"SOLDADOS DE SALAMINA" - Javier Cercas / Editora Globo
"O eterno fratricídio"Soldados de Salamina é a prova de que a grande literatura engajada ainda está viva. A Guerra Civil Espanhola continua sendo uma fonte inesgotável de histórias tão fascinantes quanto assombrosas. Com esta obra, Javier Cercas presta um tributo à memória dos que lutaram pela República legitimamente instaurada e depois da derrota se afundaram no anonimato e na miséria.
A guerra está no fim e as tropas fascistas avançam sobre a Catalunha. As tropas republicanas, antes de baterem em retirada, decidem fuzilar um grupo de presos franquistas. Entre eles, encontra-se Rafael Sánches-Mazas, escritor e fascista, fundador e ideólogo da Falange Espanhola, futuro ministro do governo de Franco.
O narrador dessa história real é um jovem jornalista Javier Cercas, um homônimo do autor, que se propõe a investigar o segredo do enigmático Sánches-Mazas e de como ele conseguiu escapar duas vezes da morte - primeiro do pelotão de fuzilamento e depois de um compassivo soldado republicano que lhe poupou a vida - e sobreviveu à guerra.
Até o momento, a obra já vendeu 140.000 exemplares e conquistou 4 prêmios literários. Mario Vargas Llosa não poupa elogios: "O livro é de fato magnífico, um dos melhores que li em muito tempo... Quem acreditava que a chamada literatura engajada havia morrido precisa ler Soldados de Salamina para saber como está viva, como é original e enriquecedora nas mãos de um romancista como Javier Cercas".
Javier Cercas nasceu em 1962, em lbahernando, Cáceres. Entre suas obras, destacam-se o livro de contos El Móvil (1987); os romances EI Inquilino (1989 e 2000) e EI Vientre de la Ballena (1997), as coletâneas de artigos Una Buena Temporada (1998) e Relatos Reales (2000) e um livro de ensaios La Obra Literaria de Gonzalo Suárez (1994). Desde 1989, leciona literatura espanhola na Universidade de Gerona.Rio de Janeiro 2001
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal