| Ensaio Aberto |
Após comemorar 18 anos de atividades com a abertura do espaço Armazém da Utopia, no Cais do Porto, é a vez de celebrar os 20 anos da Companhia Ensaio Aberto. Com fotos de praticamente todos os espetáculos da Ensaio Aberto, a publicação traz artigos de artistas e colaboradores que, de alguma forma, acompanharam a trajetória da Companhia.
A filósofa Iná Camargo Costa revela a “Experimentação permanente na Ensaio Aberto”. “Desde que surgiu, no início dos anos 90, a Companhia Ensaio Aberto, como o próprio nome já indica, explora a ideia do ensaio como experimento e por ela pauta a sua intervenção na cena brasileira”, afirma a filósofa, Iná Camargo Costa.
Antonio Augusto Fontes, que fotografou todos os espetáculos, narra seu primeiro e inesquecível encontro com o coletivo. “Fotografar os espetáculos da Companhia alterou a minha percepção da realidade. A vida como uma espécie de Teatro do Cotidiano dirigido por um diretor oculto e onipresente”, avalia.
Já o crítico e professor de teatro, Lionel Fischer destaca que “são quase 20 anos de estrada. São 20 espetáculos exibidos. Exercendo o ofício de crítico teatral desde 1989, tive o privilégio de assistir a todos. E alguns me marcaram profundamente”.
Há ainda avaliações feitas pelo compositor Felipe Radicetti que confirma a relevância da música em todas as montagens da Companhia; o poeta e escritor Pedro Tierra apresenta “Missa dos Quilombos”, da qual é coautor, e convoca à reflexão sobre a importância do teatro no processo de redemocratização do Brasil; já o design gráfico Batman Zavareze revela um pouco do processo criativo da companhia, tendo sempre em mente a máxima “Fazemos o melhor com o que temos”.
Completam o volume dois outros textos: o ensaio da atriz e produtora Tuca Moraes, que, com “Princípios conceitos e reflexões”, explica a maneira de viver o teatro da Companhia Ensaio Aberto; e a entrevista do jornalista Luiz Fernando Vianna com o diretor e fundador do grupo, Luiz Fernando Lobo, que discorre sobre teatro político e documental, o trabalho em equipe e a conquista do Armazém da Utopia, entre outros temas.
O ensaio fotográfico que encerra o livro expõe todos os espetáculos da Ensaio Aberto – com exceção de “Filhos do Silêncio”. Além das fotos de Antonio Augusto Fontes, outros 14 fotógrafos aparecem como colaboradores, uma vez que a Companhia Ensaio Aberto sempre permitiu que seus espetáculos fossem fotografados livremente por qualquer espectador.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal