| Nino Cais – Trabalhos Recentes |

Em seu trabalho, elementos do cotidiano do artista - objetos que são parte do universo doméstico - metaforizam sentimentos primitivos de dor, medo e desafio, organizados numa narrativa visual sensível, que revelam a força poética do imaginário do corpo em sua relação com sua história e seu entorno. Perseguindo dois conceitos aplicados à escultura: de um lado a perda da base, enunciada por Brancusi e, de outro, a ação do artista como dado, conforme colocado por Richard Serra, a obra de Nino Cais pode ser considerada uma forma de escultura expandida que se desdobra em diversos suportes: desenho, fotografia e objeto.

Numa instalação, Nino prende ao teto da galeria pilhas de bacias, baldes, potes de plástico coloridos, através de ventosas de borracha usadas para desentupir, fixadas em longos bastões de madeira de aproximadamente 3m, criando vários totens multicoloridos e que se sustentam no espaço apenas através da tensão entre seus elementos. Complementando o ambiente expositivo, o artista apresenta desenhos em nanquim sobre papel com toques de aquarela. Estes registros mantém ligação com o restante de sua produção uma vez que os desenhos lhe servem como estudo para fotos e objetos. Nas fotos, Nino Cais interage com os objetos e o suporte para onde tudo converge é o corpo. Com suportes tão díspares – espaço, corpo – Nino Cais define que é a sua relação com os objetos e suportes que cria projetos únicos.

Artista plástico com bacharelado e licenciatura plena em artes visuais pela FASM - Faculdade Santa Marcelina, SP; atua desde 1999, como educador e consultor na área de artes visuais junto à ONG Projeto Arrastão. Com recente participação na Bienal de Kaunas, Lituânia, Nino Cais elabora seu próximo projeto para FUNARTE, SP.

Rio de Janeiro - 2008


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal