| Gustavo Nóbrega |
As obras de Gustavo Nóbrega apresentam um entrelaçamento entre imagens religiosas e elementos gráficos de embalagens de medicamentos, gerando uma reflexão entre fé e ciência ou entre fé e indústria farmacêutica. A religiosidade do povo brasileiro, segundo o artista, também é colocada em questão “em meio à realidade de uma sociedade enferma em que, na maioria, das vezes se torna refém desta indústria”.
Graduado pela FAAP, Gustavo desenha, pinta e faz pequenas esculturas desde criança. Seu olhar formou-se sob a influência das coleções de arte sacra brasileira de seu avô, “Seu Nóbrega”, um dos mais importantes antiquários do país, e também de seu pai, o pintor Claudino Nóbrega. “Nasci tropeçando em obras de arte. Convivi bastante com imagens do século XVIII do barroco brasileiro, pinturas acadêmicas e do modernismo nacional. Mas minha vontade em me aprofundar nos estudos surgiu quando vi uma obra do Jeff Koons chamada “Hoover Deluxe Shampu Polishers” na capa de um dos leilões de arte contemporânea da Sotheby’s que era uma caixa de acrílico com três aspiradores de pó dentro e umas lâmpadas florescentes em baixo”, declara Gustavo.
A produção recente do jovem artista se apropria e atribui um novo olhar ao rico imaginário religioso brasileiro e sua poética é povoada de santos e santas, ex-votos e caixas de remédio. Interseções entre o profano e o sagrado, além de sensações e de reverberações milagrosas de obras votivas, ex-votos contemporâneos. Transitando entre o erudito e o popular, Gustavo apresenta seu ideário como um jogo de encaixes em que o divino e o humano se complementam e se contrapõem. A combinação com o grafismo de bulas e caixas de remédio remete à ambiguidade de dois universos de natureza distintas dos quais o homem costuma lançar mão nos momentos de desespero: a fé e a medicina.
Criado num ambiente de artistas, antiquários e colecionadores, graduou-se como Bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Desenvolve sua pesquisa em poéticas visuais relacionado a contextos sociais, políticos e espirituais. Para isso utiliza como suporte materiais reaproveitáveis como bulas e embalagens de remédios entre outros. Fé, ciência, espiritualidade e política, são algumas das muitas palavras que podemos associar ao seu trabalho. Em 2012 realiza a exposição Do social, do plural e do espiritual na Galeria Graphos:Brasil – Rio de Janeiro, em 2011 realizou a exposição Gustavo Nóbrega na Zipper Galeria – São Paulo. Em 2010 um de seus trabalhos foi adquirido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 2009, expôs no Prêmio Energias na Arte, no Instituto Tomie Ohtake. Em 2008, Nóbrega apresentou seus trabalhos na exposição de comemoração da 40a anual de arte da FAAP.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal