| Alexandre Sant'Anna |
Da floresta amazônica, o fotógrafo trouxe uma coleção de fotos registradas com uma câmera analógica Hasselblad panorâmica e uma 6x6 com fole. A intenção de Sant’Anna era retratar a natureza com uma linguagem metafórica para tratar de questões pessoais, trazendo um emaranhado psicológico como pano de fundo.
O escritor português Valter Hugo Mãe assina o texto do catálogo da exposição. Para ele, a Amazônia é “um exagero da natureza, uma mostra de inteligência que nos esmaga com sua resistência e elegância, isso que a torna guerreira e bela. As fotografias de Alexandre Sant’Anna acusam a geometria do caos que é a selva, essa matemática difícil que, por mais nos leve a somar, tudo nos faz escapar bastante, porque tudo pode ser o dobro. Sendo magistrais, as fotografias de Alexandre Sant’Anna revelam sobretudo a humildade de quem vê. Criam-me saudades. As grandes fotografias são assim: convencem-nos de que o que mostram nos faz falta.”
“Como frequentador diário do Jardim Botânico, fica evidente a brutal diferença entre um jardim plantado e domado pelo homem e a floresta desordenada. Tentei fotografar essa sensação de descontrole, que é de uma beleza desestabilizadora”, diz Sant’Anna.
Vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia de 1994, Sant’Anna marca 40 anos de carreira com esta exposição na galeria da Gávea, entre os dias 04 de outubro a 17 de novembro de 2012.
Carioca de Ipanema, Alexandre Sant’Anna nasceu em 1955. Formado em Cinema pela London International Film School e em fotografia pela International Center of Photography (NY). De volta ao Brasil, trabalhou nos principais veículos de comunicação do país, como as revistas Veja, Época, Isto É, Domingo (Jornal do Brasil), entre outras. Participou de diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. A exposição NEGRO marca 40 anos de carreira do fotógrafo.
Rio de Janeiro 2012
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal