| Ana Magalhaes |
Noturnas 2 - exposição da escultora Ana Magalhães com curadoria de Sabina de Libman, apresentando ao público sete obras inéditas, confeccionadas a partir de varetas em aço carbono e pontos de prata, material recorrente na carreira da artista, que o molda agora em formas que refletem seu estado de espírito atual. “O resultado depende de como o material se comporta. Aprendi que é inútil insistir em um caminho apenas por teimosia. O material sempre está certo”, diz a escultora.
Essa mostra foi concebida como uma complementação de Noturnas, que Ana desenvolveu para o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, também com curadoria de Sabina. Para o museu, Ana criou obras de grandes dimensões, com revestimento de pintura, para serem exibidas na área externa do museu. Os trabalhos da galeria, produzidos com os mesmos conceito e técnica, são em menor escala: volumes de parede e de chão, além de obras suspensas por fio de nylon do teto. Por serem elaborados para espaço interno, permanecem com o material em seu estado original, realçando o brilho do cobre que banha as varetas com as quais a artista desenvolve seus tridimensionais.
“A sensação de leveza e harmonia é o que a obra de Ana Magalhães tem como marca”, descreve a curadora Sabina de Libman. As sensações transmitidas por esses trabalhos são frutos do momento atual vivido pela artista: “Estou mais madura e, ao contrário de muitas pessoas, me sinto mais leve”, conta. Outro fator imprescindível para o resultado dessas obras expostas foi o convívio com o orientador Paulo Klein. “Foram horas e horas de conversas, poesias, discussões e pesquisa”, relembra Ana.
As obras criadas por Ana Magalhães são compostas por linhas delicadas, porém determinadas. Em Noturnas 2 é clara a crença da escultora de que a arte deve fazer bem à alma.
Ana Magalhães nasceu em Luanda, Angola, em 1960. Mudou-se para o Brasil em 1967 onde vive e trabalha. Já expôs individualmente no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro e na Casa do Brasil, em Madri, e participou de coletivas pelo Brasil, Estados Unidos e Portugal.Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal