Cristina Schlender
Resiliência: Antenas, sua exposição individual em novo suporte, exibindo um recorte de 19 trabalhos de sua nova série de colagens em papel de algodão onde, com formas semelhantes aos troncos de árvores, celebra a Natureza. Suas obras, fortes e delicadas, enaltecem a beleza, grandiosidade e generosidade deste mundo paralelo.
As obras, algumas em grandes formatos, nascem instintivamente, sem esboços ou traços prévios. As tonalidades surgem espontaneamente, onde cada matiz remete a sensação que a artistas vivencia no momento da concepção. Ao criar, as colagens são feitas diretamente na superfície do papel em branco, sem lineamentos nem rascunhos. A matéria prima, Cristina Schleder vem acumulando através do tempo.
A artista, intuitivamente, não conseguia se desfazer de revistas, papeis e outros itens que chegavam a suas mãos. Guardava e colecionava-os todos. Com grande veleidade pela arte e pela Natureza, imergiu na técnica de colagem e suas possibilidades, encontrando finalidade para o acumulo até então inconsciente. Ao manusear materiais impressos, Cristina Schleder já o faz com olhar diferenciado, sempre buscando uma maneira de fragmentar cores, luzes, sombras, e texturas para serem utilizados da melhor forma em novos projetos.
A reutilização do papel, o diálogo e o amor pela natureza é determinante no trabalho artístico de Cristina Schleder. Suas colagens atuam como veículos de reposicionamento do respeito devido, por parte do ser humano à Natureza, ”é a reciclagem do papel, feita de maneira visual e figurativa... a árvore é a Natureza que foi transformada em papel”. Este conceito geral está sintetizado no título da exposição uma vez que “Resiliência” é a capacidade de recuperação de sua forma original após sofrer choque ou transformação. As “Antenas”, captadoras da energia cósmica, são as próprias árvores, dentro e fora dos quadros. Mas existe um componente adicional à opção por colagens. Cristina Schleder quer colocar e devolver a Natureza ao seu lugar; ao seu habitat. Faz isso, usando a bi-dimensionalidade das imagens impressas no papel, de onde recorta as texturas, os relevos e os tons formados pelo efeito luz e sombra.
Cristina Schleder é uma artista criativa e um ser consciente do seu tempo. Enxerga o cotidiano cinza, mas seu trabalho segue por uma vertente com base no belo, no puro, na Natureza. Suas obras celebram “a beleza, a grandiosidade e a generosidade deste mundo que nos abriga. A natureza com seu poder de regeneração instantânea têm muito a ensinar ao ser humano. É a dialética da Natureza em sua oposição e reconciliação com ela mesma”, declara a artista. Tanto nas telas como nos papéis Cristina Schleder mostra que compartilhamos o planeta com estes seres possuidores de tanta força, pureza e delicadeza. “Afinal, é ela que nos mantêm vivos”
“A árvore é a Natureza que foi transformada em papel.
O papel é a Natureza voltando ao seu lugar e à sua essência.”Rio de Janeiro 2010
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal