A Galeria do Portal ©RIO ARTE CULTURA.com® recomenda:
| Léo Brizola - Grandes formatos |

Polípticos em grandes dimensões compõem boa parte do acervo apresentado, com trabalhos que variam 1,2 x 1,2 m a 4 x 5m. Ao todo, a exposição terá 22 obras em tinta acrílica e um bordado. Divididas em telas únicas, dípticos, trípticos e polípticos. Estas pinturas foram criadas pelo artista entre 1999 e 2005.

Esta será a primeira grande exposição individual de Léo Brizola fora de Minas Gerais. Em 2005, no entanto, os compromissos do artista pelo Brasil não param por aí. Em dezembro o pintor já tem agendada uma mostra em Curitiba (PR).

Flertando com a abstração, Léo Brizola lança mão dos grandes formatos e da pintura figurativa para abordar o feminino, tema que permeia sua obra. São figuras imersas em cenas da natureza, repletas de paisagens e animais, dão o tom da mostra do pintor mineiro. Uma das musas do cinema, Marlene Dietrich, por vezes habita o universo do artista, que navega entre realidade e fantasia. Como define o curador Paulo Pontes, "A sua obra explora as fronteiras indecisas entre o real e a sua representação através de uma poderosa atmosfera de abandono sensual, no tratamento da luz, moderno, contínuo e uniforme, sem projeção de sombras, sublinhando o mundo fantástico simbólico dos nossos valores."

Leo Brizola é um pintor com um completo domínio da arte da pintura, onde a figuração é indutora a uma participação do espectador na obra, numa ação dinâmica de aproximar, ladear e/ou distanciar-se, motivada pela necessidade do diálogo que "não reconhece o mundo real na pintura, mas vê a pintura no mundo real".

A rotina de criação de Léo Brizola não segue um processo linear. O artista trabalha em mais de uma tela ao mesmo tempo, chegando a abandonar algumas delas ao longo de anos e retomando-as em outros momentos. "A pintura nem sempre é um trabalho prazeroso, mas marcado pelo sofrimento. Sou um artista influenciado por acontecimentos do cotidiano, mas não apresento tais situações diretamente em minhas telas. Elas aparecem traduzidas em sentimentos, sensações", elucida.

A exposição do artista Leo Brizola dá prosseguimento ao projeto Intervenções, que tem o objetivo de mostrar, difundir e discutir propostas de caráter instalativo. Este projeto é realizado periodicamente no espaço Monumental e no Foyer do MAM-RJ e dele já participaram Franklin Cassaro, o grupo Chelpa Ferro e José Bechara.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal