| Fernanda Naman |
A mostra traz 28 trabalhos fotográficos com sobreposição de imagens de vitrines de lojas, com silhuetas de pessoas que param diante do vidro, desejando os artigos em exibição.
O que inspira a artista nessas obras é a reação das pessoas em frente às vitrines. De acordo com Fernanda, os objetos desejados representam sonhos, que servem como uma fuga para os problemas do cotidiano. “O mundo precisa de sonhos, independente da classe social”, comenta.
A produção da série apresentada nessa mostra foi iniciada em Paris, o berço da moda. O local não poderia ser mais apropriado. Fernanda Naman se focou nas lojas de grifes famosas devido à arquitetura imponente e por vezes até dramática desses estabelecimentos. A série em exibição na Arte Aplicada traz ainda registros feitos em lojas de outros dos principais redutos da moda, tais como Nova York, Roma e Miami. Para a realização dessas imagens, Fernanda saiu pelas ruas dessas cidades pela manhã, antes mesmo da abertura do comércio, e fotografou as fachadas vazias, inserindo depois imagens de pessoas, após transformá-las em silhuetas negras.
Em algumas das obras de Desejos, contudo, as tais silhuetas não aparecem. Nesses trabalhos, impressos em espelho, é a própria imagem do espectador da obra que aparece refletida na vitrine imaginária. Esse artifício casa perfeitamente com a comparação que a artista faz entre moda e arte: “Hoje, as pessoas param para admirar as vitrines como parariam na frente de uma obra de arte dentro de um museu, pois as vitrines se tornaram verdadeiras instalações”.
Nascida em 1973, em São Paulo, onde vive e trabalha, Fernanda Naman, formada em arquitetura, fez diversos cursos voltados à arte, tais como pintura, fotografia, instalação, escultura, no Brasil e no exterior. Já realizou mostras coletivas e individuais pelo Brasil, em instituições como Conjunto Cultural da Caixa, Casa das Rosas e Instituto Tomie Ohtake, e em outros países, como Itália, onde participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença e de Roma, e Estados Unidos, onde expôs nas galerias New Century Artists, Ward-Nasse, Caelum e Latinarte.

Rio de Janeiro 2011


Leitor, para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.
Envie esta página p/ quem diz gostar de arte: Arquivo/Enviar/Página por Email

Artista, Escritor, Músico e d+: associe-se e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e do InformArt enviado p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins :
Email / Tel: 55 21 2275-8563 e 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis > escritor crítico > Email
Retornar ao Portal