| “São Paulo Século XXI” by Fausto Chermont |
Fausto Chermont lança pela editora Terra Virgem o livro “São Paulo Século XXI”, contendo fotografias que traduzem sua visão particular sobre a cidade de São Paulo, transpondo sua arquitetura e caos urbanístico para o campo das artes visuais. Uma das discussões propostas pelo livro “São Paulo Século XXI” é levar o leitor a refletir sobre o crescimento da maior metrópole do hemisfério sul em sua breve história.
O livro traz um total de 67 imagens que Fausto Chermont registrou num espaço de 10 anos, entre 1999 e 2009. “Documentar o centro da cidade de São Paulo, onde vivi grande parte da minha vida, seguindo meus próprios passos, revisitando sua iconografia clássica, foi a proposta básica deste projeto”, diz o fotógrafo. “É uma homenagem e um depoimento; o relato do meu encontro e do meu desconforto; uma biografia e uma autobiografia, parcial, incompleta e não sistemática; absolutamente pessoal e intransferível”, conclui.
Com rigor técnico, Chermont utiliza uma variedade de equipamentos na captura das imagens, de câmeras analógicas convencionais a customizadas por lentes adaptadas e filtros que criam efeitos óticos e distorções. A diversidade de máquinas e acessórios possibilita enquadramentos diferenciados da paisagem urbana. Algo que pode ser observado no livro é a evolução dos recursos tecnológicos usados desde o século XIV – analógicos e físico-químicos – até os dias de hoje – câmeras digitais, digitalização de imagens e impressões, que ocupam o espaço das anteriores revelações. As matrizes foram captadas em diversos formatos, tais como 35 mm, 35 panorâmico, 120 (6x4, 5, 6x6, 6x17), 4x5 e 5x7, películas coloridas, preto e branco e digital.
“São Paulo Século XXI” apresenta textos de autores convidados, como Roberto Pompeu de Toledo, o crítico e pesquisador de fotografia Rubens Fernandes Junior e a pesquisadora e crítica portuguesa de fotografia Tereza Siza. As passagens refletem sobre recortes do trabalho de Chermont e sobre a Metrópole. O livro apresenta ainda escritos do autor que contextualizam diversas imagens.
Fausto Chermont, nascido em 1961 em São Paulo, fotografa desde os 13 anos de idade. Realizou a primeira exposição individual, “Jequitinhonha / Brasil”, em 1981. De 1987 a 1991, coordenou a documentação de foto e vídeo do projeto "Invernagem Polar", de Amyr Klink, na Península Antarctica. Foi diretor da União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo; é diretor e um dos fundadores do NAFOTO, e também um dos fundadores da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil e membro dos Conselhos Municipal e Estadual de Cultura, nas Comissões de Artes Visuais. Trabalhou por quase dez anos no MIS na organização, coordenação e curadoria de projetos nas áreas de fotografia e novas tecnologias. Atua como fotógrafo em projetos de meio ambiente e de expedições esportivas, ecológicas, culturais e científicas. Possui trabalhos em coleções de instituições públicas e privadas, além de coleções particulares, no Brasil e exterior. Fausto Chermont é presença constante na Photokina, em Colônia (Alemanha), instituições museológicas e de pesquisa, e nos meses internacionais de fotografia na França, Alemanha, México, Estados Unidos, Suíça e Holanda.Rio de Janeiro 2012