| Claudia Melli - Bosques |
Desenho ou fotografia? A artista Claudia Melli quer mesmo criar esta dúvida na cabeça de quem vê seus trabalhos. Com um foco na temática dos bosques, usando o nanquim e abusando das manchas e contrastes, Claudia cria paisagens em preto e branco que parecem verdadeiras ao olhar rápido do espectador.“Comecei a desenvolver esse trabalho a partir do meu interesse pela organização vertical de formas que se repetem como é o caso das árvores que se acumulam nos bosques. Minha opção pelo nanquim foi imediata. A força silenciosa do preto sobre o branco trouxe um efeito quase fotográfico à minha obra, que creio que paira entre a fantasia e a realidade”, explica Claudia.
Além da alusão à fotografia, a forma é um assunto que também interessa a essa jovem artista. Claudia optou por utilizar como suporte papéis com predominância da área horizontal em uma clara contraposição à verticalidade dos elementos com os quais trabalha: as árvores. Assim, cria uma espécie de “registro panorâmico”, além de uma interessante geometria em um trabalho cuja base é figurativa.
A artista está atenta, ainda, ao conjunto das obras. A repetição dos diversos tipos de bosques imaginados ou fisgados de livros e das memórias de viagens criam um nova perspectiva. Os desenhos colocados lado a lado acentuam a verticalidade dos objetos retratados por Claudia, acentuando as contraposições de formas no espaço.
Claudia Melli iniciou sua formação artística em 1998 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Teve aulas com Malu Fatorelli, Gianguido Bonfanti e Charles Watson, entre outros. Em 2003 participou de sua primeira exposição coletiva na Galeria Abels Kunsthandel, em Oslo, na Noruega e, em seguida, de outra mostra coletiva na Galeria de Arte da UFF, em Niterói. Em 2004, fez parte da exposição de acervo da Galeria Lana Botelho, na Gávea, Rio de Janeiro e participou da exposição coletiva A Cara do Rio, no Centro Cultural dos Correios.
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal