| Dirceu Maués |
O artista paraense Dirceu Maués apresenta sua primeira exposição individual na capital federal com a videoinstalação “Em um lugar qualquer – Outeiro”.
O projeto foi selecionado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 para ocupação do espaço de Brasília. “Em um lugar qualquer – Outeiro” é uma instalação com vídeos feitos a partir da animação de fotografias realizadas com câmeras pinhole, construídas com caixinhas de fósforo. As câmeras não possuem visor nem lente, apenas um pequeno furo de agulha por onde a luz penetra. Para a realização do trabalho foram construídas mais de 150 câmeras, em uma captação que resultou em mais de 4 mil imagens.
O trabalho é composto de seis vídeos que, juntos, formam uma visão panorâmica 360º graus da praia de Outeiro, em Belém do Pará. Dirceu Maués começou sua pesquisa construindo suas primeiras câmeras pinhole em 2003, desde então já realizou várias exposições pelo Brasil e exterior. Seu trabalho discute algumas questões sobre o uso dos aparatos tecnológicos, principalmente dos aparelhos relacionados ao processo de produção de imagens.
Maués subverte o tempo interno das fotografias apostando no acaso de um tempo mais longo de captura da imagem. Suas câmeras, sem visor nem lente, produzem um cinema/vídeo que tateia a realidade e nos revela a paisagem de lugar qualquer com toda imprecisão possível, pois o que importa é a potência poética do “erro”, do ruído e do acaso.
“Em um lugar qualquer – Outeiro” já foi apresentado no Centro de Fotografia (CMDF) em Montevidéu em 2010 e recebeu neste mês o prêmio residência artística para WBK Vrije Academie, na Holanda, durante no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, realizado em São Paulo.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal