"Lucio Fontana – a ótica do invisível".
"Tagli e Buchi" (Cortes e buracos) - a arte violentada?

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

“As idéias não se refutam. Estão em potencial na sociedade, em seguida os pensadores e os artistas as expressam”. (in “Manifiesto Blanco”, Buenos Aires, 1946)

"Fontana (1899-1968) talvez seja o primeiro caso de um artista moderno da Europa, depois do surrealismo, a ser marcado pelo processo cultural da América Latina. Fontana, de origem italiana e criado na Itália desde os seis anos de idade, voltou à Argentina, seu país natal, em 1940, onde permaneceu até 1947. Lá, esteve associado ao Manifiesto Blanco (1946), que propunha conceitos e inovações que o próprio artista não havia experimentado em sua obra. Alguns críticos acreditam que os estímulos de Buenos Aires reorganizaram o Fontana modelador de volumes em Fontana pensador do espaço concreto. O furo e o corte, que concretamente fendem a superfície, no "concetto spaziale" não são estrangeiros ao vazio e aos vazados nas estruturas abertas produzidas pelos artistas argentinos do grupo Madí, que tanto influenciou Fontana.
"Lucio Fontana, por sua vez, influenciou enormemente a arte européia dos anos 50 e 60, com sua discussão sobre o espaço e o papel do sujeito em sua criação. Fontana, que tem uma obra diversificada, marcada pela busca de caminhos experimentais e a utilização de vários suportes, é mais comumente lembrado pelos cortes feitos em telas monocromáticas, “a busca pelo âmago da superfície da tela”, ou “rasgos na alma”- no dizer de Paulo Herkenhof.
"As obras de Fontana estão em mais de 100 maiores museus do mundo, e em coleções públicas brasileiras podem ser vista no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo."

Glossário:

"Tagli" (cortes): Os primeiros cortes na tela foram realizados no final de 1958. Os tagli são incisões precisas e calculadas sobre telas monocromáticas, cruas ou recobertas de anilina, hidropintura ou óleo, que rompem a integridade da superfície bidimensional. O artista os chamou Concetto spaziale, Attesa ou Attese (Conceito espacial, espera ou esperas), referindo-se, respectivamente, a trabalhos com incisão única ou com cortes sucessivos. O corte fontaniano, gesto forte e essencial, se tornou seu legado mais popular na história da arte.


"Fine di Dio": Série de grandes pinturas ovais e monocromáticas, realizada entre 1963 e 1964. A superfície das telas, esburacada, rasgada e com incisões, é resultado de uma gestualidade violenta. O título e a forma dos trabalhos da série reforçavam a busca do infinito e da origem, a aspiração à totalidade, presentes em toda a obra do artista.


"Quanta": Conjuntos de telas monocromáticas, de diversos formatos geométricos, a maioria com cortes e algumas com buchi, realizadas entre 1959 e 1960. Os quanta podem ser dispostos livremente: a ausência de uma estrutura única e predeterminada as torna obras em aberto, passíveis de contínua transformação.

Rio de Janeiro 2001.

©Alexandros Papadopoulos Evremidis > escritor crítico > Email


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