| Dudi Maia Rosa |
Trabalhos inéditos de Dudi Maia Rosa, com lançamento do livro “Dudi Maia Rosa e as mortes da pintura”, de Oswaldo Corrêa da Costa, que abrange os mais de 30 anos da trajetória deste artista que tem uma forte atuação frente às questões da pintura contemporânea. Nascido em 1946 em São Paulo, onde vive e trabalha, Dudi Maia Rosa já expôs na Alemanha, EUA, Japão, Turquia e África do Sul, e, além da mostra na Mercedes Viegas Arte Contemporânea, faz individual na Galeria Brito Cimino, em São Paulo, até 28 de abril.As obras inéditas que serão expostas são feitas com a técnica desenvolvida por Dudi Maia Rosa nos últimos 20 anos, em resina poliéster e fibra de vidro com pigmento. Todas têm o formato de 197x96cm, e são “sem título”.
A resina e o poliéster tomam o lugar da tradicional tela, e resultam em um efeito de transparência, seduzindo e brincando com a noção de perspectiva do espectador. De forma dissimulada, pode-se pensar inicialmente em uma pintura a óleo, com sua opacidade característica, mas o preciosismo desta técnica logo dá lugar à compreensão de que se trata de uma superfície plástica elaborada pelo avesso do quadro.
O artista revela uma revisão de aspectos essenciais de sua poética, e a experiência com um novo tipo de figuração, menos afeita à narrativa e mais voltada para formas "apropriadas" e minimamente retificadas.
O livro “Dudi Maia Rosa e as mortes da pintura”, de Oswaldo Corrêa da Costa, foi editado pela Metalivros, de Ronaldo Graça Couto. O pesquisador brasileiro radicado em Nova York faz uma análise da trajetória do artista plástico paulistano, de 1978, a partir da primeira exposição individual, até o ano de 2003. O autor investiga a produção de Maia Rosa como pioneira no desenvolvimento de uma pintura contemporânea, no Brasil, ao mesmo tempo em que cria uma relação com a produção artística em outros países, neste período.
Rio de Janeiro 2006
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal