| Dolly Moreno |
Em Dynamic Instability, Dolly Moreno apresenta obras produzidas entre 2003 e 2010 em aço inox escovado e polido. Essa série traz uma inovação na trajetória da artista, com os primeiros trabalhos nos quais utiliza as cores, que aparecem na forma de lacas multicoloridas. Nessas esculturas encontram-se a fluidez e a rigidez, linhas sinuosas em choque com as retas. Dolly encara seu trabalho como um jogo, um desafio. “É sempre um duelo entre o aço inox e eu. Às vezes o inox vence, às vezes eu. Quando eu ganho, uma escultura começa a tomar forma”, analisa.
A fragilidade na qual se sustentam as peças tem relação íntima com a vida da própria artista, cuja família deixou o Egito em 1956, durante a Guerra do Suez. O conflito e a necessidade de abandonar seu país provocaram em Dolly uma forte sensação de instabilidade, que, por sua vez, se reflete em suas obras. As peças dessa mostra surpreendem o espectador que as observa de todos os ângulos, podendo verificar como as formas se inclinam e fluem de maneira sutil. As superfícies, que se partem e se reencontram, revelam os segredos escondidos nesses trabalhos.
A fragilidade observada no resultado final do trabalho de Dolly Moreno faz um contraponto com a forma como suas peças são produzidas. Para desenvolver as obras, a artista faz uso de maquinário mais comumente encontrado em oficinas de automóvel, como guilhotinas e soldas de altíssima temperatura. Dolly doma e domina os metais. Em seu ateliê, o controle de todas as etapas da criação está em suas mãos. A artista elabora cortes e executa as soldas das peças em aço e latão, suas principais matérias primas. Dynamic Instability exibe formas, volumes, texturas, cores e movimento, resultantes de um árduo trabalho físico para a criação de esculturas que inspiram sensibilidade.
Natural do Egito, Dolly Moreno estudou na Universidade de Artes Plásticas do Cairo e L'Atelier de Alexandria. Residiu na França, estudando na École de Beaux-Arts, em Paris e nos Estados Unidos, no Queens College de Nova York. Uma vez no Brasil, fixou residência em São Paulo, onde frequentou o curso de escultura na FAAP. Inserida no circuito de exposições, no Brasil e no exterior, desde o início dos anos 80, tem em seu curriculum mostras individuais e coletivas em território nacional e passagens por França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Espanha. Possui obras em coleções privadas, entre elas em instituições de renome, como por exemplo MAM-SP, Universidade Hebraica de Jerusalém e Museu de Arte Marquette, em Illinois. Ganhou, em 2006, o primeiro prêmio na exposição da Société des Beaux Arts no Carrousel do Louvre em Paris. Em janeiro de 2012 Dynamic Instability será exibida na LA Art Show, nos Estados Unidos, à convite da feira de arte.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal