo entre a sua memória das obras originais e a fantasia do espectador.
Cristina Penna, Amador Perez e Marcelle Pithon
Anna Bella Geiger e Jacques Kalbourian
Claudio Aun, Kátia e João Bosco
Carlos Martins e Amador Perez
Manfredo Souzanetto, Thereza Miranda e Fernando Cocchiarale
Valéria Naslausky e Martha Pagy
Marco Teobaldo e Clara Gerchmann
Miquel Barceló
A Pinakotheke Cultural inaugurou, a primeira exposição individual no Rio de Janeiro do prestigiado artista espanhol Miquel Barceló (1957). Na mostra, que tem curadoria de Max Perlingeiro, é apresentada sua obra recente, além de alguns trabalhos emblemáticos de sua produção, como o elefante de bronze apoiado pela tromba, semelhante ao que ocupou em 2011 a Union Square, em Nova York. No ano passado, Max Perlingeiro teve o privilégio de acompanhar a produção da série de telas brancas, no ateliê do artista, que estão na exposição. A mostra tem, ainda, de dois filmes: "Mar de Barceló", especialmente produzido durante a execução da cúpula das nações da ONU, e "Paso Doble", referência ao processo criativo das cerâmicas.
Miquel Barceló e Antonio Dias
Júlia e Rosângela Rennó e Max Perlingeiro
Joel e Arlete Edelstein com Gustavo Rebello
Tatiana Greenberg e Tunga
Beatrice e Flávio Shiró
Serpa Coutinho, Alexandrea Dacosta e Chica Granchi
Alice Barbosa Lima e Katie Van Scherpenberg
Wilson Piran, Paiva Brasil e Alberto Kaplan
Nossa casa, minha vida – Nelson Leirner Um ponto da ArtRio foi o brunch comemorando a inauguração da exposição “Nossa casa, minha vida – visite apartamento mobiliado do local”, do guru Nelson Leirner. Convidado pelo curador Márcio Doctors da Fundação Eva Klabin, dentro do Projeto Respiração, o inventivo artista retirou toda mobília da sala inglesa construindo um apartamento totalmente mobiliado em 24 metros quadrados para uma família. Uma verdadeira intervenção.
Nelson Leirner e Anna Bella Geiger
Rozana Palazian, Márcio Doctors e Paula Troppe
Gabriela Machado, Vanda Klabin e Claudia Bakker
Miri Félix, Milton Machado e Claudia Oliveira
Lucília de Assis, Marta Jourdan e Alexandre Dacosta
Ricardo Duarte e Suzana Anagua
Rosângela Rennó, Daniel Senise e Enrica Bernardelli
Maria Noujaim e Paulo Vivacqua
Feira de design do Rio / Rio Design Fair
Depois da Copa, a cidade vibra agora com a ArtRio, no Cais do Porto. É a primeira vez que eles estão dedicando um armazém inteiro ao design do móvel brasileiro. Muitos arquitetos e decoradores, além dos colecionadores habituais, artistas e galeristas foram atraídos pelos móveis vintage e as novidades do surpreendente mobiliário brasileiro. Criativo, primoroso e, não por acaso reconhecido no mundo inteiro por sua excelência, o design do móvel brasileiro tem na Galeria MEMO uma âncora sólida e confiável.
Zanini de Zanine, Marcelo Vasconcellos e Alberto Vicente
Sonia Beatriz Rodrigues, Elisangela Valadares e Brenda Valansi
Cookie Richers e Ignez Ferraz
Tofic Nigri Neto e Myriam Glat