"No Fio do Espaço", de Franz Weissmann.
O espaço por um fio.

Weissmann inaugura a exposição "No Fio de Espaço", no mesmo dia em que completa 92 anos – 15 de setembro de 2003. O caráter especial da mostra é acentuado pelo conjunto inédito de dez obras, todas elas produzidas durante este ano, e pelo fato de ser a primeira exposição de Franz Weissmann com os trabalhos em fios. São quatro relevos, quatro esculturas e duas colunas, feitas com fios de aço inox, alumínio e metal amarelo.

"O fio é um problema muito antigo meu, que atravessa várias fases da minha vida. Trabalho há muitos anos o desenvolvimento do fio no espaço. Eu me interesso pelo vazio, em construir o vazio. O fio é outra forma de trabalhar o vazio. É um desenho no espaço", diz Weissmann.

Ao contrário de suas famosas esculturas vazadas em aço, com sua marca registrada, a dobra em plano tridimensional, os trabalhos com os fios de aço são pouco conhecidos. Algumas peças foram mostradas nos anos 50, à época do Grupo Frente (integrado, entre outros, por Ivan Serpa Lygia Pape Lygia Clark e Aluísio Carvão), e de maneira esparsa em outras exposições. Famosas obras construtivistas do artista, como o "Cubo Vazado", apresentado à I Bienal de São Paulo em 1951, e a escultura "Sem título", integrante da Bienal de Veneza, 1972, foram concebidas a partir de estudos em fios de aço.

Rio de Janeiro 2003.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal