| Manuela Ribadeneira |
Primeira exposição individual da equatoriana Manuela Ribadeneira no Brasil, intitulada "Objects of certitude objects of doubt".
A artista que representou seu país na Bienal de Veneza, em 2007, apresenta um desdobramento do projeto "A Arte de Navegar", originado e exibido em 2011 na Bienal do Mercosul. A mostra reúne uma coleção de objetos que fazem referência direta às viagens dos europeus e ao descobrimento das américas, faz referência também ao direito que cada pessoa tem de definir seu território e nacionalidade, além de relacionar o processo de colonização ao desenvolvimento científico.
Alguns dos objetos apresentados fazem uma referência histórica direta a instrumentos de navegação utilizados nas viagens de europeus que desembarcaram nas costas das Américas, outros fazem referência aos desenvolvimentos científicos mais tardios, peças de aviões e submarinos, e objetos diversos que tenham relação ao ato de navegar.
Ribadeneira sempre constrói seu trabalho com base em alguns temas centrais, como a relação de um povo com o território que habita, a incongruência entre os desejos das pessoas e os interesses do Estado, ou a fragilidade e a natureza efêmera das barreiras supostamente intransponíveis e fronteiras.
Para a artista equatoriana, o que está sempre no centro dos debates territorial, político ou relacionado à identidade, áreas que constituem seu campo de ação e pesquisa, é sempre o homem: suas aspirações e sonhos, os seus desejos e as suas verdadeiras convicções.
Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal