"ÓDIO, AMIZADE, NAMORO, AMOR, CASAMENTO ", de Alice Munro / Editora Globo
Contos da privada

Uma das maiores e mais premiadas escritoras canadenses da atualidade, Alice Munro chega ao Brasil com coletânea de contos intimistas. P> ÓDIO, AMIZADE, NAMORO, AMOR, CASAMENTO é uma reunião de nove contos, marcados pela ótica intimista de Alice Munro. O primeiro deles, que dá nome à obra, relata a história de Johanna Parry, mulher comum em conflito com a própria aparência que parece fadada à desilusão amorosa, mas que ironicamente acaba unida a um homem pelo acaso. Em "Ponte flutuante", Jinny recupera-se de grave enfermidade enquanto se deixa seduzir por um adolescente, em momento de inigualável poesia. "Mobília de família", por sua vez, traz o perfil de Alfrida, tia masculinizada e moderna que é admirada pela sobrinha com quem corta relações quando esta última a torna personagem de livro, relatando uma tragédia pessoal da tia. A pitada de sarcasmo está em "Conforto", conto no qual Nina busca encontrar um bilhete de despedida do marido Lewis, cético suicida que despertara a ira dos religiosos da cidade.

A supremacia do destino parece controlar a vida dos personagens e, sob a superfície delicada de certas situações, revela-se a mais pura crueldade, como ocorre em "Urtigas". Aliada à imprevisibilidade constante de suas histórias, à capacidade de descrever acontecimentos banais sem que eles resvalem no lugar-comum e a compreensão do universo feminino fazem de Alice Munro um dos nomes mais importantes da literatura canadense.

Os críticos do jornal The New York Times elegeram Alice Munro como uma das mais importantes "praticantes da arte de escrever contos", afirmando que "suas histórias têm a intimidade de um álbum de fotos de família e a sensualidade da vida real". Já o periódico especializado Publishers Weekly registrou que "as obras de Munro são verdadeiros clássicos modernos".

Alice Munro nasceu no dia 10 de julho de 1931, em Wingham, Ontário, Canadá. Ela começou a escrever na adolescência e publicou seu primeiro livro em 1950, quando estudava na Western Ontario University. Não chegou a se graduar, deixando os estudos para se casar com James Munro. Mudou-se para Vancouver, na Colúmbia Britânica, onde teve três filhas ­ Sheila, Jenny e Sarah - e ajudou seu marido a montar uma livraria. Sua primeira compilação de histórias, Dance of the Happy Shades, foi publicada em 1968, logo sendo aclamada pela crítica e vencendo o prêmio mais importante da literatura canadense, o Governor General¹s Award daquele ano. A este sucesso seguiu-se Lives of Girls and Women, publicado em 1971, que venceu o Canadian Booksellers Association International Book Year Award.

Seu casamento terminou em 1972, ano em que ela voltou para Ontario. Munro casou-se novamente em 1976, desta vez com Gerald Fremlin. Entre 1979 e 1982, viajou para a Austrália, China e Escandinávia. Dentre suas obras, destacam-se Who do You Think You Are? e The Progress of Love, vencedoras do Governor General¹s Award em 1978 e 1986, respectivamente. Seus livros já foram traduzidos para treze idiomas. Ela atualmente vive com o marido, entre Clinton, Ontario, e Comox, na Colúmbia Britânica.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal