Bernardo Pitanguy
Luz e cor em sinergia

Optando na pintura por uma linguagem abstrata, mas ao mesmo tempo deixando-se conduzir por algumas imagens que se justapõem, sua pintura procura transmitir principalmente vida. O trabalho do artista é repleto de simbologias e traços que dão movimento aos quadros. “Minha obra não é estática, ela pretende estar sempre em movimento, tendo diferentes interpretações de acordo com a pessoa que a vê. Existe uma interatividade entre o observador e a arte”, explica Pitanguy.

Apesar de sua obra ter influências abstratas e surrealistas, o pintor não se preocupa com comparações, seu compromisso é apenas o de fazer um trabalho que desperte uma reflexão em quem o vê. Para tal, ele utiliza uma linguagem repleta de símbolos, onde apenas sugere algo e deixa que a pessoa determine o seu significado. “Acho importante dar uma referência para o observador, para que ele possa se energizar e encontrar o seu ponto de equilíbrio. Os movimentos desencadeados pelas cores fortes, trazem uma energia diferente para cada pessoa”, diz.

O misticismo cheio de significados se faz presente na obra de Pitanguy. Ele concorda com Cézanne, quando este proclamava "a arte nos coloca em estado de graça". Com isso, procura conduzir sua pintura a um patamar mais elevado do que simplesmente mais uma obra de arte. Pois é trabalhando, e muito, na pintura e no desenho, que o artista procura elevar-se a esse estado de graça, uma meta que dá ao seu trabalho espontaneidade e vivacidade coerentes com seus próprios ideais.

Rio de Janeiro 2008


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal