UM MÊS NO CAMPO / J. L. Carr / Editora Globo
A absolvição Durante o verão sem nuvens, dourado e incomparável de 1920, Tom Birkin, um veterano sobrevivente da Primeira Guerra Mundial, abandonado pela esposa e sem um tostão furado, refugia-se em Oxgodby, um remoto vilarejo de Yorkshire, para restaurar uma grande pintura mural medieval recentemente descoberta na igreja local. Vivendo no campanário dessa igreja, ele trabalha diariamente para destapar a pintura que representa o Juízo Final. Imerso na beleza e placidez do campo e nos imutáveis ritmos da vida da região, Birkin, além de sentir sua vida se renovar, também recupera a crença no futuro. Agora, muitos anos depois, ao contemplar aquele idílico verão e refletir sobre a passagem do tempo e o poder da arte, ele encontra algum consolo por tudo aquilo que deixou para trás.Trecho: “Havia tempo de sobra naquele verão maravilhoso. Dia após dia, a névoa se elevava da campina quando clareava; e as sebes, os celeiros e os bosques ganhavam forma, até que, finalmente, a longa linha curvilínea das colinas se erguia, afastando-se da planície. Era uma espécie de espetáculo de magia... Dia após dia, nada mudava, e todas as manhãs eu me apoiava no portão do pátio, tragando o meu primeiro cigarro e (gostaria de pensar) maravilhando-me com o esplêndido pano de fundo. Mas não pode ter sido assim; não sou do tipo que se maravilha. Ou seria, naquele tempo? Uma coisa, porém, é certa -– eu sentia uma imensa satisfação e, se pensava em algo, era para que isso continuasse indefinidamente...”
O autor: Joseph Lloyd Carr nasceu em North Riding, Yorkshire, em 1912, filho de uma família metodista. Depois de cursar a escola normal, passou a lecionar em Birmingham. Durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou na Royal Air Force e serviu em Serra Leoa. Após a guerra, Carr casou, teve um filho e, em 1951, mudou-se para Kettering, onde se tornou um lendário diretor de escola. Em 1967, aos 55 anos, ele se aposentou precocemente para se dedicar à literatura e edição de livros de bolso e mapas. Entre suas obras, destacam-se: A Day in Summer (1964), The Harpole Report (1972), How Steeple Sinderby Wanderers Won the FA Cup (1975), Um Mês no Campo (1980), The Battle of Pollocks Crossing (1985), What Hetty Did (1988 e Harpole & Foxberrow General Publishers (1992). Carr faleceu em Northamptonshire, em 1994.
Rio de Janeiro 2002
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal