A obra de Carla Guagliardi surgiu no final da década de 1980 junto a uma geração de jovens escultores cariocas que retomava o fio experimental e a consistência plástica do neoconcretismo e seus desdobramentos conceituais da década de setenta. Junto com Eduardo Coimbra, João Modé, Ricardo Basbaum, José Damasceno, Ernesto Neto, Tatiana Grinberg entre outros, aquela produção escultórica deu à arte carioca uma nova vitalidade.
Por mais variada que seja do ponto de vista dos materiais e suportes, alguns aspectos têm sido importantes em sua obra, dando-lhe uma unidade poética ao longo destes 20 anos: fluência, leveza e precariedade. Suas peças estão sempre lidando com o fluxo dos materiais, muitas vezes líquidos, e a articulação integrada das partes. O movimento e o equilíbrio são complementares, servem como estruturantes de uma delicada integridade plástica. A leveza é um dado importante, pois a obra de Carla Guagliardi parece estar sempre enfrentando o princípio da gravidade, ou melhor, jogando com ele, assumindo uma materialidade sempre precária – seus elementos determinantes são a água e o ar. Tanto a precariedade como a leveza se tornam escultura pela presença de pontos de tensão que impulsionam a forma.
Vivendo em Berlim há uma década, sua trajetória tem sido acompanhada mais de perto pelo circuito alemão e europeu do que pelo brasileiro. Mostrar este percurso de 20 anos configura uma exposição de meio de carreira, uma antologia necessária para a inflexão em direção à maturidade artística. É também o momento de se reunir a obra em catálogo ou livro, contendo registro visual cuidadoso além de ensaios originais que avaliem a trajetória e uma breve cronologia.
Luiz Camillo Osorio
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal