| Farnese de Andrade |
Farnese de Andrade e os Ex-Votos - Liturgias Contemporâneas. Serão exibidas mais de 150 obras: 13 de Farnese de Andrade cedidas por instituições museológicas e colecionadores e 141 ex-votos da coleção do Museu Casa do Pontal, procedentes do Canindé/CE, de autoria desconhecida. Para marcar a abertura da exposição, às 16h, acontece um show do cantor, compositor e baterista Wilson das Neves em duo com Claudio Jorge (violão). A mostra tem curadoria da antropóloga Angela Mascelani, diretora do Museu, e dá sequência aos diálogos entra a arte popular e contemporânea. A inauguração é aberta ao público e gratuita.
Na exposição o foco se fecha sobre alguns objetos criados por Farnese de Andrade, nos quais a participação dos ex-votos é o ponto de ligação com o acervo do Museu Casa do Pontal. Os ex-votos, em suas provocantes configurações, são duplamente deslocados do campo da religião para o campo da arte, instaurador por excelência de sacralidades contemporâneas. O que se sugere é que se pense sobre estes trânsitos e sobre os tipos de atracagens às quais os ex-votos encontram-se submetidos tanto no espaço do museu como nas apropriações feitas por Farnese de Andrade, ao utilizá-los em suas obras.
Durante o mês de agosto haverá o lançamento do catálogo e uma série de debates sobre o tema “Arte e o Sagrado” com a participação de antropólogos, colecionadores, curadores, entre outros especialistas no assunto.
Farnese de Andrade - Pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrado – (Araguari/MG, 1926 - Rio de Janeiro/RJ, 1996) foi um artista múltiplo, em cuja produção, vida e arte se enlaçam de maneira inseparável dando origem a uma obra densa, de caráter fortemente autoral. No Salão Nacional de Arte Moderna de 1970 recebeu o prêmio de viagem ao exterior. Foi para a Espanha e instalou estúdio em Barcelona, onde permaneceu até 1975, quando voltou ao Rio de Janeiro. Em 1993 recebeu o Prêmio Roquette Pinto dos Melhores de 1992 pela exposição Objetos na Galeria Anna Maria Niemeyer. Sua obra está em coleções importantes espalhadas pelo Brasil e no Mundo, como Coleção de Arte Latino-Americana da Universidade de Essex, Inglaterra; Instituto de Arte Contemporânea de Londres - Londres, Inglaterra; Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC/Niterói) - Niterói, RJ; Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) - Nova Iorque, Estados Unidos da América; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) - Rio de Janeiro, RJ; Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA) - Rio de Janeiro, RJ;Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal