| César Cardoso - “As Primeiras Pessoas” |
O roteirista, escritor e blogueiro Cesar Cardoso lança no próximo dia 22 de novembro, pela Editora Oito e Meio, seu primeiro livro de contos “As Primeiras Pessoas”. O livro, o 9º de sua carreira sem contar com a participação em antologias, tem como eixo central o fato de todos os contos serem narrados na primeira pessoa.
Segundo Cesar, “livros de contos, em sua maioria, costumam ser uma coletânea do que um determinado escritor produziu durante um período de sua vida. “As Primeiras Pessoas” não é assim. Sua leitura, a partir na narração na primeira pessoa, permite ver um projeto literário, fazendo com que “cada conto seja uma voz narrativa diferente, tornando o livro uma polifonia vocal, que o leitor escuta enquanto lê”, como menciona no prefácio o escritor Ronaldo Correia de Brito.
A epígrafe do livro já mostra a quem acabou de abri-lo o que vai encontrar. É uma citação do personagem Dom Casmurro, de Machado de Assis, que afirma: “Se só me faltassem os outros vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo e essa lacuna é tudo.” Em As Primeiras Pessoas cada personagem está mergulhado em sua lacuna, que é tudo. Uns tentando vir à tona, outros naufragando sem se dar conta.
No livro “As Primeiras Pessoas”, que traz 24 contos no total, leitores também encontrarão alguns pontos em comum. O ritmo veloz, o lirismo, o humor, muitas vezes amargo e corrosivo são marcas do estilo de um autor que também transita entre a literatura infantil, a poesia, a dramaturgia e o humor, além de exercitar sua verve aproveitando-se das novas tecnologias para fazer chegar também aos internautas seus escritos. Cesar é editor do blog Patavina’s, (www.cesarcar.blogspot.com).
E este exercício e talento do autor para escrever para vários gêneros e mídias acaba sendo conhecido por Ronaldo Correia de Brito ainda em seu prefácio: “Ninguém neste livro sentirá o embalo da atmosfera única. Cesar Cardoso inventa modos narrativos, faz experiências... imprime sua marca de narrador experiente”, diz o escritor.
By George Patiño

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal