| Luis Trimano : O Negro – Estudos sobre a fotografia de Christiano Jr. |


Após três anos de longas pesquisas e trabalhos, o artista argentino Luis Trimano exibe sua mais recente produção: a série de desenhos intitulada O Negro – Estudos sobre a fotografia de Christiano Jr.
Inspirada nas fotografias de escravos africanos no Rio de Janeiro, registradas pelo português José Christiano de Freitas Henrique Junior no século 19, a obra de Trimano é composta de 32 desenhos em nanquim sobre papel, medindo 100x80cm, formando um conjunto seqüencial. O novo trabalho, explica Trimano “é baseado em tipos populares, visando utilizar a fotografia, elemento fundamental da visualidade contemporânea, e desconstruir o realismo através da colagem e das imagens rasgadas na montagem das composições”.
Tendo em mente não só resgatar as imagens do fotógrafo Christiano Jr (Açores/1832 – Assunção, Paraguai/1902), que enfoca modelos anônimos do Rio de Janeiro de 1854 até 1864, Luis Trimano acrescentou seus traços de crítica sobre aqueles momentos de nossa história, concluindo um extenso trabalho de pesquisa sobre o uso de lentes na representação figurativa.
Esta nova criação complementa a série Urbanas, exposta em 1983 e que tratava de temática carioca.
Enriquecendo a exposição O Negro, estarão expostas as fotografias de originais de Christiano Jr, duas esculturas africanas da coleção do MNBA e ainda o tratado de anatomia “De Humani Corporis Fabrica”, de Andréas Versalius, que também inspiraram a obra.
Natural de Buenos Aires( 1943), Luis Trimano realizou sua formação em ilustração e artes gráficas na capital Argentina até que em 1968 migrou para São Paulo, onde atuou como caricaturista e ilustrador nos principais jornais diários e veículos da imprensa alternativa paulista e carioca.
Adotou o Rio como endereço desde 1974, dando prosseguimento as suas atividades nas páginas do Jornal do Brasil, O Globo, Última Hora, Tribuna da Imprensa, e Pasquim, entre outras publicações.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal