| José Eduardo - "Agualusa" |
Ela não confia nas pessoas, isso é certo. “A humanidade nunca funcionou muito bem”, é o que anota em seus diários. Não sabe do que precisa fugir. Do país que desmorona, ou de um futuro que lhe aperta os pés, como sapatos de outra pessoa? Ludo é a personagem central desse romance, aquela que o mundo parece ter esquecido – e que fará tudo para esquecê-lo também.
Sem saber o que aconteceu com a irmã e o cunhado, com quem morava em Angola, amedrontada com os saques, as mortes e invasões provocadas pela guerra civil, Ludo vai se enclausurar em sua própria casa e sobreviver, durante quase trinta anos, observando ao longe, em profundo isolamento, as transformações da cidade.
A história recente de um país é apenas ponto de partida para esse livro, que associa o cenário político a uma trama de alta voltagem poética. Publicado em Portugal e Angola, Teoria Geral do Esquecimento será traduzido também na França, Inglaterra, Holanda e Alemanha.
Luanda, 1975. A fascinante Ludovica, ou Ludo, criada por José Agualusa neste livro, ergue uma parede separando seu apartamento do resto do edifício onde vive – e assim nos guia por uma narrativa em que o sentido de humor serve como antídoto à trágica história angolana.
Isolada do resto do mundo, rodeada por livros, na companhia de um cão, Ludo vê-se cercada por histórias aparentemente desconexas, que mais tarde baterão à sua porta na forma de muitos personagens, feitos de carne e osso, mas que poderiam ser habitantes de um sonho.
Considerado um dos melhores romances já escritos pelo autor angolano, Teoria Geral do Esquecimento é um livro sobre o medo do outro, o absurdo do racismo, o amor e a nossa capacidade de redenção.
Um dos nomes mais influentes da literatura contemporânea internacional, José Eduardo Agualusa nasceu na cidade de Huambo, Angola, em 1960. Pai de dois filhos que vivem em Luanda,é neto de avô carioca. Romancista, contista, poeta e jornalista, divide seu tempo entre Angola, Portugal e Brasil.
Este deslocamento do escritor e a fusão das referências culturais dos países lusófonos são talvez a característica mais marcante de sua literatura. Autor de mais de vinte livros, traduzidos para vinte idiomas, também escreveu várias peças teatrais.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal