| Fernando Aguiar | "Soneto Ecológico" |

A imaginação criativa dispensa asas.

Para concluir um mês de actividades dedicadas ao ambiente e à natureza, vão ser plantadas em Matosinhos as 70 árvores que constituirão o maior soneto do mundo – o "Soneto Ecológico".

Concebido por Fernando Aguiar, o "Soneto Ecológico" é um poema sobre a natureza "escrito" com elementos da própria natureza: árvores. Trata-se de uma instalação ambiental constituída por 70 árvores organizadas por 14 filas com 5 árvores cada uma, correspondentes aos 14 versos da estrutura do soneto, distribuídas por duas quadras e os dois tercetos (4+4+3+3).

Para que o soneto também tenha rima, as árvores com que começa e termina cada fila alternam, de modo a configurarem a rima tradicional (alternada) do soneto: A , B, A, B (por exemplo, Sobreiro, Carvalho, Sobreiro, Carvalho).

Será o maior soneto do mundo (110x36 metros) e também o único soneto vivo, que respira e que se vai modificando visualmente porque está em permanente crescimento e transformação. À dimensão poética acrescenta-se uma vertente lúdica e de prazer: a possibilidade de nele se poder entrar, passear, brincar, descansar, sonhar...estimulando deste modo uma reflexão sobre as inúmeras agressões que quotidianamente se praticam contra o ambiente.

Vão ser plantadas 10 variedades de árvores de folha caduca e de folha persistente para que haja um permanente renascimento de formas e de cores em relação à folha, flor e fruto dessas árvores.

Este parque é também uma obra de arte contemporânea que utiliza a estrutura de um dos géneros poéticos mais tradicionais da literatura portuguesa - o soneto - com a particularidade de usar a rima nos dois lados de cada verso (primeira "sílaba"/árvore e a última "sílaba"/árvore).

O "SONETO ECOLÓGICO" insere-se num trabalho de experimentação poética desenvolvido por Fernando Aguiar, que ao longo dos últimos 25 anos já criou várias dezenas de sonetos visuais, utilizando diferentes formas de expressão estética como a fotografia, a colagem, a instalação e a performance. Esses trabalhos têm sido apresentados em diversos países, nomeadamente no Tokyo Metropolitan Art Space (Japão), no Museo Vostell Malpartida (Espanha), no Convento di San Domenico em Spoleto (Itália), no Musée D'Art Contemporaine (Marselha) no Museu de Serralves (Porto), e no IVAM – Institut Valencià D'Art Modern (Valencia).

Rio de Janeiro 2005.


| Fernando Aguiar | "The Poetics of Action" |


Diálogo interdisciplinar plural ou conversões e reinvenções.

Art_Action_#7 As pinturas que constituem a exposição surgem na sequência das telas expostas em 2003 na Galeria Pedro Serrenho, em Lisboa, onde os acrílicos sobre tela realizados a partir de imagens de performances poéticas, integravam frases curtas que reportavam a aspectos sociais, denunciando ou evidenciando de uma forma crítica e irónica as situações referenciadas.

Agora, as pinturas mantêm a mesma afinidade com esse trabalho relacionado com a visualidade poética e com a apresentação de performances, apesar de não conterem frases ou palavras, e das letras serem representadas de uma forma mais diluída e ilegível, libertando as telas de uma mensagem mais imediata e contextualizada.

Augusto Carvacho refere no texto do catálogo que “ O interessante dessa re-apropriação de imagens não está na auto-representação, uma vez que é bem evidente a intenção de apagar qualquer intenção retratista e de reconhecimento quando se utiliza propositadamente uma técnica gráfica que coloca num mesmo plano de interesse todos os elementos que participam na dita representação. Deste modo, quer uma letra quer uma cor quer a própria imagem do artista enquadram-se no mesmo nível de importância”.

A complementar os trabalhos expostos são apresentados videos de acções poéticas (re)criadas especificamente para este suporte.

Fernando Aguiar realizou mais de 30 exposições individuais em Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Polónia, e no México, e nos últimos dois anos são de destacar as suas participações na secção “Extra 50” da 50ª. Bienal de Veneza, na 8ª. Bienal de Havana, e no IVAM – Institut Valencià D’Art Modern, em Espanha.

Rio de Janeiro 2005.


Leitor, p/ adquirir obras de arte, basta enviar Email
Envie esta página p/ quem diz gostar de arte: Arquivo/Enviar/Página por Email

Artista, Escritor, Músico e d+, associe-se e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e do InformArt enviado p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins >
Email > tels 55 21 2275-8563 > 9208-6225


Alexandros Papadopoulos Evremidis = > escritor crítico > Email
Retornar ao Portal