| Ale Gabeira |
Em TRABALHOxTEMPO, o artista visual e sonoro Ale Gabeira apresenta duas obras que refletem sobre a angústia na metrópole em tempos que não temos tempo. As instalações são inspiradas cada uma em um objeto do nosso cotidiano: um sutiã e uma porta. Ale usa o colorau de urucum para compor o painel Mosaico Falso e Vertiginoso. A iconografia da composição foi inspirada no quase extinto alfabeto Tifinagh, usado pelos povos berberes do norte da África. Com fios de cobre comprados de um catador de lixo da Favela Julio Otoni. em Santa Teresa, o artista realizou a tecelagem do Sutiã Atômico, um penetrável a la Oiticica.
“Amalgamar e dilacerar. Romper o tempo da vida depois da eletricidade. Alcançar o salto quântico para dentro das telas de computador. O salto para dentro de um ônibus que vai passar horas num engarrafamento. O hiato para ver a namorada. A ansiedade. É como eu me sinto neste mundo. Pulverizado”, argumenta Ale sobre sua a motivação para realizar TRABALHOxTEMPO.
As obras citadas não são o objetivo final desta exposição, mas sim o inicio de outras derivadas. A partir das instalações, Ale vai gerar dois outros trabalhos durante o período expositivo. O primeiro será uma animação stop motion, a partir da pintura Mosaico Falso e Vertiginoso e o segundo é o Álbum de Figurinhas de Sutiã Atômico, painel que será composto durante a exposição e publicado na Internet.
As imagens das obras apenas estarão disponíveis no dia da abertura. No anexo vejam imagens dos ensaios e testes. A exposição conta com a colaboração do Atelier FixosFluxos, do artista João Jitujeusi e da fotógrafa Viviane Rangel. Na abertura, no dia 25, haverá a apresentação do DJ Egil (Forró da Lapa/Afrojazz) e do Wilson Meireles Trio - Sambajazz e Afrobeat pra dançar
Ale Gabeira é formado em jornalismo pela UERJ, tornou-se documentarista e a partir de 2008 desenvolve trabalhos de artes visuais e sonoras. Já participou de exposições coletivas no Centro Cultural da Justiça Federal, Espaço Furnas Cultural e Galeria Largo das Artes, no Rio, e Galeria Vermelho em SP. TRABALHOxTEMPO é sua segunda exposição individual, tendo realizado a exposição Radiografia (radiografiaproject.wordpress.com) no Instituto Nacional de Belas Artes de Marrocos, em Tetouan, em março de 2010. Atualmente, Ale coordena o projeto ÁS - Atelier Sustentável (facebook.com/ateliersustentavel), em fase de instalação em Santa Teresa - RJ. É um dos fundadores do FixosFluxos - Atelier Coletivo (facebook.com/fixosfluxos)
Rio de Janeiro 2013
Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand. Artista, Escritor e +: ASSOCIE-SE ao RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225
©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal