Amanda Melo | Notícias do isolamento |

Notícias_do_isolamento A performance Isolante, que deu lugar à série fotográfica Noticias do isolamento, surgiu de um acaso social, segundo o texto de Tozé Constantino na apresentação do trabalho da artista. Bonecas de plástico, fita isolante e fotografia tomam parte no que resultou do mencionado “acaso”. Certa noite, a artista se deu conta que estava sem a “proteção que usava quando saía do conforto da sua intimidade, protegida por um conjunto de formas de agir que lhe permitiam cobrir-se de uma camada de fita preta, imperceptível ao olho humano”.

“A cada passo se impunha o esforço de se adequar à massa envolvente em formas existenciais, apenas presentes como expectativa e nunca como possibilidade efetiva de realização no presente vivido. Como se as bonecas de plástico espelhassem uma coletividade artificial, faminta de ordem, estagnação e autocontrole pouco capaz de capturar as variações do estado de humanidade pessoais a cada indivíduo e cedesse um conjunto de posturas existenciais possíveis para uma saída do isolamento”.

Acrescenta o texto que tais posturas são “adequadas a elementos plásticos manipuláveis, mas certamente não adequadas às características intrínsecas à condição humana; por sua exigência de esforço absurdo, causam um cansaço que impele, de novo à flexibilidade e movimento inerentes ao isolamento”. Na tentativa de imitação destas posturas fornecidas em formas de bonecas manipuláveis, conclui Tozé Constantino, “a artista expõe-nos o esforço infrutífero da imitação da contorção e rigidez artificial, quando o tempo e a sua força entrópica, aspecto central da vida humana, nos faz mexer, tremer, vibrar como ervas ao vento numa manhã de chuva”.

Amanda Melo cursa Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco e complementa sua formação por meio de oficinas e dos cursos Basic Art Northwood High School, em Nappance, Indiana, EUA. Em 2003 apresenta a performance Isolante na Semana de Artes Visuais do Recife, que lhe renderia um segundo lugar no prêmio Chamex de Arte Jovem, em 2004. Neste mesmo ano, participa da sexta Bienal do Recôncavo Baiano.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal